Dom Tarcísio participa de encontro diocesano da Pastoral da Educação em Limeira
Publicado em: 06/07/2018

“O compromisso manifestado pelos participantes trouxe muita esperança para a caminhada de leigos e leigas comprometidos com o ambiente educativo como espaço de missão da Igreja”, afirma bispo referencial da Pastoral Educação

Aconteceu em Limeira (SP), no dia 23 de junho , o Encontro Diocesano da Pastoral da Educação. O bispo de Santos, Dom Tarcísio Scaramussa e Bispo referencial da Pastoral da Educação do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, que compreende as dioceses existentes no Estado de São Paulo esteve presente no encontro.

O evento teve como tema “Educação: Família e Escola”, contando com a presença de mais de 50 participantes, entre eles, membros da pastoral, educadores atuantes nas escolas do Município e também católicas. O encontro foi uma iniciativa da equipe local.

A programação contou com explanação sobre o tema. Foram realizadas também atividades em grupo para lidar com os problemas atuais acerca da educação e importante momento de conhecimento, reflexão e espiritualidade, que foi conduzido pelo Padre Evandro José Lopes. No encontro, foi presidida uma missa.

Para Dom Tarcísio, o tema, “Educação: família e escola”, foi muito oportuno, pois é preciso refazer o pacto educativo entre estas duas instâncias fundamentais da educação, a família e a escola.

Em entrevista ao site do episcopado paulista, dom Tarcísio Scaramussa comentou que o encontro serviu para colocar em pauta assuntos importantes da educação.“Partindo da realidade atual das crianças, adolescentes e jovens, onde se constata uma emergência educativa, aprofundamos os desafios para a educação, com base nos estudos da UNESCO e nos documentos da Igreja, destacando a necessidade de uma educação integral. Aos pilares da UNESCO, “Aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver, aprender a ser”, vimos a necessidade de acrescentar outros, como, “aprender a discernir a vontade de Deus, aprender a amar, aprender a ser lúcido, aprender a cuidar da terra”, pontuou.

Ainda de acordo com o bispo, “o compromisso manifestado pelos participantes trouxe muita esperança para a caminhada de leigos e leigas comprometidos com o ambiente educativo como espaço de missão da Igreja. O clima foi de intensa participação e partilha, reforçando a atuação dos educadores que acreditam na força da educação para o crescimento das pessoas”.

O encontro foi realizado na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, no bairro da Vila Labak, em Limeira (SP).

A missão da Pastoral da Educação – “A Pastoral da Educação brota de Jesus Cristo e se volta para Ele e para o Reino do Pai. Jesus Cristo é nossa razão de ser, origem do nosso agir no Mundo da Educação. Nosso planejamento pastoral nos coloca a partir de Jesus Cristo, na força do Espírito Santo, como Igreja discípula missionária, profética e misericordiosa, alimentada pela Palavra de Deus e pela Eucaristia, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, para que todos tenham vida, rumo ao Reino definitivo”. Essa é a missão assumida pela Pastoral da Educação do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Por Renato Papis, do Regional Sul 1