Projetos solidários e ação pastoral são metas da diocese em 2021, diz Dom José
Publicado em: 02/12/2020

Durante entrevista coletiva ocorrida na tarde desta terça-feira (1/12), Dom José Roberto Fortes Palau – bispo diocesano de Limeira, fez um balanço sobre o seu primeiro ano como bispo da Diocese de Limeira.

Dom José lembrou que a pandemia atrapalhou a execução de alguns trabalhos, principalmente os trabalhos pastorais, mas fez questão de ressaltar que, mesmo com a adversidade imposta pelo coronavírus, houve uma grande união e compreensão dos fiéis que conseguiram se adaptar ao novo regramento social e executarem trabalhos nas paróquias.

Além do balanço deste ano, Dom José sinalizou algumas prioridades para 2021, entre elas, o trabalho a ser feito pelo recém criado Conselho Gestor da Campanha da Fraternidade (CF), que visa destinar os recursos  da CF para os projetos relacionados ao tema da campanha no ano, e a instalação da Cáritas na diocese, um organismo da CNBB que desde a sua fundação "tem a prática de ouvir respeitosamente o sofrimento dos empobrecidos e dos que estão em situação de vulnerabilidade e favorecer ferramentas para transformar suas vidas". Dom José também destacou que pretende dar seguimento a implantação das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2019 -2023), uma ação que também foi afetada este ano, devido a pandemia.

A entrevista, que aconteceu na Sala Imprensa da Mitra Diocesana, contou com a presença do pe. Deivison do Amaral (chanceler do bispado), pe. Marcos Ramalho (representante do Conselho de Presbíteros), pe. Marcelo Fagundes (Ecônomo) e pe. Reginaldo Schivo (representante do Colégio de Consultores).

A presença dos padres como representantes do governo da Diocese de Limeira demonstra a estrutura organizacional e a unidade necessária para a execução dos trabalhos administrativos e pastorais diários em uma diocese.

Ao citar os padres presentes, Dom José ressaltou a importância do trabalho das diferentes esferas de trabalho. Ao final, Dom José agradeceu a presença de todos e ficou à disposição da imprensa para responder perguntas.

Dom José é o 6° bispo da Diocese de Limeira, tendo tomado posse no dia 18 de janeiro deste ano.

Diocese de Limeira