2º Domingo do Advento - ANO C
Publicado em: 06/12/2018


“A salvação é oferta da ação misericordiosa de Deus para todas as nações

Leituras: Baruc 5, 1-9; Salmo 126 (125), 1-2ab.2cd-3.4-5.6 (R/3); Carta de São Paulo aos Filipenses 1, 4-6.8-11; Lucas 3, 1-6. (O precursor)

COR LITÚRGICA: ROXA

Animador: Nesta páscoa semanal de Jesus somos chamados pela voz de João Batista a endireitarmos os caminhos para a vinda do Senhor. É preciso reconhecer que andamos, ainda, por estradas tortuosas de injustiça, corrupção e brutal violência que paralisam e consomem nossas energias. Somos motivados a nos deixar guiar pelo Senhor e contemplar a sua salvação.

ANTÍFONA DE ENTRADA: Povo de Sião: eis o Senhor que vem salvar os homens. O Senhor fará ouvir a sua voz majestosa na alegria dos vossos corações.

Não se diz o Glória.

ORAÇÃO DO DIA: Concedei, Deus omnipotente e misericordioso, que os cuidados deste mundo não sejam obstáculo para caminharmos generosamente ao encontro de Cristo, mas que a sabedoria do alto nos leve a participar no esplendor da sua glória. Ele que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

T.: Amém.

1. Situando-nos

O segundo domingo de Advento se apresenta com um forte apelo à conversão, à renovação de vida, de transformação de tudo o que dificulta a chegada do Senhor em nosso coração e à nossa comunidade de fé. Uma convocação que vem do deserto de nossa realidade, pela voz de João Batista: “Preparai os caminhos do Senhor”!

Uma sincera e cotidiana conversão ao projeto de Deus se impõe no Advento. Pois andamos por estradas tortuosas de injustiça, corrupção, institucionalizadas e brutal violência que amortecem e consomem nossas energias.

O Advento comporta mobilização por parte das pessoas em dupla direção: o Senhor vem nos visitar e precisamos ir ao seu encontro para acolhê-lo. Em segundo lugar, preparar-se para a chegada do Senhor, supõe ir ao encontro dos irmãos e das irmãs de caminhada com ações concretas em favor de quem mais precisa de nós.

O Senhor vem para salvar e alegrar as nações. Vem dar novo rumo aos nossos passos no caminho que é Ele mesmo e nos ajudar a fazer de nossa terra, uma “Casa Comum”.

2. Recordando a Palavra

Joao Batista, o precursor do Filho de Deus, entra em cena. Ele é identificado, como filho do sacerdote Zacarias. O evangelista Lucas, para falar da missão do Filho de Deus, começa falando do seu precursor Joao Batista que se apresenta vindo do deserto, passando pela bacia do Jordão, pregando um Batismo de arrependimento e de perdão. Ele é a voz que clama no deserto: “Preparai os caminhos do Senhor!”

O Precursor é enquadrado num tempo histórico e com suas personagens bem definidas. Lucas sugere, assim, que esta aventura do Deus que vem ao encontro dos seres humanos para lhes revelar que o projeto de salvação e de felicidade não é uma lenda, mas é uma história concreta, com acontecimentos concretos, que podem ser ligados a um determinado momento histórico e a uma terra concreta.

Joao Batista proclama um batismo de conversão. Sugere uma mudança radical (metanoia) na forma de pensar e de agir. Para acolher o Messias que está para chegar, necessária se faz a conversão que se traduza numa reorganização da vida, das prioridades e dos valores. O Messias encontra acolhida nos corações e nas comunidades autenticamente convertidas (*Evangelho).

Baruc apoia-se no profeta Isaías para uma pregação de esperança. Mudar a veste simboliza o começo da libertação. Deus comunica sua justiça a Jerusalém e sua glória será a glória do Eterno. Deus vai mudar-lhe o nome – “Paz-da-Justiça, Glória-da-Piedade”. Deus mesmo “ordenou que se abaixassem todos os altos montes e as cólicas eternas, e se enchessem os vales, para aplainar a terra, a fim de que Israel caminhe com segurança”. Ele é muito misericordioso e cheio de justiça! Sua bondade é maior que todas as crises e tragédias humanas.

O Salmo 125 (126) é ação de graças que brota da memória da libertação do exílio. ”Maravilhas fez conosco o Senhor, exultemos de alegria!”. A intensa alegria foi germinada qual semente lançada na terra. O Senhor revela seu amor misericordioso de modo que até quem não tem fé pode reconhece-lo.

