Carta da Comissão Diocesana de Bens Culturais Eclesiásticos aos padres e diáconos
Publicado em: 19/06/2018

Limeira, 19 de junho de 2018.

Estimados Presbíteros e Diáconos Diocesanos,

Tendo em vista a urgência na gestão, preservação, valorização e recuperação da memória e da história da caminhada evangelizadora da Diocese de Limeira, bem como no devido assessoramento em obras de construção, reforma, reambientação e restauro de templos dispersos em nossa circunscrição eclesiástica, com as devidas licenças, comunicamos a reformulação da Comissão Diocesana de Bens Culturais Eclesiásticos (antiga Comissão para a Preservação e Cuidado dos Bens Culturais).

A presente Comissão constituiu-se como um órgão consultivo do Ordinário Diocesano estando organizada em duas subcomissões, de acordo com suas áreas de atuação:

- Subcomissão Arquitetura: responsável por examinar os projetos, pedidos e demandas referentes a obras de construção, restauros, reformas e reambientações de templos.

- Subcomissão Bens Culturais: responsável por propor políticas e ações de salvaguarda dos bens culturais eclesiásticos, sejam móveis, integrados, imóveis e imateriais.

A Comissão será sempre coordenada por um padre, membro do clero diocesano, e assessorada por profissionais das diversas áreas de atuação do órgão, sejam internos ou externos à Diocese de Limeira. O mandato será de 2 (dois) anos e poderá ser renovado por um segundo biênio consecutivo. Os membros se reunião esporadicamente, em sua completude ou de acordo com as subcomissões, para a discussão de temas específicos da Comissão ou responder demandas externas.

Tendo em vistas as atribuições vinculadas ao organismo, solicitamos aos senhores padres e diáconos que, a partir de agora, encaminhem suas demandas de projetos nos templos (sejam de novas construções ou de reformas, reambientações ou restauros), bem como de restauro de obras (bens móveis e integrados), antes de realizarem, para a análise do colegiado da Comissão, o qual emitirá parecer ao senhor bispo diocesano. Tais solicitações devem ser enviadas em papel ou digitalmente (e-mail: bensculturais@diocesedelimeira.org.br), endereçadas ao assessor eclesiástico da Comissão, Pe. Carlos Alberto da Rocha.

Cabe também à Comissão a gestão do Inventário de Bens Culturais Eclesiásticos, em curso em nossa Diocese, o qual se ampara nas normativas do Código de Direito Canônico (cânon 1283), bem como nas da Pontifícia Comissão para os Bens Culturais da Igreja, a qual explicita a responsabilidade da Igreja em relação ao patrimônio cultural eclesiástico como parte integrante do seu ministério.

Tendo em vista a necessidade e a urgência desta inciativa, comunicamos que este inventário se torna, a partir de agora, uma atividade obrigatória nas paróquias de nossa diocese. Vale ressaltar que este inventário tem caráter diferente daquele que envolve bens temporais.

Em breve, encaminharemos um cronograma com as datas das oficinais de formação, para as quais os senhores padres e/ou diáconos deverão encaminhar leigos que estarão responsáveis por estas atividades. Se possível, pedimos para que já comecem a constituir, entre os paroquianos, equipes para este fim. Todos os procedimentos serão passados nas oficinas.

Desde já, contamos com a sensibilização, colaboração e compreensão dos senhores, certos de que será mais um momento valoroso nesta nossa caminhada diocesana. Reiteramos nossa posição de aconselhamento, colocando-os sempre à disposição para quaisquer demandas.

Fraternalmente em Cristo, nossa Paz!

Dom Vilson Dias de Oliveira, DC
Bispo Diocesano de Limeira, SP