Campanha da Fraternidade é lançada oficialmente na Diocese de Limeira
Publicado em: 15/02/2018

Autoridades chamam a atenção para a necessidade de políticas públicas no combate à violência social

O aumento dos índices de violência no Brasil nos últimos anos chamou a atenção da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que volta a refletir (já havia feito na década de 1980) o tema da violência social na Campanha da Fraternidade.

“Fraternidade e Superação da Violência”, com o lema “Vós sois todos irmãos (Mt 23,8)”, pede um despertar de todos para a violência no Brasil na atualidade. Uma violência que é aplicada de várias formas às diferentes camadas sociais.

O lançamento oficial da campanha na diocese de Limeira foi feito por dom Vilson Dias de Oliveira, DC - bispo diocesano, na tarde desta quinta-feira, 15, na catedral Nossa Senhora das Dores, em Limeira, na presença do clero diocesano, seminaristas e autoridades locais.

Em seu discurso, dom Vilson destacou que o combate à violência se dá com a instalação de uma cultura de paz, mas “para isso é preciso que haja uma ampla consciência das autoridades competentes no sentido de criar políticas públicas que favoreçam o combate a violência nas diferentes esferas”.

Dom Vilson também falou que o tema da Campanha da Fraternidade reflete os vários tipos de violência encontrados na sociedade. ‘Hoje, basta ligamos uma TV, um rádio ou abrirmos um site de notícias para nos depararmos com notícias sobre algum tipo de violência. Violência contra as mulheres, violência racial, contra crianças, jovens, idosos... sem deixar de lembrar dos elevados números de roubos, furtos e homicídios que nos assustam diariamente. Isso merece nossa reflexão”, disse.

Dom Vilson ainda destacou a corrupção, a intolerância religiosa e a violência contra os negros, que em 2011, entre 28 mil jovens assassinados, quase 20 mil eram jovens negros, um dado alarmante, segundo ele.

O prefeito Municipal de Limeira - Mário Botion, que também esteve no evento, disse que “A Campanha da Fraternidade é um desafio para a sociedade e uma oportunidade para que, através de políticas públicas, possamos minimizar os problemas com a violência, em suas diferentes formas. Certamente é um período de reflexão profunda”, concluiu.

O Assessor de Campanhas da Diocese de Limeira – pe. Luis Fabiano Canatta, também lembrou da necessidade da união de forças para o combate a violência e na implantação de uma cultura de paz. Pe. Luís Fabiano destacou o cartaz da campanha, que mostra um grupo de pessoas de mãos dadas, significando que o caminho para superar a violência é a união e a fraternidade entre as pessoas de diferentes grupos sociais.

Durante a Campanha da Fraternidade a Igreja pretende executar ações de conscientização de combate a violência e inserção de uma cultura de paz.

Entre as ações estão:

– Inserir na comunidade o tema da paz em sua liturgia e oração

– Articular por meio do Ecumenismo e do diálogo inter-religioso, momentos de oração pela paz em lugares simbólicos.

– Conhecer as realidades próximas da comunidade que apresentem conflitos, para um discernimento sobre as melhores soluções e contribuições possíveis.

– Acompanhar famílias, jovens, grupos de bairros rivais, escolas com incidência de conflitos em vista de superá-los.

– Incluir o tema da superação da violência nos programas de formação para a Iniciação Cristã, Catequese e Pastoral Juvenil.

– Promover uma Pastoral Familiar capaz de ajudar cada família a superar os problemas da violência doméstica.

– Utilizar os meios de formação como homilia, catequese, encontros, cursos, escolas da fé, para aprofundar temas relativos à superação da violência, a fim de atingir as pessoas que participam da vida da comunidade cristã.

Fraternidade e superação da violência indica um caminho, uma provocação para que todos sejam “construtores da paz e gestores da fraternidade”.

Entre as autoridades presentes no lançamento da Campanha da Fraternidade 2018, estavam o Major do 36º Batalhão de Limeira - Carmo Augusto de Oliveira Vasques, o presidente da Câmara Municipal de Limeira – vereador José Roberto Bernardo, o Vigário-geral da Diocese de Limeira – pe. Júlio Barbado, o cura e pároco da catedral - pe. Benedito Tadeu Rosa, além de demais padres e convidados.

Marco Antônio Erbeta

Diocese de Limeira