Solenidade da Ascensão do Senhor
Publicado em: 25/05/2017


“Eis que estou convosco todos os dias, aleluia!”

Leituras: Atos dos Apóstolos 1, 1-11; Salmo Responsorial 46 (47), 2-3.6-7.8-9 (R/.6); Carta de São Paulo aos Efésios 1, 17-23; e Mateus 28, 16-20.

COR LITÚRGICA: BRANCA OU DOURADA

Animador: Aleluia irmãos e irmãs, Cristo ressuscitou. Sabemos que não tem sentido celebrar a Ascensão se não estiver unida à Ressurreição, pois só assim Jesus se torna o "Rei da Glória". Este foi o prêmio conseguido pela fidelidade ao projeto do Pai. Peçamos a Deus, nesta celebração, que também possamos ser fiéis ao seu projeto até o fim de nossas vidas.

1. Situando-nos

Neste domingo, fazemos memória da subida de Jesus aos Céus, vivendo o sentido mais profundo de sua ressurreição e da missão que ele nos confiou. Por sua fidelidade total, o Pai o elevou como Senhor de tudo e de todos.

“Não o vimos, mas acreditamo-lo. Os que o viram anunciaram-nos e encheram toda a terra (...) Chegaram até nós e despertaram-no do sono. Por isso o dia de hoje é celebrado em toda a terra (...) Nosso Senhor Jesus Cristo subiu ao Céu; suba com Ele o nosso coração (...) Tal como Ele subiu sem se afastar de nós, assim também nós estamos já ali com Ele, apesar de não ter realizado ainda no nosso corpo o que nos foi prometido...” (AGOSTINHO DE HIPONA. Sermão 221. In Antologia Litúrgica. Textos litúrgicos, patrísticos e canônicos do Primeiro Milênio: Secretariado Nacional de Liturgia, 2003, n. 3991; 3993).

“Na oração do dia rezamos: Ó Deus todo-poderoso, a ascensão do vosso Filho já é nossa vitória. Fazei-nos exultar de alegria e fervorosa ação de graças”.

Prossigamos nosso itinerário de fé nesta certeza: Ele estará conosco todos os dias, até o fim dos tempos. Enquanto aguardamos sua vinda final, na força do seu Espírito, assumimos nossa missão, começando da Galileia.

Neste Domingo da Ascensão do Senhor, celebramos o Dia Mundial das Comunicações Sociais. O tema do Dia Mundial das Comunicações Sociais é um convite a contar a história do mundo e as histórias dos homens e das mulheres segundo a lógica da ‘Boa Notícia’ que recorda que Deus nunca renuncia a ser Pai, em nenhuma situação. Aprendemos a comunicar confiança e esperança pela história (MARÇAL, Jéssica. Da Redação de Canção Nova Notícias. Boletim da Santa Sé. Mensagem do Papa Francisco para o 51º Dia Mundial das Comunicações Sociais – 2017. Disponível: http://notícias cancaonova.com/mundo/anunciado-tema-do-dia-mundal-das-comunicações-sociais-2017/). Tema: “Não tenhas medo, que Eu estou contigo” (Is 43,5). Comunicar esperança e confiança, no nosso tempo (FRANCISCO. Mensagem para o 51º Dia Mundial das Comunicações Sociais. Vaticano, 24 de janeiro – Memória de São Francisco de Assis – do ano de 2017. Disponível em:

(

2. Recordando a Palavra

O livro dos Atos dos Apóstolos descreve a missão das comunidades cristãs primitivas, centrada na vida, morte salvífica e ressurreição de Jesus, assim como na esperança de sua vinda gloriosa. O Espírito do Ressuscitado, que havia sido prometido (Jo 14, 16-17.26; 16, 4b-15), renova e confirma os discípulos como continuadores do ministério de Jesus. Os quarenta dias caracterizam o tempo simbólico de iniciação ao ensinamento do Ressuscitado, de preparação para a ação evangelizadora. Os quarenta dias remetem à experiência de Moisés no Horeb (Ex 34,28) e a de Elias (1Rs 19,8), bem como a de Israel no deserto (Dt 8,2).

