DECRETO DE CRIAÇÃO DO MUSEU ECLESIÁSTICO DA DIOCESE DE LIMEIRA

Por mercê de Deus e da Sé Apostólica

Aos que este nosso decreto virem, saudação, paz e bênção no Senhor!

DECRETO DE CRIAÇÃO DO MUSEU ECLESIÁSTICO DA DIOCESE DE LIMEIRA

Fazemos saber que, tendo em vista o rico patrimônio cultural eclesiástico existente no território da Diocese de Limeira, os quais conservam templos e acervos de importante valor, porém ainda carecendo de iniciativas de salvaguarda de seus bens sacros, havemos por bem criar, como de fato criamos o MUSEU ECLESIÁSTICO DA DIOCESE DE LIMEIRA, na cidade de Limeira/SP, de acordo com o Código de Direito Canônico - Livro V – Dos Bens Temporais da Igreja (Cânones 1254 -1310).

A sede do Museu Eclesiástico da Diocese de Limeira será a Rua Barão de Cascalho, nº 500, Centro – Limeira/SP, junto a Cúria Diocesana de Limeira.

Lembro que a Pontifícia Comissão para os Bens Culturais da Igreja explicita a responsabilidade da Igreja em relação ao patrimônio cultural eclesiástico como parte integrante do seu ministério, exortando o clero para a conservação e a valorização destas mais excelsas expressões do espírito humano nos campos artístico e histórico.

Caberá a Comissão para a Preservação e Cuidado dos Bens Culturais juntamente com o Bispo Diocesano formular o seu Estatuto Próprio, bem como compor os membros de sua diretoria. Sendo assim, estejam todos atentos às orientações do Código de Direito Canônico, as normas da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (Comissão Episcopal Especial para os Bens Culturais da Igreja) e as normas museológicas brasileiras do IBRAM/Ministério da Cultura.

Este nosso Decreto será lido por ocasião da Solene Celebração Eucarística em Ação de Graças pelos 10 anos de Ordenação Episcopal e Posse, como Bispo Diocesano de Limeira/SP, de Sua Exma. Revma. Dom Vilson Dias de Oliveira, DC.

Este Decreto deverá ser lavrado no Livro de Registros da Cúria Diocesana de Limeira e da Catedral N. Sra. das Dores de Limeira, SP.

Dado e passado em nossa Cúria Diocesana, aos 16 de setembro de 2017.

Dom Vilson Dias de Oliveira, DC
Bispo Diocesano de Limeira