Diocese de Limeira participa de Congresso Brasileiro da Pastoral da Saúde em São Paulo
Publicado em: 15/09/2017

Nos dias 02 e 03 de Setembro de 2017, diversos agentes da Pastoral da Saúde da Diocese de Limeira participaram do XXXVI Congresso Brasileiro de Humanização e Pastoral da Saúde promovido pelo Instituto Camiliano de Pastoral da Saúde (ICAPS) na cidade de São Paulo. O tema central do Congresso foi: “Políticas públicas, meio ambiente e desafios pastorais”.

Estiveram presentes pessoas das cidades de Americana, Artur Nogueira, Limeira, Pirassununga, Porto Ferreira e Leme – representando a nossa Diocese de Limeira, juntamente com o padre Arlindo José Vicente Junior, assessor diocesano para a Pastoral da Saúde.

Dom Roberto Francisco Ferreira Paz, bispo da Diocese de Campos-RJ e referencial para a Pastoral da Saúde da CNBB, falou sobre a Campanha da Fraternidade de 2017. Em seguida, Dom Leonardo Ulrich Steiner, secretário geral da CNBB, falou sobre as “Políticas públicas na Conjuntura Atual”. O Congresso abordou ainda os seguintes temas: os desafios de uma boa comunicação, como ser discípulos missionários no mundo da saúde, doenças tropicais, doenças cardíacas e a cura espiritual com os sacramentos e os ministérios de cura, entre outros.

Todos os anos, o ICAPS – Instituto Camiliano de Pastoral da Saúde – promove esse Congresso em meados do mês de Setembro para formar e incentivar a atuação pastoral dos nossos agentes da Pastoral da Saúde. Maiores informações podem ser obtidas no site: www.icaps.org.br.

Em nossa Diocese de Limeira, a Comissão Diocesana da Pastoral da Saúde reúne-se a cada dois meses para formação e contato com as diversas paróquias da Diocese por meio de representantes nas Regiões Pastorais. Já promovemos uma formação na Região Centro em Limeira e está agendada uma formação para a Região Sul no dia 19 de Setembro de 2017, na Paróquia São Domingos de Gusmão, às 19h30.

Convite para Assembleia Diocesana

Desde já gostaríamos de convidar todos os agentes da Pastoral da Saúde, ministros extraordinários da Eucaristia e demais pessoas interessadas, para participarem no dia 05 de Novembro de 2017 (Domingo), das 13h30 às 17h, na Paróquia São José Operário, na cidade de Leme, da Assembleia Diocesana da Pastoral da Saúde. Será um dia de formação e espiritualidade em que todos os agentes da Pastoral da Saúde de todas as Paróquias da Diocese irão reunir-se para atualização e reflexão sobre como visitar o enfermo e assistir às famílias que passam pela experiência da doença.

pe. Arlindo José Vicente Jr.
Assessor diocesano da Pastoral da Saúde

Diocese de Limeira-SP