Ordenação Diaconal acontece neste domingo na catedral Nossa Senhora das Dores, em Limeira
Publicado em: 21/09/2017


"Verdadeiro poder é o serviço”
(Papa Francisco)

 

Na alegria de melhor servir à Igreja de Jesus Cristo, presente na Diocese de Limeira, no ano em que a Igreja do Brasil celebra o Ano Nacional Mariano, temos a honra de convidá-lo para a Solene Celebração Eucarística, que acontece neste domingo, 24 de setembro, às 15h, na catedral Nossa Senhora das Dores, em Limeira, onde serão Ordenados Diáconos os seminaristas: Alexander José da Silva (Paróquia São Jorge – Nova Odessa), Bruno Gabriel Steim (Paróquia Jesus Crucificado – Iracemápolis), Helton Oliveira dos Santos (Paróquia Santa Luzia – Limeira) e Jhonatan Kaio de Melo (Paróquia Santa Isabel de Portugal – Limeira), com o gesto sacramental de Imposição das Mãos e Oração Consecratória de S. Excia. Revma. Dom Vilson Dias de Oliveira, DC, bispo diocesano de Limeira.


Conheça nossos diáconos-eleitos:

  Sem. Alexander José da Silva, nasceu no dia 27 de Janeiro de 1992, na cidade de Americana/SP, sendo o primeiro filho de Aparecido Alexandre da Silva e Zildinéia Aparecida Bonfadini da Silva e tendo como irmã mais nova a estudante de Psicologia Juliane da Silva. Viveu toda a sua vida em Nova Odessa/SP.

Desde muito cedo, recebeu formação religiosa vendo o exemplo de seus pais e avós, que o serviu de alicerce para a sua vida espiritual e comunitária na Igreja São Jorge de Nova Odessa. Seu batismo aconteceu em 19 de abril de 1992, em celebração presidida pelo Pe. Victor Facchi, Canossiano, na Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores, tendo como padrinho seus avós maternos Aparecido e Antônia Bonfadini. Recebeu sua Primeira Eucaristia em 2003 em missa presidida por Pe. Antônio Augusto Oliveira, Canossiano, e o Sacramento da Confirmação em 2006 pelas mãos do Vigário Episcopal Pe. José Ângelo Mirandola Bryan.

Em 2009, já na sua paróquia de origem, continuou seus trabalhos, criando a PASCOM, e no final desse mesmo ano, recebeu o convite a ingressar em 2010 no Propedêutico Diocesano, no Centro Vocacional Nossa Senhora das Dores em Limeira. Em 2011, inicia seus estudos filosóficos na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, passando a morar no Seminário Diocesano São João Maria Vianney e formou-se em Licenciatura em Filosofia Em 2014, ingressou na Faculdade de Teologia, também na Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Em 2017 iniciou seus estudos de Pós-Graduação em Catequese pela UNISAL, campus Pio XI, em São Paulo. Seu campo de pesquisa é Ciberteologia e Catequese.

Durante o processo formativo foi um dos incentivadores da criação do COMISE (Conselho Missionário de Seminaristas), do qual esteve à frente nos anos de 2015 a 2016. Assim como, participou ativamente dos encontros do COMIDI (Conselho Missionário Diocesano). Em 28 de agosto de 2015, foi Admitido as Sagradas Ordens e em 19 de agosto de 2016 foi Instituído como Leitor e Acólito no Seminário São João Maria Vianney em Campinas.

Seus estágios pastorais:

2012-2013: Paróquia Santa Ana, na cidade de Limeira, com o Pe. Cleiton Bugari.

2014-2015: Paróquia São Manoel, na cidade de Leme, com o Pe. João Delmiglio.

2016: Paróquia Sagrado Coração de Jesus, na cidade de Conchal, com o Pe. Júlio Barbado.

2017: Paróquia São Jorge, na cidade de Nova Odessa, com o Pe. Itamar Gonçalves. No segundo semestre, foi transferido para a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, na cidade de Porto Ferreira, tendo por pároco o Pe. Ricardo W. Petri.

Comissões Diocesanas:

2010-2011: Comissão da Pastoral da Comunicação.

2015-2016: Comissão Missionária Diocesana

2016, até hoje: Comissão Bíblico Catequética da Diocese e passou a articular o projeto Catequese Inclusiva junto à pessoa com Deficiência.

 

  Sem. Bruno Gabriel Steim, nasceu no dia 3 de dezembro de 1989, natural de Iracemápolis. Filho de Antonio Aparecido Steim e de Idalina Cicolim Steim; e irmão da Alexandra. Foi batizado na Paróquia Jesus Crucificado, no dia 11 de fevereiro de 1990, pelo então Pe. Sérgio Aparecido Colombo (hoje, bispo de Bragança Paulista).

Recebeu a primeira Eucaristia no dia 30 de Setembro de 2000; e o Sacramento do Crisma em 2004, pelo então bispo diocesano Dom Augusto Zini. 