Vencendo o pecado e a morte, Cristo é glorificado junto ao Pai. A nuvem, símbolo da presença divina (Ex 13,21-22; 14,19.24; 24,15-18; 40, 34-38), ressalta que Jesus não abandona os discípulos, continua iluminando a sua caminhada. Os dois homens vestidos de branco remetem à experiência da ressurreição, da vida nova em Cristo (Lc 24, 1-12). Conduzidos pela ação do Espírito Santo, os discípulos testemunham e anunciam a Boa-nova de Jesus ressuscitado em Jerusalém, e na Judeia, na Samaria e até os confins da terra.

O salmo 46 (47) celebra a exaltação, a realeza universal de Deus diante dos povos. Deus Pai é aclamado com alegria e júbilo, pois conduz os povos conforme seu desígnio salvífico de amor. Cristo, que ascende vitorioso do abismo da morte e entra na glória do Pai, é reconhecido no céu e na terra e professado com fé por toda língua como Senhor (Fl 2, 5-11).

A Carta de Paulo aos Efésios está situada após um hino de louvor (1,3-10), inicia com uma prece confiante ao Pai, suplicando a sabedoria para conhecermos a esperança à qual fomos chamados (1,18). Deus revelou seu amor em Cristo “quando o ressuscitou dos mortos e o fez sentar-se à sua direita nos céus” (1,20). A esperança da comunhão plena na glória do Pai impele a percorrer o caminho de Jesus, no serviço e no amor solidário.

O Apóstolo dos gentios enfatiza que em Cristo, Deus dá a conhecer a sua glória, revelando-se tão próximo à humanidade, a ponte de eleger a comunidade cristã como o Corpo de Cristo, a plenitude de Cristo, que preenche tudo em todo o universo (Ef 1,23).

A leitura do Evangelho narra a parte final da obra de Mateus. Está situada na “Galileia das nações”, uma região estratégica que facilitava o acesso de povos diversos e também a dominação, como os assírios no passado (2Rs 15,29). Na Galileia, Jesus manifestou a presença do Reino de Deus, aliviando o sofrimento das pessoas, acolhendo os mais esquecidos, reunindo à sua volta um grupo de discípulos ((4,12-25). Antes da morte, ele prometeu encontrar os discípulos novamente na Galileia (26,32). O convite para ir à Galileia, lugar de encontro com Jesus ressuscitado, é confirmado na manhã da Páscoa (28,7-10). Jesus permanece vivo na Galileia através da ação solidária dos discípulos e discípulas.

A montanha remete ao anúncio das Bem-aventuranças, ao programa de libertação (cap.5-7), à revelação de Jesus Cristo na transfiguração (17,1-9). A comunidade dos discípulos e discípulas, à luz do Mistério Pascal, iluminada pela Palavra, reconhece Jesus como o Kyrios, o Senhor do céu e da terra que conduz a história. A presença do Ressuscitado é reconhecida de modo especial na oração, na celebração da comunidade: “Quando viram Jesus, prostraram-se” (28,17). A contemplação, a experiência de comunhão com o Senhor alimenta a vida e o testemunho de fé. Alguns tinham dúvidas, ainda não haviam feito a experiência do encontro pessoal com o Ressuscitado.

O Ressuscitado “aproximou-se” dos discípulos com a força do Pai amoroso, para infundir confiança e sustentar o caminho da fé. Os discípulos são enviados a evangelizar em nome de Jesus: “Ide e fazei discípulos meus todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e o Espírito Santo, e ensinando-os a observar tudo o que vos ordenei” (28,19-20). A mensagem do Ressuscitado é universal, destina-se a todos os povos. O anúncio aos gentios, indicado de modo especial em 2,1-1, realiza-se agora plenamente. Toda a comunidade recebe a ordem de fazer discípulos, batizando-os e ensinando-os a observar aos ensinamentos deixados por Jesus de Nazaré.

