Festividade de encerramento do Jubileu de Brilhante da Diocese de Piracicaba terá presença do Nún
Publicado em: 06/09/2019


A abertura oficial das celebrações do Jubileu de Brilhante ocorrerá nesta sexta-feira, 6 de setembro, às 19h30, no Engenho Central, em Piracicaba e terá a presença do bispo diocesano Dom Fernando Mason e do clero diocesano. Logo em seguida terá início o “FestVoc” (Festival Vocacional) 2019, primeiro evento que compõe a programação Oficial do Jubileu de Brilhante.

Nesta ocasião o representante da Santa Sé no Brasil, o Núncio Apostólico Dom Giovanni D’Aniello, visitará a Diocese de Piracicaba nos dias 7, 8 e 9 de setembro, por ocasião dos festejos de encerramento do Jubileu de Brilhante (75 anos) de criação e instalação da nossa Igreja Particular.

Já o ponto alto da presença do representante do Papa Francisco, em nossa diocese, será no domingo, 8 de setembro, às 16h, no Engenho Central, em Piracicaba, onde Dom Giovanni D’Aniello presidirá Missa Solene comemorativa do Jubileu de Brilhante. A santa missa será concelebrada pelo bispo diocesano, Dom Fernando Mason, pelos arcebispos e bispos convidados e pelos sacerdotes, contando também com a presença dos diáconos permanentes, religiosos e religiosas, seminaristas, acólitos, coroinhas; havendo também a presença das equipes diocesanas de pastorais, movimentos e associações, das equipes paroquiais e fiéis dos 15 municípios que compõem o território diocesano.

Durante a visita à diocese, o Núncio Apostólico terá momentos de encontro com o clero diocesano e com autoridades civis que se fizerem presentes dos 15 municípios que compõem o território diocesano. Dom D’Aniello também celebrará missa no sábado, 7, às 19h, na Paróquia São Francisco Xavier, no bairro Jardim Itapuã, em Piracicaba, e terá um encontro com a juventude na Sé Catedral Santo Antônio, domingo, 8, no período da manhã. Ainda compõe a agenda oficial, a celebração eucarística na segunda-feira, às 9h, no Carmelo do Imaculado Coração de Maria e de São José e visita reservada ao Lar Escola da Serva de Deus Madre Cecília do Coração de Maria, instituições religiosas localizadas na cidade de Piracicaba.

Dom Fernando Mason, bispo diocesano de Piracicaba lembra que o Ano Jubilar da diocese teve início em setembro de 2018 e que no decorrer de todo ano muitas atividades foram desenvolvidas em nível diocesano e nas regiões pastorais, recordando a caminhada realizada nestas sete décadas e meia de evangelização. “Este é momento de agradecermos a Deus por tudo que Ele nos fez e que nos permitiu fazer como seus colaboradores”, ressalta o bispo.

Segundo padre Marcelo Sales, presidente da Comissão dos 75 anos, os festejos irão contemplar todos os setores da diocese, havendo atividades para o clero, jovens, leigos, religiosos, vocacionados e o show para fechar o Ano Jubilar com alegria e agradecimento. “O Engenho Central é o coração da cidade de Piracicaba e será o coração diocesano a pulsar vida nova e de celebração da nossa história de evangelização”, salienta o sacerdote.

A festa jubilar será encerrada às 19h, com show do Ministério Adoração e Vida, com Walmir Alencar, e terá entrada franca.

Durante os três dias de evento no Engenho Central também haverá praça de alimentação.

HÓSPEDE OFICIAL – Durante os três dias que permanecerá em Piracicaba, Dom Giovanni D’Aniello será considerado hóspede oficial do município hóspede. O Decreto 17.996/2019 foi assinado pelo prefeito Barjas Negri na última quinta-feira, dia 29 de agosto. No Decreto, o prefeito salienta a trajetória do representante do papa no Brasil, que é Doutor em Direito Canônico e foi nomeado Núncio Apostólico para República Democrática do Congo em 2001. Posteriormente, em 2010, foi transferido para a Tailândia e Camboja até ser nomeado pelo Papa, hoje emérito, Bento XVI, em 2012 como Núncio Apostólico no Brasil.


PROGRAMAÇÃO OFICIAL DE ENCERRAMENTO
Jubileu de Brilhante da Diocese de Piracicaba
6, 7, 8 e 9 de setembro de 2019

Sexta-feira – 6 de setembro
19h30 – Abertura oficial do Jubileu de Brilhante, no Engenho Central, em Piracicaba.
20h30 – Início do “FestVoc” com apresentações da categoria Música.

Sábado – 7 de setembro
9h – “FestVoc” com apresentações das categorias Dança e Teatro (períodos da manhã e tarde).
19h – Santa Missa, na Paróquia São Francisco Xavier, em Piracicaba, presidida pelo Sr. Núncio Apostólico, Dom Giovanni D’Aniello.
20h – Premiação do “FestVoc”.
21h – Show de encerramento com o DJ Alan Nunes

Domingo – 8 de setembro
8h – Acolhida dos jovens para o “DNJ”, café da manhã e momento de animação na Praça da Sé Catedral Santo Antônio.
8h30 – Visita do Sr. Núncio à Cúria Diocesana e, em seguida, encontro com os diáconos permanentes e esposas.
9h30 – Visita do Sr. Núncio à Sé Catedral, encontro e catequese com os jovens da Diocese.
10h30 – Caminhada dos jovens em “Defesa da Vida” até o Engenho Central de Piracicaba e início das atividades esportivas e de lazer do “DNJ”.
11h – Encontro do Sr. Núncio com os presbíteros, no Centro Diocesano de Formação.
15h30 – Encontro reservado do Sr. Núncio com os prefeitos dos 15 municípios da Diocese de Piracicaba e autoridades convidadas, no Engenho Central de Piracicaba.
16h – Solene Celebração Eucarística (Missa) comemorativa do Jubileu de Brilhante da Diocese de Piracicaba, no Engenho Central de Piracicaba, presidida por Dom Giovanni D’Aniello e concelebrada pelo bispo diocesano Dom Fernando Mason, bispos convidados e pelos sacerdotes do clero diocesano e religioso, com participação dos diáconos permanentes, religiosos e religiosas, seminaristas, acólitos e coroinhas, das equipes de pastorais, movimentos e associações diocesanas e paroquiais, fiéis e autoridades da Diocese de Piracicaba.
19h – Show de encerramento do Jubileu com o Ministério Adoração e Vida, com Walmir Alencar. (Entrada Franca)

Segunda-feira – 9 de setembro
9h – Santa Missa, no Carmelo do Imaculado Coração de Maria e de São José, presidida pelo Sr. Núncio Apostólico.
10h30 – Visita do Sr. Núncio ao Lar Escola Madre Cecília do Coração de Maria e às obras sociais.
12h – Encontro do Sr. Núncio com os Seminaristas dos Seminários Diocesanos, em Campinas.