40 anos de evangelização: um dia marcado na história da Diocese de Limeira
Publicado em: 28/06/2016


Evento contou com a participação do grupo Cantores de Deus e coroação de Nossa Senhora das Dores

Milhares de fiéis compareceram, neste domingo (26/06), ao Estádio Municipal Major José Levy Sobrinho (Lmeirão), na cidade de Limeira-SP, por ocasião da Concentração Diocesana, que marcou o aniversário de 40 anos da Diocese de Limeira.

Clique aqui e veja as fotos do evento pelo facebook

Desde as primeiras horas da manhã, uma grande movimentação de pessoas chamava a atenção de quem passava perto do estádio. Caravanas das cinco regiões pastorais da diocese chegavam para participar deste lindo dia.

Uma grande estrutura foi montada pela diocese, com apoio da Prefeitura Municipal de Limeira, para receber os fiéis visitantes. Ao todo, cerca de mil voluntários trabalharam para atender todas as necessidades. Ministros, Romeiros, responsáveis pelas barracas, coroação, cobertura do evento, equipe de celebração eucarística e padres que se dedicaram para a realização deste dia.

Tão logo os portões foram abertos, por volta das 11h, percebeu-se o clima familiar do evento. A partir do meio dia, as primeiras atrações musicais, com bandas locais, animaram os que já estavam presentes. Em seguida, aconteceu a apresentação do Grupo de Teatro Elos, da comunidade Santa Eulália, de Limeira, que encenou a peça “Diocese de Limeira, 40 anos de fé’, com texto e direção de José Farid Zaine.

Após a apresentação teatral, o grupo musical Cantores de Deus subiu ao palco e empolgou a todos com antigas e novas canções. Antes de irem ao Limeirão, as vocalistas Karla, Dalva e Andréia passaram pela comunidade Frei Galvão, que fica ao lado do estádio, para fotos e atendimento à imprensa. Elas fizeram questão de destacar a alegria de estarem na diocese de Limeira, em tão significativa data.

Durante todo o dia, pode-se ver um clima de muita emoção. Mais de 10 mil pessoas prestigiaram o Concentração Diocesana, entre elas autoridades políticas, civis e militares.

Pronunciamento

No meio da tarde, Dom Vilson Dias de Oliveira, DC, bispo diocesano de Limeira, na comunidade Frei Galvão, fez um pronunciamento à imprensa, aos agentes da Pastoral da Comunicação e demais presentes, destacando o crescimento e o importante momento vivido diocese ao celebrar seus 40 anos. Dom Vilson agradeceu a Deus os benefícios recebidos pela diocese ao longo de sua história e também disse que coloca “nas de Deus o futuro desta Igreja Particular de Limeira”.

O Vigário-geral da diocese de Limeira, pe. Vladimir Hergert, e o pe. João Delmíglio, presidente da Comissão dos 40 anos da diocese, também falaram aos presentes.

Para o pe. Vladimir, nesses 40 anos, a Igreja Particular de Limeira fez um belo caminho, e ao celebrar esta data celebrativa ganha forças para dar continuidade aos trabalhos desenvolvidos pelos padres, jovens, catequistas e leigos que se colocam a serviço da vida, “como pede a Igreja e como pede o próprio Jesus”.

Pe. João Delmíglio ressaltou a alegria e o prazer de estar celebrando com toda a diocese este momento que, segundo ele, traduz todo um trabalho que começou há quase dois e meio, destacando as atividades deste ano jubilar, entre elas: os concursos do logo e do hino jubilar; a romaria a Aparecida, em junho de 2015, onde foi trazida a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida à Diocese de Limeira; o lançamento do documentário sobre a história da Diocese de Limeira, e a exposição de Arte Sacra e a Concentração Diocesana deste domingo, um momento de “muita vibração e alegria”. Finalizando sua fala, pe. João fez questão de expressar sua gratidão a todos os padres da equipe de organização, que não pouparam esforços para a realização deste evento. “Se temos um grande motivo para celebrar, isso se deve aos padres de hoje e aos padres de 40 anos atrás”, finalizou.

