Corpus Christi é celebrado na Diocese de Limeira com a presença de milhares de fiéis
Publicado em: 27/05/2016

Pela manhã, Dom Vilson presidiu a missa de Corpus Christi em Araras. À tarde, celebrou em Americana.

Clique aqui e veja fotos da celebração de Corpus Christi por toda a Diocese de Limeira

Nesta quinta-feira, 26, milhares de fiéis celebraram a Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, em toda a Diocese de Limeira.

As paróquias da diocese de Limeira ornamentaram as ruas com tapetes feitos com serragem colorida e outros materiais, para a passagem do Corpo de Cristo, numa manifestação pública da fé na presença real de Jesus Cristo na Eucaristia.

Dom Vilson Dias de Oliveira, DC, bispo diocesano, presidiu a missa de Corpus Christi na cidade de Araras, pela manhã, no Ginásio Municipal de Esportes Nelson Ruegger, e na cidade de Americana, às 16h, na Basílica Santuário Santo Antonio de Pádua.

A Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo celebra coloca os fiéis em sintonia profunda com o mistério da Páscoa do Senhor. “Jesus Cristo, o Filho de Deus, se faz corpo, carne, humano”.

A festa de Corpus Christi foi introduzida no Calendário Universal pelo Papa Urbano IV, com a Bula “Transiturus Mundo”, de 11 de agosto de 1264. A festa teve sua origem na paróquia de Saint Martin em Liége, em 1230, por influência da freira agostiniana Juliana de Mont Cornillon, que requeria uma festa da Eucaristia no Ano Litúrgico.

A cultura barroca enriqueceu a festa com todas as suas características de pompa. Corpus Christi passou a ser celebrado com uma profusão de cores, músicas e expressões de grandeza. O povo simples, no entanto, exprime a grandeza de sua fé e de sua devoção à Eucaristia pelas procissões e por inúmeras manifestações de piedade.

Marco Antonio Erbeta
Diocese de Limeira