2º Domingo do Advento
Publicado em: 07/12/2017


“Preparai o caminho do Senhor!”

 

Leituras: Isaías 40, 1-5.9-11; Salmo 84, 9ab-10.11-12.13-14 (R.8); Segunda Carta de Pedro 3, 8-14; e Marcos 1, 1-8.

COR LITÚRGICA: ROXO

Sugestão para a celebração

Seria oportuno fazer o rito de aspersão com água no ato penitencial. Pode-se enfatizar a água como sinal de purificação, de conversão. Lembra-nos também do Batismo que nos fez nova criatura, pessoas renovadas pela ação do Espírito Santo. A liturgia deste segundo domingo, como vimos, é um convite a conversão.

Animador: Nesta páscoa semanal de Jesus somos convidados a pôr nossa vigilância em ação: preparar o caminho do Messias. Ao longo da vida abrimos ou recuperamos estradas. Sempre há necessidade de melhorar os caminhos por onde passamos. Somos enviados para anunciar as maravilhas do Deus, que se humanizou em Jesus e endireitou os caminhos tortuosos.

1. Situando-nos

“Início do Evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus” (Mt 1,1). Assim começa o Evangelho de Marcos. Declara-se logo no início que o texto é um evanguelion, ou seja, uma Boa Notícia. Quando esta mensagem chega aos ouvidos de homens e mulheres deve, sim, gerar amor, alegria, esperança. As instituições religiosas, quando não se deixam guiar pelo Espírito, anunciam uma má notícia, bem diferente do Evangelho de Jesus Cristo. É preciso que insistamos no aspecto altamente positivo do Evangelho: sua alegria, sua força transformadora e ilimitada, a experiência salvífica que nos enche de felicidade e sentido.

2. Recordando a Palavra

O profeta Isaías trouxe uma boa notícia ao povo que estava prestes a ser libertado do cativeiro babilônico: “Consolai o meu povo, consolai-o! – diz o vosso Deus” (Is 40,1). Quando muitos não acreditavam na libertação, quando tantos estavam aprisionados pelo peso dos pecados e não encontravam saída, Isaías prepara um tempo novo: que venha a consolação, que venha a paz que se prepare o caminho para novos dias.

O Salmo Responsorial pede com suavidade que Deus mostre o seu amor.

A segunda leitura, da segunda carta de São Pedro, fala da vigilância, pois o dia do Senhor virá como ladrão. A Bíblia utiliza linguagens fortes para falar da parúsia (vinda do Senhor): desintegração, derretimento dos céus, fundição de elementos. O tom severo expressa que a realidade última será uma transformação radical de tudo que existe, além de convidar a uma vigilância séria. Uma interpretação atualizada não fará de tais versículos uma motivação para o medo.

O Evangelho traz a figura de João Batista. Bem diferente de Jesus, João é um homem do deserto, vive vida austera. Propõe que o povo se converta, prepare-se para a vinda do Messias.

3. Atualizando a Palavra

Hoje, diante de tantas escravidões, não podemos ficar no exílio, pois o Senhor vem para nos trazer consolação. O que esperar de nosso país, depois de tantos períodos de instabilidade, diante da corrupção que se mostra cada vez mais escancarada? O que esperar de nossa vida particular diante dos medos e das angústias provocadas pelos desafios da existência? Deus não nos deixa faltar sua consolação, não nos quer escravos do medo e ou do pessimismo.

A tônica de Isaías é a mesma do último e mais importante de todos os profetas – João Batista. Este homem apareceu no deserto vestido de roupas de animais, alimentando-se de gafanhotos e mel, gritando uma voz forte de conversão: “Esta é a voz daquele que grita no deserto: ‘Preparai o caminho do Senhor, endireitai suas estradas’” (Mc 1,3).

Banhar-se nas águas é sinal de conversão. João Batista insiste que a chegada do Senhor depende de cada um de nós. É preciso que haja uma mudança radical da existência: mudança no modo de pensar e agir. A escolha do deserto e das roupas simples evocam que a conversão passa necessariamente pela pobreza e pelo despojamento de si mesmo. É preciso compreender que o sentido da vida vai muito além do consumismo capitalista, das ofertas do marketing, das luzes artificiais geradas neste tempo que antecede o Natal. Este tempo é, antes de tudo, tempo de quietude, serenidade, meditação, escuta atenta da voz suave do Senhor.

Aquele que vem é mais forte do que tudo. Sua força se manifesta em sua vitória sobre os inimigos, sobre os adversários, sobre a morte e sobre o pecado. Por isso, aquele que vem não batiza com água, mas com o Espírito Santo. A conversão que se almeja, portanto, não é simples obra humana, pois Deus pode realizar esta graça em nós. É Deus que age na interioridade de nosso ser, que é tão íntimo em nossa intimidade, que nos guia e gera a vida nova. Seu convite continua: “Renovai hoje em vós este Espírito que gera vida. Preparai o caminho do Senhor” (Jo 1, 19-28).