Em 2003, começou a participar do grupo de coroinhas, auxiliando o então pároco Pe. Edson Tagliaferro, que o acompanhou em seu processo de discernimento vocacional.

Em 2007, finalizando o Ensino Médio, começou a frequentar os encontros vocacionais em nossa diocese. Em 2008, ingressa no Propedêutico.

Em 2009, inicia os estudos de Filosofia na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, formando-se em 2011. Em 2012, inicia o curso de Teologia. Entre 2013 e 2015, lecionou Filosofia, História e Sociologia na rede pública. No segundo semestre de 2015 retorna ao Seminário e aos estudos de Teologia.

Neste tempo de caminhada, fez seu estágio pastoral nas seguintes paróquias e cidades:

Seus estágios pastorais:

2010-2011: Paróquia Nossa Senhora do Brasil e Desatadora dos Nós na cidade de Americana.

2012-2013: Paróquia Nossa Senhora do Belém, na cidade de Descalvado.

2015-2016: Paróquia Nossa Senhora Aparecida, na cidade de Cosmópolis.

2017: Paróquia Jesus Crucificado, na cidade de Iracemápolis.  

 

  Sem. Helton Oliveira dos Santos, nasceu em 10 de dezembro de 1984 em Carapicuíba/SP, é o quarto filho do casal José Pereira dos Santos e Joana Soares de Oliveira dos Santos, tendo como irmãs Marcia e Cristiane; irmão José Alexandre (Falecido em 01/11/2014). São seus sobrinhos: João Vitor, Guilherme, Jhonatan, Marlon, Rilher, Talita e Henrique. Os ensinamentos da Fé Católica lhe foram dado pela Catequista Dirce Fumes. Recebeu o sacramento do Batismo em 19 de fevereiro de 1989 na Igreja de Santa Rita de Cassia em Carapicuíba-SP; a Primeira Eucaristia e o Crisma recebeu no ano de 2007.

Começou a servir ajudando nas pastorais da liturgia, da saúde, assim como movimentos no ano de 2007, na paróquia de Santa Luzia (Limeira-SP), o exemplo de dedicação do Padre Ismael do qual é admirador, o inspirou e fez crescer seu amor pela Igreja.

Entrou no seminário menor Centro Vocacional Nossa Senhora das Dores em Limeira no ano de 2010. Em 2011 passou a residir no Seminário Maior São João Maria Vianney da Diocese de Limeira em Campinas e iniciou os estudos filosóficos na PUC-Campinas. Em 2014 iniciou a faculdade de teologia na mesma Universidade, a qual irá concluir em dezembro desse ano de 2017.

Seus estágios pastorais:

2012-2013: Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na cidade de Americana, com o Pe. Amarildo Marçolli

2014-2015: Paróquia de Santa Rita de Cássia, na cidade de Leme, com o Pe. Alexandre Lucente.

2016: Paróquia São Benedito, na cidade de Cosmópolis, Pe Ricardo Aguiar Araújo.

2017: Paróquia Santa Luzia, na cidade de Limeira, com o Pe. Danilo Rodrigues.

 

  Sem. Jhonatan Kaio de Melo, nasceu em 03 de maio de 1991 em Limeira/SP, é o segundo dos dois filhos do ex-casal Eder Nogueira de Melo e Regiane Bescaino, tendo como irmã Jhenifer C. Bescaino Thamashiro. São seus sobrinhos: Gabriel Thamashiro e Pietro Tamashiro.

Os ensinamentos da Fé Católica lhe foram dado pela Catequista Cida.  Recebeu o sacramento do Batismo e da Primeira Eucaristia na Paróquia de Santa Luzia em Limeira-SP; e o Crisma na Paróquia de Santa Isabel de Portugal em Limeira-SP.

Começou a servir o altar como coroinha no ano de 2005, na Matriz de Santa Isabel de Portugal, e desde cedo manifestava sua amor pela Igreja, inspirado, principalmente pelas ações pastorais e movimentos da referida comunidade paroquial. Entrou no Seminário menor Nossa Senhora das Dores em Limeira no ano de 2010.

Em 2011 passou a residir no Seminário Maior São João Maria Vianney da Diocese de Limeira em Campinas e iniciou os estudos filosóficos na Puc-Campinas. Em 2014 iniciou a faculdade de teologia na mesma Universidade.

Seus estágios pastorais:

2012-2013: Paróquia São Judas Tadeu, na cidade de Araras, com o Pe. Daniel Roberto da Silva.

2014-2015: Santuário de São Sebastião, na cidade de Porto Ferreira, com o Reitor Pe. Luís Fabiano Canatta.

2016: Paróquia São Vito, na cidade de Americana, com o Pe. Alexandre Lucente.

2017: Paróquia Santa Isabel de Portugal, na cidade de Limeira, com o Pe. Felipe de Moraes Negro.