Encontro Diocesano da Pastoral da Saúde acontece neste Domingo, dia 04
Publicado em: 31/10/2018

Acontece neste Domingo, dia 04 de novembro, a partir das 13h30 no CDL (Centro Diocesano de Limeira) no Prédio do Refeitório, endereço: Rodovia João Tosello – SP 147 – Km 103 – Limeira, SP, onde acontecerá o Encontro Diocesano da Pastoral da Saúde. O Encontro é voltado para os agentes da Pastoral da Saúde que fazem um bonito trabalho de visitação aos enfermos e às famílias que passam pela experiência da doença.

A ideia é celebrar o Ano do Laicato e o protagonismo leigo na Pastoral da Saúde, uma vez que as palestras serão ministradas por leigas que atuam na Pastoral. O tema principal do Encontro ficará por conta da palestra “Ansiedade e depressão: como acompanhar pastoralmente esses casos”, com a psicóloga Dra. Glória Maria Teixeira Sastre, leiga atuante na Arquidiocese de Campinas. Também será trabalhado “Como visitar doentes na UTI: humanização, questões médicas e pastorais” com a Dra. Andrea Calhau de Mattos – leiga da cidade de Americana.

De acordo com o assessor diocesano da Pastoral da Saúde da Diocese de Limeira, pe. Arlindo José Vicente Jr., esse tema principal foi escolhido durante as reuniões periódicas que são feitas pela Comissão Diocesana da Pastoral da Saúde: “A depressão está muito presente na vida das famílias que são visitadas e assistidas pela Pastoral da Saúde. E a nossa Comissão identificou isso por meio da escuta dos agentes. Trabalhando esse tema no Encontro, é uma forma de ajudarmos as nossas famílias que passam por essa difícil experiência”. Em 2.017, o Encontro foi realizado na cidade de Leme e reuniu mais de 562 pessoas. Em 2.018, esperamos mais de 500 agentes e por isso transferimos o Encontro para o CDL para melhor acolher os participantes.

Quem pode participar?

Convidamos todos os agentes da Pastoral da Saúde da Diocese de Limeira; Ministros extraordinários da Eucaristia que também visitam os enfermos; Catequistas, Padres, Religiosos e Religiosas, seminaristas, leigos e leigas interessados no assunto.

Inscrição

Para participar no Encontro pedimos a gentileza de fazer a sua inscrição antecipada: procure o coordenador da Pastoral da Saúde da sua Paróquia; ou envie um e-mail para pastoraldasaudelimeira@gmail.com ou ainda pelo telefone (19) 3554-8227 (Paróquia São José Operário), solicitando sua ficha de inscrição. No dia do Encontro, é só levar essa ficha preenchida e entrega-la na entrada, na acolhida. O Encontro é totalmente gratuito.

Programação do Encontro

13h30: Acolhida / Oração Inicial

14h: Palestra 1: “Ansiedade e depressão: como acompanhar pastoralmente esses casos” – Dra. Glória Maria Teixeira Sastre, psicóloga

15h: Intervalo para café / partilha de experiências | 15h30: Diálogo e questões da Palestra 1

15h45: Palestra 2: “Como visitar doentes na UTI: humanização, questões médicas e pastorais” – Dra. Andrea Calhau de Mattos e pe. Arlindo José Vicente Jr.

16h15: Avisos da Comissão Diocesana da Pastoral da Saúde | 16h30: Celebração de Encerramento e Envio

Fonte: Comissão Diocesana da Pastoral da Saúde
End. Facebook: https://www.facebook.com/pastoraldasaudediocesedelimeira/videos/244982059506588/