O objetivo essencial da missão é “fazer discípulos de Jesus”. O ensino e o batismo estão direcionados para a formação de discípulos, para conduzir as pessoas ao encontro com o Ressuscitado. O batismo expressa a adesão a Jesus, a sintonia com a sua mensagem. É o caminho de vida nova, que proporciona a nova relação de comunhão com o Pai através do Filho e do Espírito Santo. A força do Ressuscitado sustenta a missão dos discípulos, assegurando a continuidade de seu projeto libertador: “Estarei convosco todos os dias, até o fim do mundo” (28,20). Jesus é o Emanuel, o Deus conosco (1,23; Is 7,14), que guia o caminho de seus seguidores até “cumprir toda a justiça” (Mt 3,15), missão confiada pelo Pai em seu batismo.

3. Atualizando a Palavra

A glorificação de Cristo junto ao Pai plenifica seu caminho percorrido no amor até a entrega total da vida. Iluminadas pela Páscoa de Jesus, as comunidades cristãs primitivas cumprem a missão de “fazer discípulos todos os povos”. A confiança na presença de Jesus ressuscitado na vida e na história, sustentou a caminhada das comunidades cristãs, ajudando-as a superar das dificuldades. Como os discípulos conduzidos pela força do Espírito do ressuscitado, somos chamados a anunciar o Evangelho, que rompe as fronteiras e estabelece a comunhão fraterna entre os povos (CNBB. Eis a Luz de Cristo. Roteiro Homiléticos – Tríduo Pascal e Tempo Pascal. Brasília: Edições CNBB, 2014).

O Papa Francisco afirma que Jesus ao dizer “Ide e fazei discípulos meus todos povos” nos chama a ser discípulos em missão. O Senhor nos diz: Ide, sem medo, para servir. Partilhar a experiência da fé, testemunhar a fé, anunciar o Evangelho é o mandato que o Senhor confia a toda a Igreja, também a você. Nasce da força do amor, de fato de que Jesus foi quem veio primeiro para junto de nós e se deu por inteiro. Ele deu sua vida para nos salvar e mostrar o amor e a misericórdia de Deus. Para onde Jesus nos manda? Não há fronteiras, não há limites: envia-nos para todas as pessoas. O Evangelho é para todos, e não apenas para alguns. Não é apenas para aqueles que parecem a nós mais próximos, mais abertos, mais acolhedores. É para todas as pessoas. Não tenham medo de ir e levar Cristo para todos os ambientes, até as periferias existenciais, incluindo quem parece mais distante, mais indiferente. O Senhor procura a todos, quer que todos sintam o calor da sua misericórdia e do seu amor.

De forma especial, queria que o mandato de Cristo – ‘Ide’- ressoasse em vocês, jovens da Igreja na América Latina, comprometidos com a Missão Continental promovida pelos bispos. O Brasil, a América Latina, o mundo precisa de Cristo! Paulo exclama: “Ai, de mim se eu não pregar o Evangelho!” (1Cor 9,16). Este continente recebeu o anúncio do Evangelho, que marcou o seu caminho e produziu muito fruto. Agora esse anúncio é confiado também a vocês, apara que ressoe com uma força renovada. A Igreja precisa de vocês, do entusiasmo, da criatividade e da alegria que lhes são próprias!
Ao enviar os seus discípulos em missão Jesus prometeu: “Estarei convosco todos os dias” (Mt 28,20). E isto é verdade também para nós! Jesus nunca deixa ninguém sozinho! Sempre nos acompanha! Além disso, Jesus não disse “Vai”, mas “Ide”: somos enviados em grupo. Quando enfrentamos juntos os desafios, então somos fortes, descobrimos recursos que não sabíamos. Jesus não chamou os Apóstolos para que vivessem isolados; chamou-os para que formassem um grupo, uma comunidade. Sigam em frente e não tenham medo!  

