Câmara de Limeira ganha imagem de N. S. Aparecida das mãos de Dom Vilson
Publicado em: 10/10/2017

Na noite desta segunda-feira (9/10), Dom Vilson Dias de Oliveira, DC, bispo diocesano de Limeira, esteve na Câmara Municipal de Limeira para falar sobre os 300 anos de Nossa Senhora Aparecida e fazer a doação de uma imagem da padroeira do Brasil à Câmara Municipal.

Na ocasião, dom Vilson usou a tribuna da Câmara para uma breve explanação, chamando a atenção de todos para a importância de levarmos diariamente o amor e o exemplo de Cristo e de Maria em nossas vidas.

“Em tempos de tantas transformações sociais, onde a cada dia somos surpreendidos com notícias que nos deixam entristecidos, amedrontados, perplexos com tanta barbárie, é na esperança e no amor de Cristo e de sua Mãe Maria que devemos nos alicerçar para seguirmos em frente”, disse.

Dom Vilson também falou sobre a transformação no comportamento social atual, citou o preconceito, a intolerância e a falta de valores na sociedade, o que deixa, segundo ele, “feridas profundas” nos cidadãos.

Durante sua fala, Dom Vilson deu pistas para que possamos ter um mundo melhor e com menos injustiças.  “Fortalecidos na fé, resgatando os valores sociais perdidos e levando a mensagem do amor, da solidariedade e o exemplo de Cristo e de Sua Mãe, Maria, para todos, indistintamente, podemos colaborar para uma sociedade mais justa, com menos violência”, completou.

Ao final de sua fala, Dom Vilson destacou que através da Mãe Aparecida, celebrada dia 12 de outubro, vemos a “esperança de um mundo melhor, com mais dignidade, e sempre maior solidariedade, especialmente com os que mais necessitam”.

Após seu discurso, Dom Vilson entregou nas mãos do presidente da Câmara Municipal de Limeira, José Roberto Bernardo (Zé da Mix), o imagem de Nossa Senhora Aparecida. O oficio de doação da imagem foi protocolado antes de Dom Vilson usar a Tribuna da Câmara.

Marco Antonio Erbeta
Diocese de Limeira
Fotos: Divulgação / Câmara Municiapl de Limeira

Leia o ofício de doação na íntegra

OFÍCIO DE DOAÇÃO DA IMAGEM DE NOSSA SENHORA APARECIDA À CÂMARA MUNICIPAL DE LIMEIRA

Exmo. Senhor Presidente,

É com imensa satisfação que venho à presença de Vossa Excelência e, por extensão, dos demais e nobres vereadores que compõem a Câmara Municipal de Limeira para, dentro do elevado espírito de convívio e respeito à diversidade que impera no Legislativo, quer seja de pensamento, ideologia, ideias, religião, partidos políticos, dentre outras, fazer uma singela, mas significativa doação à essa excelsa Casa de Leis.

Trata-se da doação de uma imagem de Nossa Senhora Aparecida, de capital importância particularmente aos que professam a fé católica, e não só para aqueles que atuam no legislativo, mas para toda a população católica de Limeira, tão bem representada na egrégia Câmara Municipal de Limeira.

A ocasião não poderia ser mais propícia, haja visto que neste ano de 2017 celebramos os 300 anos de bênçãos da pesca milagrosa da Imagem de Nossa Senhora Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil. Sentimos todos a alegria que vem de Maria. Alegria por ela ser a humilde serva do Senhor, assim transcrito no Evangelho:

“Minha alma engrandece o Senhor e meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, porque Ele olhou para sua humilde serva; pois daqui em diante todas as gerações proclamarão que sou feliz! Porque o Todo-Poderoso fez por mim grandes coisas e Santo é seu Nome” (Lc 1, 46-49).

Por isso, reveste-se de elevada importância a comemoração dos 300 anos de devoção a Maria, de oração com Maria e de adoração a Jesus, e quando buscamos Nosso Senhor Jesus Cristo, o fazemos recordando uma belíssima mensagem de Sua Santidade, o Papa Francisco, que assim se pronunciou:

“A Igreja, quando busca Cristo, bate sempre à casa da Mãe e pede: Mostrai-nos Jesus. Viemos bater à porta da Casa de Maria. Ela abriu-nos, fez nos entrar e pede-nos: Fazei o que Ele vos disser (Jo 2,5). Sim, nossa Mãe, o faremos com esperança, confiantes nas surpresas de Deus e cheios da sua alegria! Pois, Deus se manifestou de maneira nova, através de uma pequena imagem de barro escurecida pelas águas do rio, envelhecida também pelo tempo. Deus entra sempre nas vestes da pequenez”.

No âmbito de nossa Diocese de Limeira, muitas são as comunidades e paróquias de devoção a Maria, notadamente a Nossa Senhora Aparecida, sendo que aqui em Limeira, para além de diversas comunidades, temos como templo de máxima expressão a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, na Vila Queiroz, que há 51 anos tem sido uma igreja de profusão de fé e de esperança dos cristãos católicos, especialmente dos mais humildes, que buscam a sempre pronta proteção da Virgem Aparecida.

Alegramo-nos em Deus, assim como a Maria se alegrou, afinal, o Senhor fez e faz por nós grandes coisas. O nosso encanto com a presença de Nossa Senhora Aparecida em nossas vidas, sinal de nossa devoção, nos leva a homenageá-la, porque ela nos dá a certeza de que o Filho eterno do Pai está vivo e reina sobre nós, servindo a todos os que a Ele são conduzidos pela intercessão de sua Mãe Santíssima.

Alegro-me também pela oportunidade de, como bispo da Diocese de Limeira, fazer a doação da imagem de Nossa Senhora Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil, à Câmara Municipal de Limeira, como órgão máximo da representação política dos limeirense, de diversas correntes de pensamentos, incluindo aqueles que comungam a fé católica.

Com apreço e consideração.

Limeira, 09 de outubro de 2017.

DOM VILSON DIAS DE OLIVEIRA, DC

Bispo Diocesano de Limeira