Dom Giovanni d Aniello, Núncio Apostólico no Brasil, confirma visita à Diocese de Limeira

“Bendito aquele que vem em nome do Senhor” (Lc 13,31-35)

Na tarde desta quarta-feira, 21 de fevereiro, dom Vilson Dias de Oliveira, DC, bispo diocesano de Limeira, recebeu a notícia da confirmação da visita do Núncio Apostólico no Brasil, dom Giovanni d'Aniello, à Diocese de Limeira, nos dias 20 e 21 de outubro.

A confirmação foi feita a dom Vilson pelo próprio dom Giovanni, através de uma ligação.

Esta é a segunda vez que a diocese de Limeira recebe a visita de um Núncio Apostólico. A primeira vez ocorreu há 41 anos, em junho de 1976, por ocasião da instalação da diocese e ordenação de dom Tarcísio Ariovaldo do Amaral, 1º bispo Diocesano de Limeira.

Dom Giovanni tem 63 anos e nasceu em Aversa (Itália). Foi ordenado sacerdote em dezembro de 1978. É doutor em Direito Canônico. Ingressou no Serviço Diplomático da Santa Sé em 1983, tendo desempenhado a sua atividade junto às Representações Pontifícias do Burundi, Tailândia, Líbano, Brasil e Seção para as Relações com os Estados da Secretaria de Estado, no Vaticano. Foi nomeado Núncio Apostólico na República Democrática do Congo, em 2001, e em 2010, foi transferido para a Tailândia e Camboja. Em fevereiro de 2012, o papa Bento XVI nomeou dom Giovanni d'Aniello para o cargo de núncio apostólico no Brasil, em substituição a dom Lorenzo Baldisseri.

O convite para dom Giovanni vir à Diocese de Limeira partiu de dom Vilson, em abril do ano passado.

Para dom Vilson, que recebeu a notícia com muita alegria, a vinda do Núncio Apostólico à diocese de Limeira é motivo de festa para todos os diocesanos, que tem a oportunidade, neste Ano do Laicato, de receber o representante do papa. “É um momento festivo para todos nós. O Núncio Apostólico, dom Giovanni, representa nosso contato com o Papa Francisco. Ele vem apresentar o que diz o papa para nós. É nossa proximidade com o Santo Padre, sucessor de Pedro”, disse.

Os detalhes da visita ainda estão sendo vistos, mas já está definido que dom Giovanni visitará a cidade de Limeira no dia 20//10 e Americana no dia 21/10.

Na programação da visita à diocese, estão previstas missas na catedral Nossa Senhora das Dores, em Limeira, e na Basílica Santuário Santo Antônio de Pádua, em Americana, encontros com o clero, leigos e seminaristas, visitas ao Centro Diocesano de Limeira (CDL) e à Cúria Diocesana.

Os detalhes da programação serão divulgados nos próximos meses.

Núncio Apostólico

O núncio apostólico representa um alto nível das missões diplomáticas da Santa Sé, equivalente a uma embaixada, sendo, portanto, como um embaixador da Santa Sé no país a que foi designado.

Um núncio apostólico ou núncio papal é um representante diplomático permanente da Santa Sé que exerce o posto de embaixador. Representa a Santa Sé perante os Estados (e perante algumas organizações internacionais) e perante a Igreja local. Costuma ter a dignidade eclesiástica de arcebispo. Normalmente reside na Nunciatura Apostólica, que goza dos mesmos privilégios e imunidades que uma embaixada.

Marco Antônio Erbeta
Clayton Padovan