Cardeal Orani envia saudação ao 5º Encontro Nacional da Pascom
Publicado em: 16/07/2016

Saudação ao 5º. Encontro Nacional da PASCOM

Queridos irmãos e queridas irmãs da PASCOM, estou com santa “inveja” de todos vós, queridos amigos, de estarem sob o olhar materno da Bem Aventurada Nossa Senhora da Conceição Aparecida, reunidos, na capital da fé do Brasil, para a realização do 5º. Encontro Nacional da PASCOM. Entre outros em encontros e empenhos, o Encontro Pastoral da Província Eclesiástica do Rio de Janeiro impediu-me de ir, com grande alegria, abraçar a cada um de todos vocês.

Recordo com carinho até hoje do Mutirão em Belém quando foi decidido que faríamos esse encontro Nacional de Pascom. A Ir. Élide foi a que começou e continuou até recentemente a preparação e realização. A homenagem que vocês prestaram a ela foi muito merecida.

Aproveitando as novas mídias sociais, na pessoa de meu querido irmão, Dom Darci José Niciolli, CSsR, Presidente da Comissão Episcopal de Comunicação Social da CNBB e Arcebispo de Diamantina, MG, quero abraçar a todos e agradecer, na pessoa do Arcebispo e de todos e de cada um dos participantes, pelo zeloso, importante e profético trabalho de cada um dos congressistas em suas Dioceses, Paróquias e comunidades.

O tema do vosso encontro “Liturgia e Comunicação” é importantíssimo nestes tempos de mudança de época e de linguagem. A linguagem das novas gerações nos questiona na maneira correta de transmitirmos a nossa fé católica, tornando-a inteligível a um mundo cada vez mais dinâmico como o que vivemos. Por isso a autêntica comunicação na liturgia passa pela coerência entre o falar e o agir, entre o celebrar e o nosso cotidiano.

As questões entre liturgia e comunicação foram as motivadoras do início da elaboração do Diretório de Comunicação. É interessante como os dois primeiros documentos conciliares necessitam sempre de um diálogo franco e produtivo. Desejo que assim o seja também neste encontro.

Na vivência da liturgia os sacramentos, mormente a Eucaristia é um importante canal interativo para a relação de fé e amor incondicional que mantemos com o Pai. Por isso, seus ritos e conteúdos precisam ser compreendidos com a mais absoluta clareza por todos nós, irmãos em Cristo. Nesse sentido, é muito importante o trabalho da Pastoral da Comunicação, que realizando seu quinto encontro, de 14 a 17 de julho, em Aparecida, capital da fé e cidade abençoada de nossa Santa Mãe Maria. O tema foi “Comunicação e Liturgia”, expressando o propósito da Igreja de tornar a linguagem da fé católica cada vez mais compreensível e clara, inclusive para as novas gerações da era dos tablets e celulares. A comunicação eficiente e direta coloca-nos, a todos, em uma infinita rede social iluminada pela misericórdia de Deus.

A Arquidiocese do Rio de Janeiro e o nosso Regional Leste 1 está muito bem representado em Aparecida pelo meu querido irmão Dom Roque Costa Souza, nosso diletíssimo Bispo Auxiliar e bispo membro da Comissão Episcipal para a comunicação e que me representa como referencial para a Comunicação no Regional. Que nas pessoas de Dom Darci José e de Dom Roque todos sintam-se abraçados por mim. Junto de Maria, a Virgem que há quase trezentos anos apareceu das águas benditas do Rio Paraíba, pediria que rezassem por mim, pela nossa Arquidiocese e pela Pré-Jornada que irei vivenciar na Diocese de Braga, na próxima semana, em Portugal, bem como pela JMJ de Cracóvia. Que os frutos da celebração litúrgica bem comunicada nos façam a todos comunicadores da misericórdia do Pai!

Orani João, Cardeal Tempesta, O.Cist.
Arcebispo Metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro, RJ.