A Carta aos Filipenses começa com um hino de ação de graças entremeado com súplica, num tom afetuoso e cordial expressando os sentimentos do apóstolo. Alegria, carinho, saudade e confiança estão presentes no relacionamento de Paulo com a comunidade. Ele reza para que a comunidade cresça no amor, à luz do conhecimento, da sensibilidade e do discernimento nas escolhas, para que no dia da vinda do Senhor, seja encontrada pura, limpa e carregadas com os frutos da justiça.

3. Atualizando a Palavra

Neste domingo, acendemos a segunda vela da Coroa do Advento, como sinal da conversão que estamos vivenciando.

Na missão de precursor do Messias, figura central do Advento, João nos convida a endireitar a vida em fidelidade ao projeto de Deus. Por sua coragem, sua pobreza radical, pela vida contemplativa e pela experiência de Deus no deserto, João Batista nos chama à conversão para que toda a humanidade “veja a salvação de Deus”.

Preparar o caminho do Senhor é apelo urgente a uma conversão que elimine o egoísmo, que destrua os mecanismos de injustiça e de opressão, que desamarre as correntes que aprisionam os seres humanos ao mal e ao pecado. Preparar o caminho do Senhor significa dar novo rumo à vida, de forma que Deus e os seus valores ocupem o primeiro lugar no coração e nas nossas prioridades, escolhas e ações.

Conversão não é feita de belas intenções e palavras. Ela passa pelo estilo diferente de viver, pelas decisões concretas. Consiste em “endireitar” hábitos, atitudes, ações, sentimentos e pensamentos. Aplainar as incoerências entre o pensar, o falar e o agir; o jeito de ser e viver e as exigências evangélicas do amor solidário, da justiça e da fé amadurecida e concreta. Conversão não é apenas um assunto particular entre “eu e Deus”. Convertemo-nos a Deus, às outras pessoas e à “Casa Comum de toda humanidade” (a Criação).

É dentro de nossa realidade concreta que Deus nos chama a viver seu projeto, a “vestir o manto da justiça e da misericórdia”, a deixar as marcas de nossa passagem, respondendo ao apelo do Espírito.

Sua palavra hoje questiona a nossa vida pessoal, critica o jeito da sociedade se organizar, exige que se trabalhe pela justiça, pelo direito de todos, preparando a chegada do Reino de Deus. “Os misericordiosos não têm motivo de temer o julgamento, quando o Senhor vier revestido de sua glória” (Tg 2,13).

4. Ligando a Palavra com a ação litúrgica

Nesta celebração, o Senhor vem ao nosso encontro. Sua vinda transforma o hoje em Dia do Senhor. Ele está no meio de nós, “agora e em todos os tempos” presente em cada pessoa humana, como rezamos no prefácio II deste tempo.

Continuamos a ser instruídos pela sabedoria do Verbo, a Palavra do Pai que nos abre para a conversão e nos faz participantes da plenitude de sua vida.

Já na oração do dia, suplicamos ao Pai, que nada nos impeça de correr ao encontro do Filho e Ele nos ajude a participar de sua vida.

Participando da ação eucarística renovamos a opção por Cristo, que escolheu a estrada estreita do amor e da justiça; assumimos a tarefa de aplainar as veredas acidentadas para que toda a pessoa veja a salvação de Deus.

Pela ação amorosa do Espírito, nos tornamos com Cristo pão para os irmãos, isto é, doando a vida para fazer crescer entre nós, o sorriso e a esperança, o amor e a justiça.

PRECES DOS FIÉIS

Presidente: Enquanto Deus é aquele que vem, nós somos aqueles que vão ao seu encontro. Por isso com confiança façamos nossos pedidos.

1. Vem Senhor, ilumina a tua Igreja, para que tenha sempre uma mensagem de esperança e otimismo. Peçamos:

Todos: (Cantado) Ó vem Senhor, não tardes mais, vem saciar nossa sede de paz.

2. Vem Senhor, ilumina nossos governantes, para que tenham sempre uma conduta ética, pautada pelo bem comum. Peçamos:

3. Vem Senhor, ilumina os tristes e desanimados, para que recuperem a alegria e a esperança. Peçamos:

4. Vem Senhor, ilumina nossa comunidade para que possa sempre andar pelos caminhos planos que levam a Ti. Peçamos:

(Outras intenções)

Presidente: Vivemos rodeados por montes e colinas, Senhor. Como fizestes ao teu povo, aplainai nosso chão para que caminhemos com segurança ao encontro do teu Filho Jesus, Ele que vive e reina contigo, na unidade do Espírito Santo.

Todos: Amém.

