Dom Vilson lança CFE na Diocese de Limeira
Publicado em: 11/02/2016

A Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE) 2016 foi apresentada à imprensa nesta quinta-feira, 11, pelo bispo diocesano de Limeira/SP, Dom Vilson Dias de Oliveira,DC, na catedral Nossa Senhora das Dores, em Limeira.

O encontro com a imprensa contou com a presença do Vigário-geral da Diocese de Limeira - padre Vladimir Hergert, do pároco da catedral - padre Benedito Tadeu Rosa, do pároco da paróquia Nossa Senhora Aparecida de Limeira - padre Amauri de Castro, do prefeito da cidade de Limeira - Paulo Hadich e do deputado Federal por Limeira, Miguel Lombardi.

A reflexão central da CFE deste ano traz como tema “Casa comum, nossa responsabilidade” e o lema “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Am 5.24), uma campanha realizada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em parceria com o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic). “A proposta está em sintonia com a Encíclica do papa Francisco, “Laudato Si”, na intenção de refletir com a sociedade questões do saneamento básico a fim de garantir desenvolvimento, saúde integral e qualidade de vida aos cidadãos’.

Em sua mensagem, dom Vilson chamou a atenção dos jornalistas para números que ainda preocupam a sociedade quando o assunto é saneamento básico. Citando dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que mostram que uma grande parcela da população brasileira vive de maneira precária, dom Vilson destacou a responsabilidade que cada cidadão deve ter em cuidar do planeta.  “Mesmo sendo umas das sete maiores economias do mundo, o Brasil tem atualmente 100 milhões de brasileiros que vivem sem saneamento básico, faltando água limpa para suas necessidades vitais, o tratamento de esgoto e a coleta de lixo, uma situação precária de vida que não garante a essas pessoas um mínimo de dignidade humana. Assim como cuidamos de nossos lares, precisamos cuidar do planeta com responsabilidade, deste as pequenas ações na nossa casa até o nosso convívio diário com as pessoas e na nossa relação com a natureza”, disse.

Vigário-geral da diocese de Limeira, padre Vladimir Hergert, falou em nome do clero diocesano e também destacou a importância da consciência de cada cidadão em suas ações diárias e o cuidado com o meio ambiente, uma consciência que deve começar na casa de cada indivíduo.

Tido como direito humano fundamental, o saneamento básico requer a união de esforços entre sociedade civil e poder público no planejamento e na prestação de serviços e de cuidados. Neste sentido, as autoridades políticas presentes, Prefeito Paulo Hadich e o Deputado Federal, Miguel Lombardi, destacaram a preocupação com o tema propuseram ações que devem ser realizadas pela sociedade e por eles, enquanto representantes do povo, em seus respectivos poderes,  para que mais pessoas tenham garantidas a dignidade humana.

Padre Tadeu e padre Amauri, demostraram uma preocupação de que o tema não seja refletido somente durante o período quaresmal, mas sim durante o ano todo, para que ações concretas possam ser realizadas.

A CFE 2016 tem uma novidade, a parceria com a Misereor – entidade episcopal da Igreja Católica na Alemanha que trabalha na cooperação para o desenvolvimento na Ásia, África e América Latina. Também integram a Comissão da Campanha de 2016: Igreja Católica Apostólica Romana (ICAR), Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB), Igreja Presbiteriana Unida (IPU), Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia (ISOA), Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular (Ceseep), Visão Mundial, Aliança de Batistas do Brasil.

A Campanha da Fraternidade de forma ecumênica acontece a cada cinco anos. A primeira aconteceu no ano de 2000, e teve como tema “Dignidade humana e paz”, e o lema escolhido foi: “Novo milênio sem exclusões”. Em 2005, em sua segunda edição, a campanha falou sobre “Solidariedade e paz”, com o lema: “Felizes os que promovem a paz”. No ano de 2010, o tema foi “Economia e Vida”, com o lema “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro”.

Marco Antonio Erbeta
Diocese de Limeira