4. Ligando a Palavra com ação litúrgica

A Oração da Coleta pede a Deus que “nenhuma atividade terrena nos impeça de correr ao encontro” de Cristo. Na mesma linha, a oração após a comunhão fala de sabedoria para julgar os valores terrenos, de modo que estes não ocultem os valores dos bens eternos. As orações estão em sintonia com a proposta de despojamento de João Batista: a conversão anda nos trilhos da liberdade, ou seja, quando não permitimos que as amarras deste mundo nos prenda, vivemos como discípulos de Jesus.

A Oração sobre as oferendas invoca o socorro da misericórdia diante da fraqueza humana. O Evangelho nos convida a perceber a força de Deus que vem, do Messias, aquele que batiza no Espírito. Assim, neste Tempo do Advento, o Senhor nos convida a confiarmos nele, não em nossas forças.

PRECES DOS FIÉIS

Presidente: Deus vem realizar entre as pessoas seu reino de justiça e paz. E faz isso por meio de seu Filho, com a mesma condição humana de cada um de nós. Por isso humildes e confiantes, façamos ao Pai, nossos pedidos.

1. Que a tua Luz Senhor, possa tornar a Igreja sempre mais comprometida com a misericórdia. Peçamos:     

Todos: (Cantado na mesma melodia do 27º Domingo Comum: “A vinha do Senhor é a casa de Israel”.) R. Que tua luz ilumine nosso mundo conturbado.

2. Que a tua luz Senhor, faça os nossos governantes mensageiros de caminhos de dignidade e de paz para o povo desvalido. Peçamos:

3. Que a tua luz Senhor, conceda a salvação para todos os que te buscam de coração sincero. Peçamos:

4. Que a tua Luz Senhor, habite em nós para que possamos criar um novo céu e uma nova terra, onde o mundo possa ser mais justo e fraterno. Peçamos:

(Outras intenções)

Presidente: Senhor, tua vinda ao meio de nós é um fato ao qual devemos dar uma resposta concreta. Concedei-nos tomar a decisão definitiva de te acolher. Por Cristo, nosso Senhor.

Todos: Amém

Oração da Campanha da Evangelização

Todos: Deus, nosso Pai, que chamastes todos os povos da Terra para a Igreja do vosso Filho, nós vos pedimos que susciteis em nós o compromisso com a Evangelização, para que todos conheçam a vida que de vós provém.

Jesus, Filho amado do Pai, nós vos pedimos por todos os cristãos leigos e leigas, a fim de quesejam sal e luz nesse mundo, transformando-o por meio do Evangelho numa realidade mais justa e fraterna.

Espírito Santo, vínculo da caridade, despertai em nossas comunidades e em toda a Igreja no Brasil o senso da partilha e que, por meio da Coleta para a Evangelização e do testemunho de comunhão, todas as comunidades recebam a força do Evangelho. Maria, Estrela da Evangelização, mãe e seguidora de Jesus, intercedei por nós!

LITURGIA EUCARÍSTICA

ORAÇÃO DAS OFERENDAS

Acolhei, ó Deus, com bondade nossas preces e oferendas, e, como não podemos invocar os nossos méritos, venha em nosso socorro a vossa misericórdia. Por Cristo, nosso Senhor.

Todos: Amém.

ORAÇÃO APÓS A COMUNHÃO

Alimentados pelo pão espiritual, nós vos suplicamos, ó Deus, que, pela participação nesta Eucaristia, nos ensineis a julgar com sabedoria os valores terrenos e colocar nossas esperanças nos bens eternos. Por Cristo, nosso Senhor.

Todos: Amém.

BÊNÇÃO
Presid.: O Senhor esteja convosco!
Todos: Ele está no meio de nós.

Presid.: Que o Deus onipotente e misericordioso vos ilumine com o advento do seu Filho, em cuja vinda credes e cuja volta esperais, derrame sobre vós as suas bênçãos.

Todos: Amém.

Presid.: Que durante esta vida Ele vos torne firmes na fé, alegres na esperança, solícitos na caridade.

Todos: Amém.

Presid.: Alegrando-vos agora para a vinda do Salvador feito homem sejais recompensados com a vida eterna, quando vier de novo em sua glória.

Todos: Amém.

Presid.: (Dá a bênção e despede a todos com carinho).

ATIVIDADES DO BISPO DIOCESANO

Dia 07 de dezembro – quinta-feira: Reunião do Conselho Episcopal – 09h00; Atendimento na residência episcopal – 15h00; Missa – formatura – Escola de Teologia e Catequese – 20h00 – Catedral.

Dia 08 de dezembro – sexta-feira: Atendimento na residência episcopal – 08h30min até 10h00; Missa – encerramento Seminário Diocesano de Capinas 11h30min; Crisma – São Cristóvão – 19h30mim -

Dia 09 de dezembro – sábado: Missa – abertura Retiro de Comunidade de Vida – Padre Deivison – Comunidade Davi – Limeira – 08h30min; Crisma – Santa Efigênia – Limeira – Padre Aires – 19h00; Jantar formatura Filosofia – 20h00 – Americana – Basílica Santo Antonio – Americana

Dia 10 de dezembro – domingo: Crisma – Paróquia São Sebastião, às 09h30, Pe. Isael, cidade de Leme, SP.