1º Domingo do Advento
Publicado em: 24/11/2016


“Sempre atentos e preparados!”

 

Leituras: Isaías 2, 1-5; Salmo 121 (122), 1-2.4.5.6-7.8-9: Carta de São Paulo aos Romanos 13, 11-14a; Mateus 24, 37-44.

COR LITÚRGICA: ROXA

Animador: Bem-vindos, irmãos e irmãs a mais um Ano Litúrgico. Iniciamos uma nova etapa, para que a luz de Deus brilhe em nós mais intensamente. Que o Natal do Senhor nos ajude a fortalecer os laços da justiça e da paz.

1. Situando-nos brevemente

Mais um final de ano se aproxima. Percebe-se pela propaganda comercial “natalina”, que começa a aparecer por todo lado, prometendo alegria e felicidade, ilusoriamente “embutidas” nos produtos de consumo. Quem sabe, até nos distraindo do essencial da nossa vida.

De nossa parte, como comunidade cristã, iniciamos hoje nosso tempo de preparação para a solenidade do Natal do nosso melhor Mestre, Jesus. A esse tempo nós chamamos de Advento. Tem a ver com aguardo, espera, expectativa, atenção, vigilância. Tempo especial de reaprender a sermos vigilantes, isto é, perceber-nos.

Vivemos em um tempo de muita distração e pouca chance para centrar-nos, muito ruído e pouco tempo para silenciar, aquietar-se, muita dispersão mental e pouca percepção das coisas, podendo comprometer seriamente nossa sanidade, pessoal e social. Acabamos de ouvir a Palavra do Senhor, a Palavra de Salvação para todos nós. Vejamos mais de perto o que o Senhor nos diz.

2. Recordando a Palavra

Jesus nos mostra hoje como é a vinda do Filho do Homem, isto é, a sua vinda. Trata-se de uma vinda sutilmente surpreendentemente, tão “fora de hora” que pode pegar muita gente desprevenida. Como no tempo de Noé, todos distraídos com comida, bebida, casamento, e nada percebendo do que estava acontecendo com eles, foram surpreendidos pelo dilúvio e sucumbiram. Menos Noé e sua família que, justos e tementes a Deus, viviam atentos ao seu presente, aos sinais dos tempos.

Com a vinda do Filho do Homem – que podemos chamar também de presença – acontece bem assim, nos lembra Jesus. E tem gente que distraída com muita coisa, não a percebe. Pensa que é coisa de futuro, apenas. Por isso, o mestre Jesus, alerta hoje aos seus discípulos: “Fiquem atentos e preparados! Não se distraiam! Pois na hora em que vocês menos pensarem, o Filho do Homem virá”. Que hora é esta? Agora, sempre agora! Nem precisa avisar, pois já está aí, bem como no arremate final da história. É ele! Sempre ele! Basta estar atentos e perceber.

Na vinda de Jesus – na sua presença ontem, hoje e sempre – concentrou-se toda possibilidade e chance de realização humana, que já era sonhada pelo profeta Isaías, por volta do ano 700 a.C., como curam na primeira leitura. A saber: em Jesus – o futuro Templo verdadeiro – Deus reúne todas as nações para a eterna paz do seu Reino. Por isso desde então o profeta já conclamava: “Venham todos (...) e deixem-nos guiar pela luz do Senhor” (Is 2,5).

Assim, em resposta a este anúncio profético que, para nós, hoje, já realidade em Cristo, todos nós cantamos o Salmo 121, cujo refrão ressoa assim: “Que alegria, quando me disseram: ‘Vamos à casa do Senhor’”(v.1).

E o apóstolo Paulo, depois que Jesus morreu e ressuscitou, escrevendo à comunidade cristã de Roma, chama a atenção: Abram o olho. Despertem. Acordem. Estamos em um novo tempo, pois a salvação já está com tudo, pertinho de nós que abraçamos a fé cristã. A noite já vai adiantada, o dia vem chegando. Por isso, despojemo-nos das ações das trevas e vistamos as armas da luz. Comportemo-nos honestamente como em pleno dia: nada de exageros em comida e bebida, nada de orgias sexuais e imoralidade, nada de brigas e rivalidades. Pelo contrário, revistam-se do Senhor Jesus Cristo (Rm 13,11-14a).

3. Atualizando a Palavra

O que será que Deus está querendo para nós hoje, neste primeiro domingo do Advento, em preparação para o Natal?

Quando o Evangelho de Mateus foi escrito, depois que o templo de Jerusalém foi destruído pelas tropas romanas no ano 70 a.C., as primeiras comunidades cristãs pensavam seriamente na segunda vinda de Jesus. Vinda esta que seria poderosamente iminente. A expectativa era muito grande. De tal modo que até corriam o perigo de fixarem-se mais no futuro do que no presente, isto é, no seu agora. O olhar fixo no futuro as ameaçava de alienamento do presente.

