Romaria diocesana a Aparecida acontece no próximo sábado (23/11)
Publicado em: 18/11/2019

As paróquias da Diocese de Limeira já estão se preparando para a Romaria Diocesana a Aparecida, que aontece no próximo sábado, dia 23 de novembro.

Milhares de fiéis devem participar deste momento de fé e demonstração de unidade, onde será celebrado o centenário de nascimento de Dom Tarcísio Ariovaldo Amaral, CSSR, 1º Bispo Diocesano de Limeira.

Dom Orlando Brandes - Administrador Apostólico da Dicoese de Limeira, irá presidir a missa, às 9h, concelebrada pelos padres e diáconos presentes e com a participação dos diocesanos que forem à casa de Máe Aparecida.

As pessoas interessadas em participar podem procurar as secretarias das paróquias para obterem informações sobre asa caravanas que irão a Aparecida.

Dom Tarcísio Ariovaldo Amaral, CSSR

Dom Tarcísio Ariovaldo Amaral, CSSR, nasceu em Tabatinga (SP), em 23 de dezembro de 1919. Foram seus pais Francisco Aurélio Amaral e Ana Rita Machado Amaral.

Terminou seus estudos no Seminário de Santo Afonso, em Aparecida (SP), em dezembro de 1936. No dia 02 de fevereiro de 1941 fez seus votos religiosos na Congregação Redendorista. No Seminário de Santa Teresinha, em Tietê (SP), fez seus estudos de Filosofia e Teologia.

Foi ordenado sacerdote em Araraquara (SP), no dia 1º de agosto de 1943, por Dom Gastão Liberal Pinto, naquela época Bispo de São Carlos (SP).

No Pontifício Ateneu Lateranense de Roma, de 1947 a 1951, laureou-se em “utroque jure”. Regressando ao Brasil, foi nomeado professor de direito canônico no Seminário de Santa Teresinha, em Tietê. Ali ficou de 1951 a 1961. De fins de 1961 a começo de 1963, foi superior da comunidade e pároco de Nossa Senhora da Penha, em São Paulo (SP).

Em 1963, foi escolhido para o Conselho Geral da Congregação. Em 1967, foi eleito superior geral, cargo pois que ocupou até 1973. Este período foi de grande importância para a Congregação, pois fazia sua atualização e sua volta às origens no espírito do Concilio Vaticano II. Voltando ao Brasil, foi designado diretor da Editora Santuário.

Em 29 de abril de 1976, foi nomeado, pelo Papa Paulo VI, o primeiro Bispo de Limeira (SP), sendo ordenado e empossado no dia 25 de junho do mesmo ano, por Dom Carmine Rocco, então Núncio Apostólico no Brasil.

Como Bispo de Limeira, assim se expressou na sua primeira mensagem: “É assim que me apresento a vocês. Não como candidato de mim mesmo, não voluntário para essa obra. Mas, como alguém que foi convocado agora e que agora se apresenta ao Senhor para o serviço. Não, porém constrangido, mas com alegria de mostrar transformado em serviço e dedicação aos que Ele ama”.

No seu governo pastoral da Diocese de Limeira, lançou os fundamentos para a organização da Diocese. Em outubro de 1976, juntamente com a Coordenação Diocesana estabeleceu os seguintes critérios: estruturas muito flexíveis; predomínio do aspecto pastoral; máxima participação das bases. Com esses critérios, foram criadas as primeiras estruturas diocesanas: para Administração… o Colégio de Consultores; para a Chancelaria… a Cúria Diocesana; para a Pastoral… as Vigararias Episcopais.

Na assembléia diocesana, realizada no dia 29 de novembro de 1981, precedidas de assembléias paroquiais e regionais, lançou o 1º Plano de Pastoral da Diocese.

Desde o início de seu governo pastoral da Diocese de Limeira, sua grande preocupação foi com a formação dos futuros sacerdotes. A Diocese não tinha um Seminário próprio, assim alguns seminaristas estudavam em São Paulo e outros em Campinas (SP). Seu maior sonho era ter uma casa própria para a formação: um Seminário Diocesano.

Em 14 de abril de 1984 foi transferido, pelo Papa João Paulo II, para a Diocese da Campanha (MG). Em 15 de maio de 1992, o mesmo Papa aceitou sua renúncia ao bispado, por motivos de saúde. Voltou a viver na comunidade redentorista, dedicando-se à pastoral no Santuário Nacional de Aparecida. Dom Tarcísio Ariovaldo Amaral faleceu na manhã do dia 02 de novembro de 1994, na Comunidade Redendorista do Santuário Nacional de Aparecida. Estava com quase 75 anos de idade, 56 anos de vida religiosa, 51 de sacerdócio e 18 de episcopado.