Pe. Danilo Rodrigues é nomeado novo Reitor do Seminário Maior São João Maria Vianney
Publicado em: 28/06/2018

Na manhã desta quinta-feira (28/06), Dom Vilson Dias de Oliveira, DC, bispo diocesano de Limeira, em reunião com o Conselho Episcopal, comunicou oficialmente o nome do novo Reitor do Seminário Maior São João Maria Vianney, da Diocese de Limeira: Pe. Danilo Rodrigues.

Pe. Danilo assume, a partir do dia 15 de julho, a função exercida até então pelo Pe. Odirlei Marangoni, pároco da paróquia Santa Catarina de Sena, de Americana.

Com a nomeação para reitor do seminário, Pe. Danilo deixa de exercer seu ministério presbiteral como pároco da paróquia Santa Luzia, de Limeira, assumindo um novo desafio em sua caminhada presbiteral.

Além de estar à frente do seminário diocesano, Pe. Danilo fará nos próximos meses um aperfeiçoamento de seus estudos de teologia, como aluno doutorando da PUC-Campinas.

Pe. Danilo foi ordenado presbítero, no dia 16 de dezembro de 2012, na Basílica Santuário Santo Antônio de Pádua, na cidade de Americana, por Dom Vilson Dias de Oliveira, DC. No dia 18 de dezembro do mesmo ano foi nomeado pároco da Paróquia Santa Luzia, de Limeira, e apresentado para a comunidade no dia 27 de janeiro de 2013, onde permanece até hoje.

Sobre o Pe. Danilo Rodrigues

Antes de completar seus 16 anos, Pe. Danilo Rodrigues ingressou no Seminário Redentorista Santo Afonso, na querida cidade de Aparecida. Lá morou por 5 anos, terminando seus estudos do ensino médio. Fez o Seminário Propedêutico se preparando para o curso de Filosofia na Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

No ano de 2006 iniciou seus estudos na faculdade de Filosofia, concluindo o curso no ano de 2008 quando redigiu sua monografia com o tema: “O Amor em Platão e Agostinho – Confluências e divergências.” Em 2009 iniciou os estudos na faculdade de Teologia e os concluiu no ano de 2012 redigindo a monografia temática: “Esperança: elemento fundamental na escatologia de Jürgen Moltmann.”

No ano de 2017 – Adquiriu o título de Mestre em Ciências da Religião Pela Pontifícia Universidade de Campinas – defendendo a tese com o título “Da vida desperdiçada para a afirmação da vida: a contribuição da espiritualidade cristã moltmanniana para a vida humana na era contemporânea".

Sua vida pastoral iniciou-se cedo. Foi catequista e voluntário na Pastoral da Criança em sua paróquia de origem – Nossa Senhora de Lourdes – Limeira. Nesta paróquia fez grandes amizades às quais o ajudaram muito na caminhada e discernimento vocacional.

No ano de 2007 – seu trabalho pastoral foi na cidade de Iracemápolis na paróquia Jesus Crucificado com o então pároco Pe. Edson Adélio Tagliaferro. Tempo de muita alegria no serviço com os catequistas e com a Pastoral da Juventude paroquial. Pe. Edson foi quem revestiu a estola e a casula no dia da sua ordenação presbiteral.

Em 2009 foi transferido para a cidade de Engenheiro Coelho para estagiar na paróquia São Pedro com o Pe. Odirlei. Nesta paróquia trabalhou junto com as crianças da catequese, crisma e coroinhas. Pe. Odirlei foi quem o revestiu no dia de sua ordenação diaconal.

Sendo seminarista da Congregação do Santíssimo Redentor, fez missões em muitos estados do País: Amazonas, Ceará, Bahia, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e São Paulo. Tempo em que conheceu diversas religiosidades e até mesmo a sensibilidade e amor do povo sofrido.

Limeira, 28 de junho de 2018.

Marco Antônio Erbeta
Diocese de Limeira