As Procissões Rituais da Celebração Eucarística numa dimensão Mistagógica
Publicado em: 04/07/2019


Olá amigos e amigas!

Desde o início da celebração, vamos sendo introduzidos lentamente no mistério. Os ritos iniciais acenaram para a sua presença. A Palavra nos falou dele. O Credo o recitou em formas antigas. A oração dos fiéis nos remeteu a ele. A Liturgia Eucarística nos conduz a seu âmago. Todos o experimentam, mas nem todos são capazes de falar dele, de verbalizá-lo.

O mistério pede para mergulhar-se nele e sempre continuará mistério. O ser humano nunca o penetrará totalmente. Quanto mais o conhecemos, mais somos atraídos a conhecê-lo. O principal não é o conteúdo teológico, mas a experiência religiosa que se tem dele.

Temos acesso a ele através dos ritos, celebrações, cânticos, gestos rituais...

A ação litúrgica é o lugar privilegiado da experiência do mistério. É subjetivar a objetividade do rito, tornando a experiência fundante da fé primitiva (primeiras comunidades), a minha experiência ritual, no hoje da minha vida, da minha comunidade.

A ação litúrgica fala mais do mistério nos gestos, nos ritos, nos símbolos, nas ações do que nas palavras. O mistério experimenta-se antes no silêncio da celebração do que na abundância das falas.

Desta forma queremos continuar nossa reflexão das procissões rituais, que acontecem nas celebrações eucarísticas, dentro desta perspectiva do mistério que elas encerram em si mesmas, ou sendo: analisando-as numa linha mistagógica.

Já refletimos sobre a procissão inicial (entrada) e a procissão do Evangelho.  Vamos agora refletir as outras duas procissões da celebração eucarística: preparação das oferendas e comunhão.

Vamos abordá-las da mesma maneira que fizemos com as anteriores:

1º O que diz a Igreja. Veremos o Missal Romano (MR), a Instrução Geral sobre Missal Romano, na terceira edição típica (IGMR) e os Documentos 2 e 43 da CNBB. Desta forma saberemos o que são estas procissões.

2º Como realizá-las de maneira mistagógica. Nesta parte vamos ver como realizá-las de modo que todos possam entrar no mistério que celebram, ou seja, faze-las de modo mistagógico.

Até mais...

Padre Ocimar Fraqncatto