Pe. Antônio Luís retorna em missão à Diocese de São Gabriel da Cachoeira, AM
Publicado em: 04/04/2018

Durante a Missa da Unidade (Santos Óleos), celebrada na Quinta-feira Santa, 29, na catedral Nossa Senhora das Dores, em Limeira, aconteceu o envio missionário do pe. Antônio Luís Fernandes à Diocese de São Gabriel da Cachoeira, AM.

Pe. Antônio Luís, que ficará por três anos trabalhando no norte do Brasil, através do Projeto Missionário dos regionais Sul 1 e Norte 1 da CNBB, irá servir junto aos povos Indígenas e Ribeirinhos da Amazônia, na cidade de Barcelos.

O envio do pe. Antônio Luís foi feito por Dom Vilson Dias de Oliveira, DC, bispo diocesano de Limeira. Com o envio de um padre em missão ao Amazonas, a Diocese de Limeira estende sua mão solidária às dioceses que passam por necessidades, atendendo, assim, a solicitação do bispo de São Gabriel da Cachoeira, Dom Edson Damian.

Dom Vilson destacou a importância de envio de padres para a Região Norte. Para ele, “é fundamental que as dioceses que têm condições, possam enviar padres em missão para as regiões mais necessitadas. Um ato de amor e solidariedade ao próximo, que cumpre seu papel de evangelização”, disse.

Esta não é a primeira vez que o pe. Antônio Luís Fernandes vai em missão ao Amazonas. Em 2013, ele também foi enviado em missão à Diocese de São Gabriel da Cachoeira, retornando à Diocese de Limeira em 2016. Atualmente, padre Antônio Luís exercia seu ministério sacerdotal como pároco da Paróquia Santa Luzia, de Nova Odessa, SP.

A diocese de São Gabriel da Cachoeira fica a 850 quilômetros de Manaus, fazendo fronteira com a Colômbia e a Venezuela. Possui 23 etnias indígenas diferentes e 18 línguas faladas pelos povos locais. Na região, o trabalho missionário de catequese com os indígenas é feito com a enculturação do Evangelho, iniciando a população local à vida cristã.

Entrevista –  Pouco antes de embarcar para São Gabriel da Cachoeira, padre Antônio Luis concedeu uma entrevista para o site do Regional Sul 1 da CNBB.

Conte um pouco de onde nasceu o desejo de ser um padre missionário?

Já conhecia o Projeto desde a sua fundação e sempre alimentei o desejo de fazer experiência missionária no Amazonas. Lembrei-me disso quando, minha mãe conta que na minha infância, eu brincava em celebrar missa e sempre dizia que estávamos no Amazonas. Imagina o que uma criança sabia do Amazonas, o que sabia era apenas o que ensinava na escola.

A missão na Amazônia será a primeira que o senhor realiza? Se não, conte um pouco sobre as demais?

Não. Eu já estive em São Gabriel da Cachoeira em 2013, fiquei dois anos, mas depois por motivo de saúde fui para a Arquidiocese de Manaus e fiquei um ano na capital. Voltei para a minha diocese de origem (Diocese de Limeira) para fazer um tratamento. E agora apareceu esta urgência da diocese de São Gabriel, atendendo o convite feito pelo bispo de São Gabriel da Cachoeira, Dom Edson Damian.

Como disse anteriormente, já tive esta experiência e sempre achei muito importante está iniciativa do Regional Sul 1. É um testemunho do Regional Sul 1 a Igreja na Amazonia. Um Regional tão rico como nosso, não só do ponto de vista financeiro, mas do ponto de vista geográfico, da quantidade das Igrejas, dioceses, da quantidade de vocações e da possiblidade de serviço que cada um de nós prestamos, por isso achei que poderia contribuir com esta missão também.

Como foi o convite de voltar a trabalha na Amazônia. O senhor pode fazer um breve resumo?

O contato foi feito através do bispo de São Gabriel, Dom Edson Damian com o bispo da minha diocese de Limeira, Dom Vilson, onde ele expressava o desejo que algum padre fosse enviado para lá. Então sugeriram meu nome, porque já conhecia aquela região e isto ajuda muito o fato de já conhecer a região e isso diminua um pouco as distâncias na hora da evangelização. Depois de consultado, pensei e rezei. E posso dá minha pequena contribuição à Igreja no Amazonas.  Dentro desta perspectiva, que agora estarei servindo novamente nesta diocese com a graça de Deus!

Marco Antônio Erbeta

Diocese de Limeira