Paróquias da Diocese de Limeira reúnem milhares de fieis no Corpus Christi
Publicado em: 15/06/2017

Milhares de fieis paticiparam da Solenidade do Corpo e Sangue do Senhor (Corpus Christi), nesta quinta-feira, 15 de junho, nas paróquias da Diocese de Limeira.

Nesta celebração, recorda-se, como na Quinta-feira Santa, a Santa Ceia do Senhor. É a ceia da despedida de Jesus com seus discípulos.

Em Limeira, a celebração aconteceu no estádio Agostinho Prada, o Pradão, e envolveu todas as paróquias da cidade.

O evento teve início, às 8h30, com um momento mariano, por conta da celebração dos 300 anos da aparição da imagem de Nossa Senhora Aparecida. Em seguida, aconteceu a Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo, presidida por Dom Vilson Dias de Oliveira, DC, bispo diocesano de Limeira, e concelebrada pelos padres e diáconos presentes.

Após a missa, aconteceu a procissão com o Santíssimo Sacramento pelas ruas centrais da cidade, saindo do estádio até chegar à catedral Nossa Senhora da Dores, onde Dom Vilson abençoou os fiéis com o Santíssimo, encerrando a celebração.

A Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo é uma celebração que tem raízes profundas na piedade do povo cristão. Surgiu como resultado da devoção eucarística, iniciada na França e na Bélgica, e que, do século XII em diante, se desenvolveu, acentuando particularmente a presença real de Cristo no sacramento e, portanto, sua adoração, devendo ser celebrada na quinta-feira após a festa da Santíssima Trindade, a qual acontece no domingo depois de Pentecostes.

O Concilio Vaticano II (1965) deu novo significado a esta celebração, ligando-a à Páscoa do Senhor, o mistério eucarístico por excelência.

Tapete Solidário

Em Limeira, um “Tapete Solidário” foi montado para a procissão de Corpus Christi. Segundo o padre Marcos Ramalho, responsável por coordenadar as equipes que montaram os tapetes, "todas as paróquias da cidade arrecadaram alimentos... leite, agasalho e um item especifico que foram  usados para montar o Tapete Solidário". Cerca de 2 mil quilos de alimenetos e 3 mil litros de leite foram arrecadados, além de agasalhos e calçados.

Ao final da celebração, Dom Vilson abençou todos os alimentos que serão divididos entre os vicentinos e os dispensários das paróquias. O “Tapete Solidário” foi o “gesto concreto de Corpus Christi” na cidade de Limeira.

Marco Antonio Erbeta
Diocese de Limeira

Dom Vilson Dias de Oliveira, DC, convida o todos para a Festa de Corpus Christi. Assista.