Diocese de Limeira lança 7º Plano de Pastoral
Publicado em: 03/10/2016

No dia 15 de setembro, durante a Missa da Padroeira da Diocese de Limeira, Nossa Senhora das Dores, e ação de graças pelo 9º aniversário da posse do nosso bispo diocesano Dom Vilson Dias de Oliveira, na Catedral, foi apresentado o 7º Plano Diocesano de Pastoral.

O texto, enviado a todas as paróquias, é fruto de um processo de reflexão e participação que teve início no 5º Encontro Diocesano das Comunidades, no dia 22 de novembro de 2014, em Araras, ocasião em que foi aprovada a realização de uma Assembleia Diocesana que encaminharia a elaboração do novo plano de pastoral da Diocese.

A Assembleia, convocada por Dom Vilson, dentro da celebração dos 40 anos da Diocese, foi preparada desde o início de 2015 pela comissão executiva do Conselho Diocesano de Pastoral, formada por padres e leigos, que elaborou um Instrumento de Trabalho, a partir do documento 100 da CNBB, “Comunidade de comunidades: uma nova paróquia” e da Exortação Apostólica “Evangelii Gaudim” do Papa Francisco.

Esse instrumento de trabalho foi enviado às paróquias e comunidades, que fizeram um belo trabalho de reflexão, que resultou nos sinais de conversão pastoral e nos desafios para uma renovação missionária da paróquia.  Essa reflexão feita nas comunidades recebeu contribuição dos CRPs (Conselho Regional de Pastoral). A partir daí foi elaborado um novo texto que foi novamente enviado às paróquias, já preparando a Assembleia Diocesana.

A Assembleia aconteceu no dia 21 de novembro de 2015 nas dependências do Colégio Dom Bosco em Americana, com a presença de nosso bispo Dom Vilson, os padres, religiosos(as) e representantes leigos das paróquias. Foi momento de comunhão eclesial em que foram acolhidas as sugestões e inspirações para a ação evangelizadora e que iluminam a caminhada diocesana.

O passo seguinte foi a elaboração do texto do 7º Plano, feita pela comissão executiva, que coloca em destaque a conversão pastoral e a renovação missionária das paróquias.

De agora até o final de outubro em todas as cidades da Diocese estarão acontecendo encontros por grupos de paróquias para a apresentação do Plano, com o objetivo de sensibilizar e motivar os agentes de pastoral para acolherem com criatividade as pistas de ação que iluminam o agir pastoral.

Acreditamos que o 7º Plano Diocesano de Pastoral será valioso instrumento que ajudará as paróquias e comunidades a vivenciarem a sua missão de “ser o lugar da misericórdia gratuita, onde todos possam sentir-se acolhidos, amados, perdoados e animados a viverem segundo o Evangelho” (cf. EG, 114) com espírito de diocesaneidade.

“Ainda temos um longo caminho a percorrer!” (cf. 1 Rs 19,7).

Toninho
Secretariado Diocesano de Pastoral