HOME DIOCESE CLERO SERVIÇOS DOWNLOADS CNBB STA SÉ / VATICANO CONTATO
(19) 3441-5329 | contato@diocesedelimeira.org.br     

Celerbração das cinzas abre o período quaresmal, tempo de conversão e penitência

A celebração das Cinzas, desta quarta-feira, 14 de fevereiro, deu início ao Tempo da Quaresma. É um tempo de conversão e a Conversão autêntica implica o cumprimento de todas aquelas obras que são próprias do Tempo da Quaresma: a esmola, a oração, o jejum. Contudo, elas não devem ser vividas apenas como cumprimento exterior, mas como expressão de encontro íntimo com Deus e com o próximo.

Milhares de fiéis em toda diocese participaram, nesta quarta-feira de cinzas, da Celebração das CinzasReceber as cinzas, neste dia, significa confirmar nossa fé na Páscoa de Cristo, na reconciliação, na esperança de um dia estar na comunhão do Ressuscitado. Participar do rito da imposição das cinzas expressa o compromisso com a prática das virtudes cristãs.

Dom Vilson Dias de Oliveira, DC, bispo diocesano de Limeira, presidiu a missa na catedral Nossa Senhora das Dores, em Limeira. A celebração foi concelebrada pelo pe. Benedito Tadeu Rosa, cura e pároco da catedral.

A Quaresma como caminhada rumo à celebração pascal, da morte e ressurreição de Jesus Cristo, é marcada pelo espírito penitencial e de conversão. Por esta razão, o início da caminhada quaresmal é marcada pelo rito da imposição das cinzas sobre a cabeça dos fiéis. Um antigo ritual com o qual os pecadores arrependidos de seus pecados manifestavam seu arrependimento e penitência. 

Campanha da Fraternidade

Todos os anos, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) apresenta a Campanha da Fraternidade como caminho de conversão quaresmal, como itinerário do cultivo e do cuidado comunitário e social.

O Tema da CF deste ano de 2018 é: “Fraternidade e superação da violência”, com o lema: “Vós sois todos irmãos” (Mt 23,8).

 

Marco Antônio Erbeta
Assessoria de Imprensa
Diocese de Limeira

Foto: Priscila Dermonde

Conheça o Bispo
HOME
 
DIOCESE
Conselhos e Comissões
Centro Diocesano de Limeira (CDL)
Bens Culturais
 
CLERO
 
SERVIÇOS
Secretariado de Pastoral
Rádios
Links Uteis
+ Economato
 
 
CNBB
 
STA SÉ / VATICANO
 
CONTATO
© 2016 Todos os direitos reservados
Diocese de Limeira