 

Celebração Eucarística

Às 16h30, teve início a Celebração Eucarística em Ação de Graças pelos 40 anos de criação e instalação da Diocese de Limeira.

Dom Vilson Dias de Oliveira, DC, presidiu a celebração que contou com a presença de bispos de outras dioceses, padres, diáconos, seminaristas e o povo de Deus dessa Igreja Particular de Limeira.

A presença de Dom Fernando Legal, bispo emérito de São Miguel Paulista-SP, 2º Bispo Diocesano de Limeira (1985 – 1989) e de Dom Ercílio Turco, bispo emérito de Osasco, 3º Bispo Diocesano de Limeira (1990-2002) trouxe muita emoção às pessoas. Alegria também em rever bispos que fizeram parte do clero diocesano de Limeira: Dom Sérgio Aparecido Colombo, bispo diocesano de Bragança Paulista-SP; Dom José Brandão Cabral, bispo diocesano de Almenara – MG, Dom José Reginaldo Andrietta – Bispo Diocesano de Jales-SP. Também esteve presente Dom José Luiz Bertanha, bispo diocesano de Registro-SP e Dom Fenando Mason, bispo diocesano de Piracicaba-SP.

Nos Ritos iniciais, aconteceu a entrada da primeira imagem de Nossa Senhora das Dores da cidade de Limeira, levada pelo pe. Benedito Tadeu Rosa, cura e pároco da catedral Nossa Senhora das Dores, e pelo Monsenhor Otávio Dorigon, da paróquia Bom Jesus dos Aflitos, de Pirassununga. Outro momento significativo da celebração, foi a  entrada de 87 baners com fotos das paróquias e quase-paróquias da diocese de Limeira.

Em sua homilia, Dom Vilson saudou a todos os presentes e destacou o trabalho dos padres, diáconos, seminaristas, religiosos(as), pastorais, movimentos e serviços e a todos os leigos (as) que fizeram e fazem arte dessa história. Lembrou também de seus antecessores, Dom Fernando e Dom Ercílio.

Dom Vilson também recordou o sentimento que contagiava a todos dessa diocese no período de sua criação e instalação, um “desejo de viver e aprofundar os apelos do Concílio Vaticano II, tendo que se fazer, firmar-se, buscando ser uma igreja aberta, de diálogo com o mundo, com as ciências, uma igreja a serviços dos empobrecidos, defensora da vida”.

E ainda, destacou o caminho trilhado nesses anos. “Desde lá temos feito um bonito caminho. Algumas vezes fomos feridos, criticados, machucados. Outras vezes, incompreendidos, alijados, excluídos. Contudo sempre tivemos uma certeza: Deus caminha conosco, sua presença segura e misericordiosa nos anima”, disse.

Ao final da missa, um momento de muita fé e espiritualidade: a coroação de Nossa Senhora das Dores, padroeira da Diocese de Limeira. A coroação foi organizada pela paróquia Nossa Senhora Assunção, de Cascalho – Cordeirópolis. Uma linda apresentação teatral sobre a vida de Maria e os diferentes nomes dados a Nossa Senhora (Aparecida, Auxiliadora, Penha, Assunção, entre outros) que culminou com uma grande queima de fogos.

Após a coroação, padre Márcio Antonio Catani, chanceler do bispado, leu a Ata da Celebração Eucarística dos 40 anos de criação e instalação da Diocese de Limeira e Dom Vilson proferiu a benção final.

A Concentração Diocesana teve como lema “Ainda temos um longo caminho a percorrer” (1Rs 19,7), um olhar para futuro e para o muito que ainda a diocese de Limeira pode fazer e construir em prol ao Reino de Deus.

 

Marco Antônio Erbeta
Assessoria de Imprensa
Diocese de Limeira

Foto: Pascom Diocesana