Solenidade de São Pedro e São Paulo Apóstolos: a coleta do Óbolo de São Pedro
Publicado em: 28/06/2019

Limeira, 28 de junho de 2019.

Amados irmãos e irmãs;

Por ocasião da Solenidade de São Pedro e de São Paulo, anualmente, a Igreja Católica comemora, em todo o mundo, o Dia do Papa e, como um presente ao Sumo Pontífice, se une ao Santo Padre o Papa Francisco na tradicional coleta do Óbolo de São Pedro. Neste ano as coletas serão realizadas nos dias 29 e 30 de junho.

O valor eclesial do referido gesto resulta claro quando se pensa que estas iniciativas de caridade são conaturais à Igreja, e na Encíclica Deus Caritas Est (25 de dezembro de 2005) disse: «A Igreja nunca poderá ser dispensada da prática da caridade enquanto atividade organizada dos crentes, como, aliás, nunca haverá uma situação onde não seja precisa a caridade de cada um dos indivíduos cristãos, porque o homem, além da justiça, tem e terá sempre necessidade do amor» (n.º 29).

«O “Óbolo de S. Pedro” é a expressão mais emblemática da participação de todos os fiéis nas iniciativas de caridade do Bispo de Roma a bem da Igreja universal. Trata-se de um gesto que se reveste de valor não apenas prático, mas também profundamente simbólico enquanto sinal de comunhão com o Papa e de atenção às necessidades dos irmãos; por isso, o vosso serviço possui um valor retintamente eclesial» (Discurso aos Sócios do Círculo de São Pedro, 25 de fevereiro de 2006).

Trata-se de uma ajuda que é sempre animada pelo amor que vem de Deus: «Por isso, é muito importante que a atividade caritativa da Igreja mantenha todo o seu esplendor e não se dissolva na organização assistencial comum, tornando-se uma simples variante da mesma. O programa do cristão, o programa do bom Samaritano, o programa de Jesus, é ‘um coração que vê’. Este coração vê onde há necessidade de amor, e atua em consequência» (Deus Caritas est, n.º 31).

As ofertas que os fiéis dão ao Santo Padre destinam-se a obras eclesiais, a iniciativas humanitárias e de promoção social, e também para a sustentação das atividades da Santa Sé. E o Papa, enquanto Pastor da Igreja inteira, preocupa-se também com as necessidades materiais de dioceses pobres, institutos religiosos e fiéis em graves dificuldades (pobres, crianças, idosos, marginalizados, vítimas de guerras e desastres naturais; ajudas particulares a Bispos ou Dioceses em necessidade, educação católica, ajuda a refugiados e migrantes, etc.).

A primeira forma de contribuir é participar das celebrações em honra dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo, dedicando suas orações pelo Santo Padre Francisco, por suas necessidades e por toda a Igreja de Cristo, sobretudo os mais necessitados da especial atenção, cuidados e auxílio fraterno do Sumo Pontífice, como disse o próprio Papa: "aqueles que vivem na periferia" e precisam da solicitude pastoral do Sumo Pontífice. Isso renova espiritualmente o vínculo de fé, de esperança e de amor que nos une em Cristo.

A segunda forma de contribuir é mais efetiva e nos compromete diretamente através da oferta material que se faz no ofertório da Santa Missa em todas as celebrações realizadas na Solenidade dos Santos Apóstolos. Nesse sentido, exorto o povo de Deus a colaborar generosamente com o "Óbolo de São Pedro", demonstrando assim nossa afetiva unidade com o serviço do Pastor Universal da Igreja de Cristo.

A terceira forma de contribuir é ajudar a divulgar o Óbolo de São Pedro, esclarecendo e orientando os que ainda não conhecem esta iniciativa e motivando os que já conhecem, mas não colaboram de modo efetivo. É dar ao Papa a possibilidade de ajudar as pessoas e situações de necessidade espalhadas pelo mundo.

O critério geral, que inspira a prática do Óbolo, remonta à Igreja primitiva: «A base primeira para a manutenção da Sé Apostólica deve ser constituída pelas ofertas dadas espontaneamente pelos católicos de todo o mundo, e eventualmente também por outras pessoas de boa vontade. Isto corresponde à tradição que tem origem no Evangelho (Lc 10,7) e nos ensinamentos dos Apóstolos (1 Cor 11,14)» (Carta de João Paulo II ao Cardeal Secretário de Estado, 20 de novembro de 1982).

Agradeçamos, neste dia, o trabalho missionário de São Pedro e São Paulo e com eles glorifiquemos a Deus em nossas vidas. Assim, pedimos aos fiéis de nossa Diocese de Limeira para que colaborem nas missas deste fim de semana, dias 29 e 30, na Coleta do ÓBOLO DE SÃO PEDRO para que o Papa FRANCISCO possa atender a sua solicitude pastoral; ajudemos o Santo Padre o Papa Francisco a ajudar! O gesto de partilha de cada membro de nossa Igreja é muito importante.

Que Deus abençoe a todos os diocesanos, pela intercessão da padroeira de nossa Diocese, Nossa Senhora das Dores. Que São Pedro e São Paulo intercedam a Deus por todos nós!

Conselho Episcopal