Natividade de São João Batista: “que todos acendam a fogueira de São João no coração”
Publicado em: 24/06/2020

No dia 24 de junho é celebrada a Natividade de São João Batista, o único Santo em que comemora-se o nascimento e a morte. João é o precursor, aquele que abriu o caminho para o Salvador que viria. “Ele que apontou o Cordeiro de Deus que tira os pecados do Mundo. João muitas vezes questionado se ele seria o Messias que devia vir ao mundo, ele sem titubear diz que não, mas veio preparar o caminho para a sua chegada”, afirma o cardeal Orani João Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro.

São João Batista inaugurou o “tempo messiânico” e convidou a toda população a se arrepender de seus pecados e se converterem para Deus através do Batismo. João Batista batizava com água, mas viria aquele que batizaria com a água e o espírito, e que era “maior” do que ele. O próprio João dizia “que ele cresça e eu diminua”, porque naquele momento o que importava era a graça de Deus.

Dom Orani afirma que nos dias de hoje somos convidados a ter a mesma coragem de João Batista e denunciar aquilo que não está de acordo com a vontade de Deus. “Denunciar as injustiças, não se calar diante delas e anunciar por sua vez a justiça divina. Precisamos nos dias de hoje levar muitas pessoas a Deus e anunciar como é grande a misericórdia de Deus”, salienta.

Liturgia

Na liturgia de hoje em que comemora-se a Natividade de João Batista, a primeira leitura de Isaías (49, 1-6) aponta que o Senhor nos chama desde o ventre materno e nos capacita para anunciar o seu nome. Ele nos consagra com o Espírito Santo no Batismo para sermos Sacerdotes, profetas e Reis. E sermos “Luz” no mundo para as pessoas.

“Por isso, não devemos ter medo de anunciar a Palavra de Deus às pessoas: não ter medo de anunciar a verdade. A verdade é a luz, quem está com a verdade se aproxima da luz”, diz dom Orani.

Já o salmo responsorial ((138/9) convida a Louvar e dar graças ao Senhor porque ele nos formou de modo admirável e nos colocou no meio do mundo para anunciar a justiça e a verdade. “Agradecer ao Senhor por tudo sempre, por ele nos ter dado a vida e a capacidade de anunciar a sua palavra”, reitera dom Orani.

Na segunda leitura da missa de hoje São Paulo (At 13, 22-26) fala de Davi e depois de João Batista, fazendo assim uma ligação entre o Antigo e o Novo Testamento, dois profetas, ungidos por Deus e enviados para anunciar a verdade e seu amor.

O cardeal Orani explica também que no Evangelho (Lc 1, 57-66.80) ouve-se a Palavra que narra o momento do Nascimento de João Batista, completando-se assim o tempo previsto de Isabel dar à luz. E, quando no oitavo dia foram circuncidar o menino, seu Pai Zacarias lhe dá o nome de João. Nome pelo qual o Anjo tinha revelado a Zacarias que o menino se chamaria. Logo após Zacarias ter escrito numa tábua que o menino se chamaria João sua língua se soltou e ele começou a louvar a Deus. O menino era cheio do Espírito Santo e crescia no amor e no temor do Senhor e a graça de Deus estava com ele. E assim ele foi crescendo até o dia em que se apresentou publicamente a Israel.

“Podemos observar a partir da Natividade de João Batista que o Senhor nos escolhe desde o ventre Materno e nos prepara para anunciar ao mundo o seu amor, a misericórdia e a justiça. E que a nossa vida deve ser um ato de louvor a Deus e devemos ter a certeza de que para Deus nada é impossível”, afirma dom Orani.

Ensinamentos para os dias atuais

Dom Orani convida a todos, a partir da celebração da festa da Natividade de João Batista, a ter a coragem de anunciar a misericórdia de Deus a todos. “Que não tenhamos medo pois o Senhor nos escolheu desde o ventre materno. E sempre na nossa vida os méritos sejam de Deus, ou seja, que ele sempre cresça e eu diminua. Que a sua graça e a sua misericórdia vão a frente e abram o caminho da salvação”, exorta.

O cardeal pede, ainda, que por intercessão de São João Batista todos possam passar por essa atual pandemia com todas as crises afins sem perder a esperança e anunciando a vida. “Que Deus ilumine os médicos e cientistas para que logo possam encontrar a cura para esta doença. Como consequência dessa difícil experiência, auguramos que as pessoas possam ser mais generosas com as outras, se preocupar com o que outro necessita e colocar em pratica tudo aquilo que o Senhor nos ensinou”, diz.

Este ano celebrando de maneira diferente a solenidade de São João Batista, cardeal Orani reitera que todos podem acompanhar as missas e celebrações pela TV, rádio e internet já que não se pode estar, por enquanto, fisicamente nos templos, pedindo a intercessão de João Batista. “Que possamos acender a fogueira de São João no nosso coração e na nossa vida e pedindo a Deus que no ano que vem possamos estar juntos”, diz.

“Que Deus nos abençoe e proteja por intercessão de João Batista e nos coloque no caminho da verdade e do amor. E nos prepare para daqui há 6 meses celebrarmos o Natal de Nosso Senhor”, finaliza dom Orani.

Foto de capa: Laila/Pixabay