Segurança digital, com o jornalista Yuri Almeida, é tema da última Conexão Pascom de 2020
Publicado em: 23/11/2020


(Imagem: CNBB)

Nesta segunda-feira, 23 de novembro, acontece a última Conexão Pascom do ano de 2020. A transmissão será pelo canal do YouTube e pela página no Facebook da Pascom Brasil, com início às 20h.

O convidado é o jornalista, professor e especialista em marketing digital, Yuri AlmeidaEle reflete o tema SEGURANÇA DIGITAL EM TEMPOS DE FAKE NEWS.

O Papa Francisco, na mensagem para o Dia Mundial das Comunicações Sociais 2020, ao convidar os comunicadores a contarem boas histórias, chama a atenção para riscos que podem ameaçar a trama da vida e da nossa história.

Numa época em que se revela cada vez mais sofisticada a falsificação, atingindo níveis exponenciais (o deepfake), precisamos de sapiência para patrocinar e criar narrações belas, verdadeiras e boas. Necessitamos de coragem para rejeitar as falsas e depravadas. Precisamos de paciência e discernimento para descobrirmos histórias que nos ajudem a não perder o fio, no meio das inúmeras lacerações de hoje; histórias que tragam à luz a verdade daquilo que somos, mesmo na heroicidade oculta do dia a dia. (cf. Papa Francisco, Mensagem Dia Mundial das Comunicações Sociais 2020)

Confira os temas que já foram trabalhados

Para favorecer o eixo da formação durante o período da pandemia, a Conexão Pascom promoveu palestras durante todo o ano com temas de interesse para a prática pastoral. Confira as edições anteriores e compartilhe com seus amigos pasconeiros.

A primeira Conexão Pascom aconteceu no dia 04 de maio, em clima de celebração do Dia Mundial das Comunicações Sociais e trouxe como tema: A VIDA SE FAZ HISTÓRIA. Participaram deste momento o jornalista Pe. Rafael Vieira e a pesquisadora de cultura popular, Sálua Chequer.

No dia 20 de junho, a jornalista vaticanista e mestre em História da Igreja, Mirticeli Dias refletiu o tema RE-PENSAR O CRISTIANISMO: DO LIKE AO AMÉM.

A terceira conexão contou com a presença da vice-reitor da Unisinos (RS) e doutor em Ciências da Comunicação, padre Pedro Gilberto Gomes. O professor reflete o tema NOVAS NARRATIVAS PARA NOVOS TEMPOS NA COMUNICAÇÃO.

Com a proximidade do mês da Bíblia, o Conexão de Pascom realizado no dia 24 de agosto trouxe a temática COMUNICAR A PALAVRA DE DEUS NA IGREJA EM SAÍDA e teve a presença do arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira de Azevedo.

Em outubro, para marcar o Dia Nacional da Juventude, contamos com a presença da jornalista e doutoranda em Teologia pela PUC Rio, Andréia Gripp e do doutor em Educação Professor na Faculdade de Educação, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Maurício Perondi. Eles refletiram o tema JUVENTUDES E AMBIÊNCIA DIGITAL: PERSPECTIVAS, COMPROMISSOS E PROFETISMO.