“Para servir”. A vida de Jesus é uma vida para os demais. É uma vida de serviço. Paulo, para anunciar Jesus fez-se “escravo de todos, a fim de ganhar o maior número possível” (1Cor 9,19). Evangelizar significa testemunhar pessoalmente o amor de Deus, significa superar os nossos egoísmos, significa servir, inclinando-nos para lavar os pés dos nossos irmãos, tal como fez Jesus. Ide, sem medo, para servir. Seguindo essas palavras, vocês experimentarão que quem evangeliza é evangelizado, quem transmite a alegria da fé, recebe mais alegria. Queridos jovens, não tenham medo de ser generosos com Cristo, de testemunhar o seu Evangelho. Quando Deus envia o profeta Jeremias, lhe dá o poder de “extirpar e destruir, devastar e derrubar, construir e plantar” (Jr 1,10). E assim é também para vocês. Levar o Evangelho é levar a força de Deus, para extirpar e destruir o mal e a violência; para devastar e derrubar as barreiras do egoísmo, da intolerância e do ódio; para construir um mundo novo. Jesus Cristo conta com vocês: “Ide e fazei discípulos meus todo os povos” (FRANCISCO. Homilia na missa do envio para a XXVIII Jornada Mundial da Juventude. Copacabana, 28 de julho de 2013).

Neste dia dedicado aos Meios de Comunicação Social, somos impelidos a anunciar a Boa-Nova de Cristo: “Não tenhas medo, que eu estou contigo” (Is 43,5). “Comunicar esperança e confiança no nosso tempo”. Esse foi o tema escolhido pelo Papa Francisco para o 51º Dia Mundial da Comunicações Sociais 2017. Nós cristãos temos uma ‘Boa Notícia’ para contar, porque contemplamos confiantes o horizonte do Reino”. Ao mesmo tempo, existe a possibilidade de desespero, quando a comunicação é espetacularizada, tornando-se estratégia de construção de perigos e medos. Mas é nessa situação, explica a Secretaria para a Comunicação, que surge o sussurro: “Não tenhas medo, que eu estou contigo” (MARÇAL. Jéssica. Da Redação de Canção Nova Notícias. Boletim da Santa Sé: Mensagem do Papa Francisco para o 51º Dia Mundial das Comunicações Sociais – 2017. Disponível em: http:/notícias,cancaonova.com/mundo/anunciado-tema-do-dia-mundial-das-comunicações-sociais-2017).

4. Ligando a Palavra com ação litúrgica

Celebrando hoje a Ascensão do Senhor, agradecemos ao Senhor, pois Ele, vencendo o pecado e a morte, subiu ante os anjos maravilhados, ao mais alto dos céus. Ele tornou-se o nosso mediador diante de Deus. Ele subiu aos céus, não para afastar-se de nossa humildade, mas parta dar-nos a certeza de que nos conduzirá à glória de imortalidade (Prefácio da Ascensão do Senhor I).

Na celebração dominical fazemos experiência sacramental do Ressuscitado que se revela a nós por meio de gestos e palavras. Experimentamos agora uma nova forma de presença no meio de nós. Ele é o Deus conosco, não é um Deus distante, mesmo habitando em luz inacessível. Por isso, tantas vezes repetimos na liturgia: “Ele está nome de nós”.

Juntos, professamos nossa fé em todo o seu mistério e ao recitarmos o “Creio”, firmamos nossa convicção de que a glorificação do Senhor é e será também a nossa glória. Esta convicção se manifesta na oração depois da comunhão: “Deus eterno e todo-poderosos, que nos concedeis conviver na terra com as realidades do céu, fazei que nossos corações se voltem para o alto, onde está junto de vós a nossa humanidade”.

Nesta semana de oração pela unidade das Igrejas cristãs, invoquemos o Espírito de Deus para que habite em nós e seja nosso sustento na missão que recebemos do próprio Ressuscitado. Reconciliação: é o amor de Cristo que nos impele” (2Cor 5,14) é o tema da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos deste ano de 2017 (PONTIFÍCIO CONSELHO PARA UNIDADE DOS CRISTÃOS. Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos e pata todo o ano 2017. Disponível em:

 

Oração da Assembleia

Presidente: O Pai do céu colocou todo o poder, do céu e da terra, nas mãos do Senhor Jesus que ressuscitou e subiu ao céu. Ele intercede por nós. Façamos a Ele nossas preces.

1. Senhor, conservai-nos em comunhão com nosso papa, com nosso bispo, com nosso pároco, para que a missão da Igreja realmente alcance seus objetivos de salvação e de paz entre as pessoas. Peçamos:

Todos: Senhor, conduza-nos a ti!

