Paróquias da cidade de Limeira se organizam para a Celebração de Corpus Christi
Publicado em: 19/05/2017

Nesta quinta-feira (18/5), os padres da cidade de Limeira se reuniram na catedral Nossa Senhora das Dores, em Limeira, para discutirem a Celebração de Corpus Christi 2017, que acontece no dia 15 de junho.

Este ano a celebração, que acontece no estádio Agstinho Prada, o Pradão, vai envolver todas as paróquias da cidade.

O evento terá início às 8h30, com um momento mariano, por conta da celebração dos 300 anos da aparição da imagem de Nossa Senhora Aparecida. Em seguida acontece a Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo, presidida por Dom Vilson Dias de Oliveira, DC, bispo diocesano de Limeira, e concelebrada pelos padres e diáconos presentes.

Após a missa, acontece a procissão com o Santíssimo Sacramento pelas ruas centrais da cidade, saindo do estádio até chegar na catedral Nossa Senhora da Dores, onde Dom Vilson irá dar a benção do santíssimo, abençoando os fieis e encerrando a celebração.

Tapete Solidário

Segundo o pe. Marcos Ramalho, pároco da paróquia São Benedito, este ano o Corpus Christi, em Limeira, terá um tapete solidário.

Todas as paróquias da cidade arrecadarão alimentos, leite, agasalho e um item especifico que serão usados para montar o tapete solidário. No final da celebração, Dom Vilson irá abençoar todos os alimentos que posteriormente serão divididos entre os vicentinos e os dispensários das paróquias. O tapete solidário será o “gesto concreto de Corpus Christi” na cidade de Limeira.

O Corpus Christi

No Corpus Christi a Igreja Católica festeja o corpo de Cristo representado na Eucaristia. A data pode ser calculada como sendo a primeira quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade ou então 60 dias após o domingo de páscoa. A celebração é composta de uma missa, de procissões e adoração do Santíssimo Sacramento.

A comemoração do Corpus Christi acontece sempre em uma quinta-feira, em referência à Quinta-Feira Santa, quando aconteceu a última ceia de Jesus com seus apóstolos. Nesta passagem, Cristo entrega simbolicamente sua vida a Deus e à humanidade. Jesus manda celebrar sua existência comendo o pão e bebendo o vinho (a eucaristia), que se transformariam sem seu Corpo e Sangue.

O apóstolo João (Jo 6, 55-59) descreve a cena da seguinte forma:

“O que come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna e eu o ressuscitarei no último dia”. O que come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele.”

A celebração da Eucaristia é, assim, a forma de reconhecer que Jesus continua vivo em meio à comunidade cristã. (fonte: arquivo diocesano)

Marco Antonio Erbeta
Diocese de Limeira