Pe. Ocimar Francatto refelte sobre os "Elementos para uma Homilia" - Parte I
Publicado em: 16/12/2017


Olá amigos e amigas!

Mais uma vez estamos juntos para a reflexão semanal sobre a nossa Sagrada Liturgia.

A Igreja nos diz que: “no decurso do ano litúrgico, na homilia, são apresentados dos textos sagrados, os mistérios da fé e as normas da vida cristã” (Sacrosanctum Concilium, 52).

Desta forma vamos analisar os ELEMENTOS PARA UMA HOMILIA. Como o assunto é longo, vamos repartir em dois blocos. Hoje faremos a Parte I.

Para se preparar uma homilia tem que ser levado em conta três coisas:

a-) Os textos sagrados;

b-) A realidade na qual vivemos;

c-) O mistério que estamos celebrando.             

a-) Os textos sagrados.

Quais são eles?

Os textos da Sagrada Escritura que foram lidos (proclamados),

Prefácio do dia,

As orações presidenciais do dia,

Antífona de comunhão.

(Ordo Lectionum Missae – Elenco das Leituras da Missa, 24, Sacrosanctum Concilium, 35, Instrução Geral sobre o Missal Romano, 65)

Na preparação da homilia o emprego da exegese é absolutamente indispensável. A teologia entende por exegese a arte (e ciência) de encontrar e propor o sentido verdadeiro de um texto escriturístico. O fim supremo da exegese é fazer brilhar através das palavras humanas, a plenitude da luz e do pensamento divino ou do plano de salvação.

O texto não é só o conteúdo, mas as palavras, as imagens, o fraseado, deixar o texto falar por si, identificar-se com o texto, com personagens, sentimentos, etc. A partir daí é que poderá acontecer o encontro com Jesus, e este encontro faz acontecer a páscoa, faz irromper o Reino no aqui e agora de nossas vidas.

O mistério de Cristo é desdobrado durante o Ano Litúrgico para que possamos participar melhor, por isso é muito importante seguir o Ano litúrgico. A Ordo Lectionum Missae – Elenco das leituras da Missa capítulo 5 fala sobre isso:

Tempo do Advento: ajuda a fazer de toda a nossa vida uma espera no Senhor. Privilegia uma dupla vinda de Cristo: uma (a primeira) vinda que celebramos no Natal e outra (segunda) que será a vinda gloriosa no fim dos tempos (parusia).

Tempo do Natal: enfoca o mistério da encarnação de Deus.

Tempo da Quaresma: nos faz acompanhar Cristo no deserto, lugar de provação, de purificação de nossa fé, de opção pelo projeto do Pai, preparando-nos assim para a renovação das festas pascais.

O Tríduo Pascal leva-nos a identificar sempre mais profundamente com o Senhor Jesus.

Tempo da Páscoa: é o prolongamento da Páscoa durante 50 dias. É a alegria de estar com o Ressuscitado e que derrama seu Espírito sobre os seus, acompanha a missão da Igreja que vai penetrando todas as realidades.

Tempo Comum: condensa todo o mistério do Senhor, em todos os seus aspectos, desde a encarnação até à vinda gloriosa. São repartidos em um ciclo de três anos: A= Mateus, B= Marcos, C= Lucas.

b-) A realidade na qual vivemos

A homilia expõe os mistérios da fé e deve partir dos textos sagrados, porém tem uma coisa que precisa ser levado em conta: as circunstâncias da vida e as necessidades dos ouvintes. (Presbyterorum Ordinis n.4, e Instrução Inter Oecumenici n.54).

"A homilia deverá ser sempre feita sob medida".

É preciso expor o mistério de Cristo no aqui e agora da comunidade (Puebla n.930). A Dei Verbum nos ensina: "Aprouve a Deus revelar-se a si mesmo... mediante palavras e gestos intrinsecamente vinculados entre si..." (DV n.2). Cristo e o seu reino estão presentes entre nós, misturados à nossa realidade cotidiana, aos fatos de nossa história. Por isso, a homilia deverá fazer uma leitura teológica profunda, dos acontecimentos; deverá desentranhar a presença oculta de Jesus em uma série de acontecimentos aparentemente profanos ou seculares, mas que encerram em si alguns valores evangélicos. Deverá relacionar o texto bíblico com fatos da vida, interpretados como sinais atuais daquilo que é anunciado no texto.

A comunidade deve poder reconhecer na homilia, sua vida com seus problemas, seus sonhos, seus acertos e desacertos, para poder ser tocada por Cristo. A Palavra de Deus deve soar como boa-nova e como apelo de conversão e compromisso para esta comunidade reunida. Pode-se comentar na homilia fatos que foram divulgados nos jornais, rádio, televisão...

A relação entre fé e vida, Bíblia e vida, tem sido fundamental em nossa missão como cristãos na América Latina. O documento da Pontifícia Comissão Bíblica chamado: A interpretação da Bíblia na Igreja (2a.ed. São Paulo, Paulinas), nos fala da interpretação latino-americana da Bíblia, de um modo especial sobre a abordagem da libertação. 

Até mais...

 

Pe. Ocimar Francatto