2. Senhor, faça com que os governantes possam dar a alegria ao povo e lutem pelo triunfo da justiça e da verdade. Peçamos:

3. Senhor, não nos deixe olhando para o céu, ansiosos pela volta de Cristo, quando há uma enorme missão a ser cumprida aqui na terra. Peçamos:

4. Senhor, que os nossos dizimistas possam sentir a tua presença em todos os momentos de suas vidas. Peçamos:

(Outras intenções)

Presidente: É da tua vontade, ó Pai, que tudo caminhe para o Cristo, plenitude e realização definitiva da tua criação; conceda-nos orar e agir sempre como colaboradores do plano de teu Filho, para a sua glória e nossa salvação, em Cristo Jesus, nosso Senhor.

Todos: Amém!

III. LITURGIA EUCARÍSTICA

Oração sobre as oferendas:

Presidente: Ó Deus, nós vos apresentamos este sacrifício para celebrar a admirável ascensão do vosso Filho. Concedei, por esta comunhão de dons entre o céu e a terra, que nos elevemos com ele até a pátria celeste. Por Cristo, nosso Senhor. Todos: Amém.

Oração depois da comunhão.

Presidente: Deus eterno e todo-poderoso, que nos concedeis conviver na terra com as realidades do céu, fazei que nossos corações se voltem para o alto, onde está junto de vós a nossa humanidade. Por Cristo, nosso Senhor.

Todos: Amém.

BÊNÇÃO E DESPEDIDA:

Presidente: O Senhor esteja convosco. Aleluia. Aleluia.

Todos: Ele está no meio de nós. Aleluia. Aleluia.

Presidente: A benção de Deus todo-poderoso Pai e Filho + e Espírito Santo desça sobre vós e permaneça para sempre. Aleluia. Aleluia.

Todos: Amém. Aleluia. Aleluia.

ATIVIDADES DO BISPO DIOCESANO:

Dia 25 de maio – Quinta-feira: Assinatura digital na ACIL Limeira – 11h00; Atendimento na residência episcopal – 16h30min; Semana de Comunicação – Par. Santa Luzia, Limeira, SP, às 19h30.

Dia 26 de maio – sexta-feira: Atendimento na residência episcopal – 09h00; Crisma na Paróquia N. Senhora Aparecida, Araras, SP, Pe. Newton Barban, às 19h30.

Dia 27 de maio – sábado: Encontro do CRB – Araraquara – 08h30min; Crisma na Paróquia São Jerônimo, Americana, SP, Pe. Ciro Sinotti Bido, às 19h00.

Dia 28 de maio – domingo: Crisma na Paróquia N. Sra. Assunção, Porto Ferreira, Pe. Eduardo Milaré, às 09h00; Dedicação da Igreja N. Sra. Auxiliadora, Americana, SP, Pe. Jefferson -  18h00.

Dia 29 de maio até dia 01 de junho: Atualização do Clero Diocesano em Agudos, SP

Dia 01 de junho – quinta-feira: Crisma – São Benedito – Leme – Padre Paulo Henrique Manhe – 19h30min.

Dia 02 de maio – sexta-feira: Atendimento residência episcopal 09h até 11h00; Crisma – São Francisco de Assis – Pirassununga – 19h30min - Padre Casimiro.

Dia 03 de junho – sábado: Crisma – Basílica Santo Antônio de Pádua - 14h00 – Americana – Padre Leandro; Crisma – Basílica Nossa Senhora do Patrocínio – 19h - Araras – Padre Carlos.

Dia 04 de junho – domingo: Crisma Santa Rita de Cássia – 09h00 – Limeira - Padre Edson Pianca; Crisma – São José Operário – 19h00 - Leme – Padre Arlindo Vicente.

Dia 06/07 e 08 de junho – 80ª Assembleia dos Bispo Regional Sul 1 – Aparecida.

Dia 08 de junho – quinta-feira: Investidura de Ministros da cidade de Leme – 19h30min – São Manoel – Padre Eduardo.