LITURGIA EUCARÍSTICA

ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS: Olhai benignamente, Senhor, para as nossas humildes ofertas e orações e, como diante de Vós não temos méritos, ajudai-nos com a vossa misericórdia. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

T.: Amém.

Monição da Comunhão: A comunhão do Corpo e Sangue de Jesus é dom precioso de Deus nosso Pai. Que a sua recepção seja o coroar do acolhimento da sua Palavra e o reconhecimento das suas promessas.

ANTÍFONA DA COMUNHÃO: Levanta-te, Jerusalém, sobe às alturas e vê a alegria que vem do teu Deus (Baruc 4, 36).

ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO: Saciados com o alimento espiritual, humildemente Vos pedimos, Senhor, que, pela participação neste sacramento, nos ensineis a apreciar com sabedoria os bens da terra e a amar os bens do Céu. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

T.: Amém.

RITOS FINAIS

Com.: Que o Senhor nos ajude a acolher a Palavra ao longo da vida e nos ensine a dar o justo valor às coisas e aos acontecimentos, para que, com vigilância permanente, continuemos fiéis a preparar com toda a confiança o advento quotidiano da salvação trazida por Cristo a todos os homens.

BÊNÇÃO FINAL:

Presid.: O Senhor esteja convosco.

T.: Ele está no meio de nós.

Presid.: Que o Deus onipotente e misericordioso vós ilumine com o advento de seu filho, em cuja vinda credes e cuja volta esperais, e derrame sobre vos as suas bênçãos.

T.: Amém!

Presid.: Que durante esta vida ele vos torne firmes na fé, alegres na esperança e solícitos na caridade.

T.: Amém!

Presid.: Alegrai-vos agora pela vinda do salvador feito homem, sejais recompensados com a vida eterna, quando vier de novo em sua gloria.

T.: Amém!

Presid.: Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai e Filho + e Espírito Santo.

T.: Amém.

Presid.: Em nome do Senhor, ide em paz e que o Senhor vos acompanhe.

T.: Graças a Deus.

Agenda de Dom Vilson para dezembro/2018

Dia 05/12 – Quarta-feira: Reunião do CAE da Diocese, às 19h30, em Limeira, SP.

Dia 06/12 – Quinta-feira: Missa de formatura do Centro Diocesano de Formação Teológica, às 19h30, na Catedral de Limeira, SP.

Dia 07/12 – Sexta-feira: Missa em ação de graças pela formatura dos seminaristas do curso de filosofia, às 20h, na Basílica Santo Antônio, em Americana, SP.

Dia 08/12 – Sábado: Missa e Crisma na Paróquia Santa Efigênia, às 19h00, em Limeira, SP.

Dia 09/12 – Domingo:  Missa e Crisma na Com. N. Sra. das Vitórias (Par. Imaculado Coração de Maria), às 10h00, em Limeira, SP.  Missa e Crisma na Paróquia São Cristóvão, às 19h00, na cidade de Limeira, SP.

Dia 12/12 – Quarta-feira: Missa e Crisma na Paróquia São José, às 19h30, em Conchal, SP.

Dia 13/12 – Quinta-feira: Reunião Geral do Clero, às 09h00, no Centro Diocesano de Limeira (CDL).

Dia 14/12 – Sexta-feira: Missa e Crisma na Paróquia N. Sra. Aparecida, às 19h30, em Pirassununga, SP.

Dia 15/12 – Sábado: Missa e Crisma na Paróquia N. Sra. do Rosário, às 19h00, em Limeira, SP.

Dia 16/12 – Domingo: Ordenação Sacerdotal, às 15h00, na Igreja Catedral de Limeira, SP.

Dia 19/12 – Quarta-feira: Missa e almoço no propedêutico, às 11h15, no Seminário menor.

Dia 20/12 – Quinta-feira: Missa e Crisma na Paróquia Rosa Mística, às 19h30, em Porto Ferreira, SP.

Dia 21/12 – Sexta-feira: Missa e Crisma na Paróquia Santo Antônio, às 19h30, em Cordeirópolis, SP.

Dia 22/12 – Sábado: Missa e Crisma na Paróquia N. Sra. Aparecida, às 18h30, em Americana, SP.

Dia 24/12 – Missa da Vigília na Basílica Santo Antônio de Pádua, às 14h00, em Americana, SP. Missa da Vigília na Catedral N. Senhora das Dores, às 20h00, Limeira, SP.

Dia 25/12 – Missa do Dia de Natal, às 07h00 em Pirassununga, SP, (em comunidade da paróquia Santo Antônio).