Termina o 5° Encontro Nacional da Pascom em Aparecida (SP)
Publicado em: 17/07/2016

Durante quatro dias de evento, participantes refletiram sobre Comunicação e Liturgia através das conferências propostas, entre elas “Comunicação e Anúncio da Palavra”, “Comunicação e Linguagem Visual” e “Comunicação e Espaço Sagrado”.

No encerramento do 5° Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação (Pascom), que aconteceu entre os 14 e 17 de julho, o presidente da Comissão Episcopal para a Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Darci José Nicioli, disse que os comunicadores cristãos devem estar atentos à espiritualidade e, em nome da Igreja, incentivou-os: "quero agradecer a todo trabalho que vocês têm feito nas comunidades, dioceses e regionais, buscando a qualificação para melhor servir a causa do Evangelho".

A cerimônia ocorreu neste domingo, dia 17, no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, em Aparecida (SP), e contou com a presença de bispos, padres, assessores e cerca de 900 agentes de Pascom e da Pastoral Litúrgica de todo o país.

Dom Darci agradeceu aos integrantes da Comissão Episcopal que contribuíram para o êxito do evento e todos os conferencistas, colaboradores e participantes. Ao referir-se ao tema Comunicação e Liturgia, o bispo ressaltou que a essência da Pascom é estabelecer no seio eclesial uma pastoral de conjunto. "É importante que estejamos unidos as outras pastorais", disse.

Na oportunidade, aconteceu também o lançamento do site do 10° Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom). As informações e novidades da iniciativa, que acontecerá no ano de 2017, entre os dias 16 e 20 de agosto, em Joinville (SC), já estão disponíveis no portal oficial do evento (www.muticom.com.br).

Após a consagração de todas as atividades comunicacionais à Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Dom Darci abençoou e motivou os agentes da Pascom. "Sintam-se enviados a continuar este belo trabalho que já estamos realizando em todo o Brasil", concluiu.

Diocese de Limeira esteve representada no evento por 15 agentes da Pastoral da Comunicação, entre eles: Pe. Edson Pianca – Assessor Diocesano, e Luis Garcia – Coordenador Diocesano da Pascom, além de Dom Vilson Dias de Oliveira, DC, bispo diocesano de Limeira e referencial da Pascom no Regional Sul 1 da CNBB. Também participaram o pe. Manoa, pe. Danilo, pe. Jhonny e o assessor de imprensa da diocese de Limeira, jornaista Marco Antonio Erbeta, que contribuiu com a assessoria de imprensa do Encontro.

Marca Antonio Erbeta
Diocese de Limeira - SP