O que favorece a participação da Assembleia Litúrgica na Celebração Litúrgica - Parte I
Publicado em: 20/10/2017

Olá amigos e amigas!

Sejam todos bem-vindos e bem vindas a mais uma reflexão da nossa Sagrada Liturgia.

O nosso artigo sempre sai na quinta feira. Hoje está saindo na sexta-feira, porque estava em São Paulo participando da Semana Nacional de Liturgia.

Todos os anos participo deste encontro, pois tem a participação de pessoas de todo o nosso Brasil e desta forma ficamos sabendo com anda a Liturgia em nível de Brasil. É o momento que me encontro com os meus professores de Pós Graduação. Além de ter a participação do Setor de Liturgia da CNBB. Desta forma podemos ter a certeza de que caminhamos de acordo com a Igreja do Brasil e consequentemente na linha litúrgica que pede a Igreja hoje.

Mas, vamos ao assunto de hoje.

Promover a participação da assembléia litúrgica e ir ao encontro de suas necessidades são, portanto, tarefas importantes a serem realizadas, não de qualquer maneira, mas com o "máximo cuidado". Desta forma hoje vamos refletir sobre alguns elementos que FAVORECEM A PARTICIPAÇÃO DA ASSEMBLÉIA LITÚRGICA NA CELEBRAÇÃO LITÚRGICA – Parte I.

1. Educação litúrgica dos fiéis

A participação ativa (fiéis - ministros) só existe quando compreendemos as ações litúrgicas nas quais participamos, quando os fiéis sabem claramente seu lugar nas ações litúrgicas (Sacrosanctum Concilium, 14, 26,30, 38). Esta catequese-litúrgica não poderá ser feita dentro da celebração, no momento em que o rito é realizado, mas sim fora: na catequese, nos cursos de formação... A educação pelo amor à liturgia deve acontecer desde criança. Não é introduzir novidades nas ações litúrgicas, mas compreender bem a celebração.

2. A adoção da língua do povo

A adoção da língua do povo leva à participação, pois possibilita compreender a partir de dentro o mistério celebrado. É importante não somente a língua, mas a cultura do povo, por isso hoje se fala tanto na "inculturação da liturgia" (Sacrosanctum Concilium, 38).

3. Adaptação do espaço celebrativo à celebração

O local da celebração da eucaristia deve ajudar na participação ativa dos fiéis (Instrução Geral sobre o Missal Romano, 235). Três coisas devem ser visíveis:

Altar: (IGMR 299, 307)

Presidência – Cadeira do Presidente: (IGMR 307)

Ambão - Mesa da Palavra: (IGMR 309)

4. Preparação da celebração

A preparação e o cuidado com a celebração é também função importante (Instrução Geral sobre o Missal Romano, 352). O Documento 43 da CNBB - Animação da vida litúrgica no Brasil - no número 211, diz que a Eucaristia não pode ser uma celebração improvisada ou rotineira, mas preparada com esmero. E no número 218 diz que o padre participará o mais possível desta preparação.

Promover a participação do povo e ir ao encontro de suas necessidades são, portanto, tarefas importantes a serem realizadas, não de qualquer maneira, mas com o "máximo cuidado".

Na semana que vem vamos dar continuidade a este assunto.

Até mais...

Pe. Ocimar Francatto