Preocupados com o futuro, corriam o risco de tornarem-se insensíveis aos acontecimentos do presente. Não que a vinda definitiva e futura de Jesus não fosse uma verdade, de fato... E um fato real. Tanto é que a proclamamos como fé cristã em nossos Credo: “(...) sentado à direita do Pai (...) de novo há de vir, em sua glória, para julgar os vivos e os mortos”; (Símbolo Niceno-Constantinopolitano); está sentado à direita de Deus pai todo-poderosos, donde há de vir julgar os vivos e os mortos” (Símbolo Apostólico).

A verdade é que “Jesus veio inaugurar o projeto definitivo de Deus para o mundo. E Ele será o juiz da História, na sua vinda final. Esse projeto de Deus, que Jesus veio inaugurar e que ele julgará, é comunitário. É a constituição de um povo de Deus, formado por todas as nações, dispostas a praticar a justiça e a caridade fraterna. Para que isso se realize, deve acontecer uma transformação história.

Nós devemos dar os necessários passos históricos, para que o plano de Deus chegue até nós: preparar, pela transformação de nossos corações e de nossa sociedade, a plenitude que vem de Deus. Nossa participação no projeto de Deus consiste em tornar nossa sociedade ‘digna’ deu uma nova vinda de Cristo. Nisto se inserem, além de nosso empenho pessoal, os passos da comunidade para maior solidariedade: mutirões, cooperativismo etc.” (J. Konings. Liturgia dominical. Mistério de Cristo e formação dos fiéis (anos A – B – C). 2ª edição Petrópolis: Vozes, 2003, p. 39).

Por isso, é importante ter sempre presente que o Cristo vem também, cada dia, na vida de cada um. Assim, “que Ele nos encontre sempre comprometidos com a construção da História como Ele a ‘sonhou’ e com os critérios que Ele usará para julgar: o amor aos mais pequenos dos irmãos, sustentados pela oração, na qual expomos nossa vida diante Dele. Atentos às coisas do Senhor, teremos paz profunda e seremos capazes de dedicação total na alegria, no trabalho e na luta” (Idem).

4. Ligando a Palavra com ação litúrgica

O eterno plano de amor e o caminho aberto da salvação foi-nos realizado pela vida, morte e ressurreição de Jesus e presença do seu Espírito em nós: pelo mistério da Páscoa do Senhor e nossa páscoa. Páscoa esta que nos garantiu que, no final dos tempos, veremos realizado plenamente e o seu Reino de justiça, paz e vida para todos os justos.

Nesta Eucaristia nós celebramos este mistério. Por isso, dizemos: “Anunciamos, Senhor, a vossa morte e proclamamos a vossa ressurreição”. E. ainda na expectativa de um futuro plenamente feliz, nós gritamos: “Vinde Senhor Jesus”. Em outras palavras: “Apresse-se a realização do vosso Reino, Senhor!”

Participando da Ceia memorial do Senhor, nós nos fortalecemos em nosso peregrinar por este mundo passageiro em direção ao Reino definitivo. Sentimo-nos encorajados a viver sempre atentos, vigilantes na caridade, sem deixar-nos distrair do essencial, pelas ilusões deste mundo passageiro. Vale lembrar o que pedimos no início desta celebração: que “acorrendo com nossas boas obras ao encontro do Cristo que vem, sejamos reunidos à sua direita na comunidade dos justos”.

O Cristo que vem! Na verdade, ele já veio. Mas continua vindo: “Agora e em todos os tempos, ele vem ao nosso encontro, presente em cada pessoa humana, para que acolhamos na fé e o testemunhemos na caridade, enquanto esperamos a feliz realização de seu Reino” (Prefácio do Advento IA). E virá gloriosos para outorgar definitivamente a nós, que estamos atentos, a herança definitiva do Reino prometido para os justos, isto é, os que se “ajustaram” ao projeto libertador de Deus.

Essa herança é obra gratuita de Deus. Por isso, ele merece o nosso louvor, todo louvor, toda honra, toda glória e ação de graças, em todo tempo e lugar. Pois “ele [o Cristo], revestido da nossa fragilidade, veio a primeira vez para realizar seu eterno plano e amor e abrir-nos o caminho da salvação. Revestidos de sua glória, ele virá uma segunda vez para conceder-nos em plenitude os bens outrora prometidos que hoje, vigilantes, esperamos” (Prefácio do Advento I). Então, passado o mundo presente, “surgirá novo céu e nova terra” (Prefácio Advento IIA).

Que a nossa participação na Páscoa de Jesus, neste primeiro domingo de preparação para o Natal, nos ajude a andar sempre vigilantes por este mundo transitório, de tal maneira que, como peregrinos, abracemos o Reino que de fato nunca se acaba, e pelo qual vale a pena investir tudo o que temos.

