Acervo do arquivo da Diocese de Limeira passa por higienização e inventário
Publicado em: 25/10/2019

O acervo do arquivo eclesiástico da Cúria Diocesana de Limeira está passando por um processo de higienização, conservação e inventário.

A ação, supervisionada pelo chanceler do bispado, pe. Deivison Rodrigo do Amaral, faz parte do processo de mudança do acervo, que será transferido para a nova Cúria Diocesana.

Ao todo, quase mil e quinhentos livros, entre eles livros de batismo, crisma, casamento, óbito e de tombo, serão higienizados e inventariados buscando garantir a salvaguarda do material de grande importância para a história das 16 cidades paulistas que fazem parte da Diocese de Limeira.

A atividade está sendo realizada pelas funcionárias Fernanda Valerio e Andyara Moraes, responsáveis pelo setor. A previsão é que todo processo leve ainda algumas semanas para ser concluído.

Segundo Fernanda, que trabalha há cerca de um ano no setor, o trabalho consiste em limpar cada folha dos livros com um pincel, removendo sujidades e outros materiais que atuam na degradação do papel. Após isso, os encadernados são identificados numa planilha, que reúne informações como o número do livro, sacramento, cidade, número de páginas, paróquia, as medidas e o estado de conservação para posteriores atividades de restauro. Fernanda lembra que “a execução do trabalho requer muito cuidado e uma atenção redobrada, principalmente com os livros mais antigos. Um trabalho que não pode ser executado com pressa”.

Como os livros serão transferidos para a cúria nova, após a limpeza, eles são embalados com tecido TNT e colocados numa caixa especial, específica para transportar este tipo de material de modo seguro e preservando sua integridade física. Além da mudança, a nova reserva técnica do Arquivo Diocesano, já no novo prédio da Cúria Diocesana, foi planejada e está sendo montada levando em conta a guarda correta dos materiais e uma possível expansão do acervo.

Para João Paulo Berto, doutor em História da Arte pela Unicamp e assessor técnico da Comissão de Bens Culturais da Diocese de Limeira, “o processo de higienização mecânica e inventário é necessário e de suma importância para a conservação do acervo eclesiástico, que tem uma relevância histórica para diocese de Limeira, haja vista que até a Proclamação da República era da Igreja Católica o trabalho de registro cartorial”. João também destaca que todo esse procedimento “visa assegurar a integridade e longevidade dos acervos eclesiásticos”. Além desta etapa, são previstas, posteriormente, ações de restauro dos livros em estado avançado de degradação.

O acervo do arquivo da Diocese de Limeira conta com livros desde o século 19. O livro mais antigo é do ano de 1832, de Batismo, da cidade de Limeira.

Pesquisas suspensas temporariamente

Com a higienização e inventário do acervo do arquivo eclesiástico, as pesquisas e emissões de certidões estão temporariamente suspensas, é o que explica a funcionária Andyara. “Estamos focadas no momento em realizar esta ação e deixar tudo pronto o mais rápido possível. Pedimos também a compreensão das pessoas que já fizeram solicitações por e-mail e outras que necessitem de certidões. Em breve o atendimento do setor voltará ao normal. As ações que hoje estamos desenvolvendo são voltadas a garantir que muitas outras pessoas terão acesso a este rico acervo”, conclui.

Marco Antônio Erbeta
Diocese de Limeira