Em Limeira, Prefeitura e Igreja Católica anunciam parceria no combate à dengue
Publicado em: 10/02/2018

As ações de combate contra o mosquito da dengue ganharão um reforço significativo nos próximos dias na cidade de Limeira. O prefeito Mario Botion e o bispo Dom Vilson Dias de Oliveira anunciaram, em coletiva de imprensa na tarde desta sexta-feira (9), uma parceria entre a prefeitura e a Diocese de Limeira com a finalidade de intensificar os trabalhos de prevenção no município. Com a iniciativa, as 25 paróquias da cidade contribuirão no processo de conscientização da população visando a eliminação de eventuais criadouros do mosquito da dengue.

O prefeito Mario Botion destacou que a parceria com a Igreja Católica é importante devido à presença maciça da instituição nas mais diferentes regiões da cidade. “Estamos buscando o apoio da comunidade como um todo, e a Igreja Católica certamente será uma importante multiplicadora da mensagem que precisamos transmitir aos cidadãos”, disse.

De acordo com o Botion, a parceria faz parte das ações adotadas pelo governo para intensificar e ampliar o trabalho realizado desde o início da gestão no combate contra as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como dengue, chikungunya e zika. “Desde o início da nossa gestão, estamos buscando intensificar o trabalho de prevenção que já era realizado na cidade. Estamos ainda cuidando dos espaços próprios do município, solicitando que aos prestadores de serviço aumentem a equipe para ampliar o trabalho de zeladoria”, ressaltou.

O bispo diocesano Dom Vilson disse que a parceria é importante para combater o avanço da dengue no município. “Estamos felizes por essa parceria com a prefeitura. Se não fizermos um trabalho preventivo, poderemos ter um avanço da dengue. A Igreja Católica estará de portas abertas para as ações que visem políticas públicas de saúde.”

Estado de alerta

Até a tarde desta sexta-feira, de acordo com os dados epidemiológicos, a cidade de Limeira tem apenas um caso de dengue confirmado no município neste ano. No entanto, a Avaliação de Densidade Larvária (ADL) no mês passado em Limeira constatou um índice larvário (número de larvas por 100 imóveis) de 2,7. Com o último levantamento, o município entrou em estado de alerta para a proliferação de doenças transmitidas pelo Aedes, como dengue, chikungunya, zika e febre amarela.

A chefe da Divisão de Zoonoses, Pedrina Aparecida Rodrigues Costa, falou que as ações de combate ao mosquito da dengue envolvem todas as secretarias da administração municipal, incluindo a Secretaria de Educação, que tem um papel fundamental para levar as informações também aos alunos das escolas municipais.

“A nossa realidade favorece, e muito, a proliferação do vírus da dengue devido às rodovias que passam pelo município, o deslocamento de pessoas e a ocorrência de chuvas, aumentando o número de criadouros”, falou.

Pedrina ressaltou que, apesar da cidade ter apenas um caso confirmado neste ano, é necessário observar o índice larvário e tomar providências para prevenir e eliminar os focos do mosquito.

Segundo o levantamento da Zoonoses, no ano passado, 346,1 mil imóveis foram visitados por agentes do município. As inspeções encontraram cerca de 3 mil recipientes que poderiam abrigar um foco do mosquito da dengue. Do total desses recipientes, cerca de 58,6% poderiam ser removidos ou alterados para evitar a proliferação.

O prefeito, no entanto, disse que o estado de alerta não significa pânico. “Mas importante que estejamos atentos a esses dados para que ações e parcerias com a comunidade, como a Igreja Católica, lembrem a população do combate e dos cuidados necessários para evitarmos doenças transmissíveis pelo Aedes”, disse.

Paulo Silas
Prefeitura Municipal de Limeira