Como rezamos depois da comunhão: ”Aproveite-nos, ó Deus, a participação nos vossos mistérios. Fazei que eles nos ajudem a amar desde agora o que é do céu e, caminhando entre as coisas que passam, abraçar as que não passam” (Oração depois a comunhão). Que Deus nos ajude na preparação para a vinda do Senhor! Amém!

Oração dos fiéis:

Presidente: Deus jamais se cansa de vir ao nosso encontro. Cada advento proclama sua chegada misericordiosa. Coloquemos diante Dele, cheios de confiança as necessidades do mundo, da Igreja e de todos nós.

1. Vem Senhor, e renova na Igreja o amor a Ti e o encanto da fé. Peçamos:

Todos: (Cantado) Ó vem, Senhor, não tardes mais, vem saciar nossa sede de paz!

2. Vem Senhor, e renova em nossos governantes o espírito de justiça que gera a paz. Peçamos:

3. Vem Senhor, e renova em nossa Diocese as pastorais que buscam as obras sociais. Peçamos:

4. Vem Senhor, e renova os corações endurecidos, pelo pecado, de nossa comunidade, com as palavras de Jesus. Peçamos:

5. Vem Senhor, renova em nossos dizimistas a doação material que fazem em nossas comunidades. Peçamos:

(Outras intenções)

Presidente: Ó Deus, que cada dia nos encontre atentos a Teus sinais e empenhemos na vinda do Teu Reino em nossa história. Por Cristo, nosso Senhor.

Todos: Amém.

Oração da Campanha da Evangelização

Todos: Pai Santo, quisestes que a vossa Igreja/ fosse no mundo fonte de salvação/ para todas as nações,/ a fim de que a obra do Cristo que vem/ continue até o fim dos tempos.

Aumentai em nós o ardor da evangelização, / derramando o Espírito prometido,/ e fazei brotar em nossos corações/ a resposta da fé./ Por Cristo, nosso Senhor./ Amém.

Todos: Amém.

III. LITURGIA EUCARÍSTICA

ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS:

Presidente: Recebei, ó Deus, estas oferendas que escolhemos entre os dons que nos destes, e o alimento que hoje concedeis à nossa devoção torne-se prêmio da redenção eterna. Por Cristo, nosso Senhor. Todos: Amém.

ORAÇÃO APÓS A COMUNHÃO:

Presidente: Aproveite-nos, ó Deus, a participação nos vossos mistérios. Fazei que eles nos ajudem a amar desde agora o que é do céu e, caminhando entre as coisas que passam, abraçar as que não passam. Por Cristo, nosso Senhor. Todos: Amém.

ATIVIDADES DA SEMANA

Dia 26 de novembro – sábado: Missa – 10h Catedral – Ação de Graças pelo Aniversário do Bispo – Almoço no CAL após a missa; Crisma – São Benedito – 18h00 – Americana – Padre Vilson Júnior.

Dia 27 de novembro – domingo: Crisma -  Nossa Senhora de Lourdes – Pe. Alexander que presidirá – 08h00; Missa e Instalação da Paróquia Sagrado Coração de Jesus – Limeira – 09h00; Crisma – Nossa Senhora Auxiliadora – Americana – Padre Jeferson – 19h00.

Dia 30 de novembro - quarta-feira: Atendimento na residência episcopal – 09h00.

Dia 01 de dezembro – quinta-feira: Missa – Instalação da Paróquia São Benedito – Leme – Padre Paulo Henrique Manhe – 19h30min.

Dia 02 de dezembro – sexta-feira: Crisma – Par. Nossa Senhora do Brasil – 20h00 – Americana –20h00.

Dia 03 de dezembro – sábado: Crisma – Nossa Senhora Aparecida – Americana – Padre Jhonny

Dia 04 de dezembro – domingo: Crisma – São Paulo Apóstolo – padre Alexander que presidirá; Missa – instalação da Paróquia São Marcos – Limeira – 08h00; Crisma – Santa Gertrudes – Cosmópolis – Padre Marcos Radaelli – 19h00.

BÊNÇÃO E DESPEDIDA:

Presid.: O Senhor esteja convosco.

T.: Ele está no meio de nós.

Presid.: Que o Deus onipotente e misericordioso vos ilumine com o advento do seu Filho, em cuja vinda credes e cuja volta esperais e derrame sobre vós as suas bênçãos.

Todos: Amém.

 

Presid.: Que durante esta vida Ele vos torne firmes na fé, alegres na esperança, solícitos na caridade.

Todos: Amém.

Presid.: Alegrando-vos agora pela a vinda do Salvador feito homem sejais recompensados com a vida eterna, quando vier de novo em sua glória.

Todos: Amém.

Presid.: (Dá a bênção e despede a todos).