Nota de falecimento
Publicado em: 08/08/2020


Nota de falecimento de Dom Pedro Casaldáliga

Dom Pedro Casaldáliga, bispo emérito de São Félix do Araguaia, no Mato Grosso, e um dos maiores defensores dos direitos humanos do país, morreu aos 92 anos, às 9h40 deste sábado (8), em Batatais (SP), onde havia sido removido para tratamento médico devido a problemas respiratórios. A informação foi comunicada pela Prelazia de São Félix do Araguaia (MT), a Congregação dos Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria (Claretianos) e a Ordem de Santo Agostinho (Agostinianos).

Reconhecido no Brasil pelo intenso trabalho social, dom Pedro Casaldáliga, cujo nome de batismo é Pere Casaldàliga i Pla, nasceu no município de Balsareny, na província de Barcelona, na Espanha, em 16 de fevereiro de 1928, filho de camponeses.

Conhecido como "bispo do povo" pela defesa dos povos indígenas e pela luta contra a violência no campo, dom Pedro vive no Brasil desde o final dos anos 60, quando deixou o país natal - onde havia sido ordenado sacerdote - durante a época do regime franquista.

Ele participou da fundação da influente Pastoral da Terra e do Conselho Indigenista Missionário, organização ligada à Igreja Católica brasileira.
O bispo chegou a sofrer ameaças de morte em várias ocasiões, entre elas por defender os índios Xavante de Marãiwatsédé na retomada de suas terras, que foram ocupadas por invasores.

Além do trabalho pastoral, dom Pedro Casaldáliga foi reconhecido por sua produção literária, tanto em poesia quanto em artigos e obras políticas.