As Procissões Rituais da Celebração Eucarística Numa Dimensão Mistagógica – O que é uma Procissão

Olá amigos a amigas!

Acolho todos com alegria para mais uma reflexão sobre a nossa Sagrada Liturgia.

O primeiro passo em nossa abordagem sobre MISTAGOGIA NAS PROCISSÕES RITUAIS DA CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA, consiste em analisar o CONCEITO DE PROCISSÃO em seu aspecto antropológico bíblico e litúrgico.

ASPECTO ANTROPOLÓGICO DA PROCISSÃO

A procissão é um rito de significado universal. Possui um simbolismo e uma imagem.

a-) SIMBOLISMO: o gesto de “caminhar juntos”, corresponde a uma necessidade primordial daquela agregação e coesão que leva  o grupo a adquirir consciência. A oração feita durante o seu percurso ajuda no fortalecimento de sua unidade.

b-) IMAGEM: uma longa fila de pessoas que, avança lentamente rezando e cantando ou cortejo com todo o cerimonial, caminhando de forma uniforme, em homenagem a um personagem ou em sinal de alguma coisa sagrada.

Não andam só para chegar a algum lugar, mas para viver o caminho, a caminhada. Misturados na caminhada e unidos ao canto, os fiéis se sentem mais irmanados e mais envolvidos nos mesmos problemas.

Não é apenas caminhar juntos, mas:

• antes de partir, reúne-se em assembléia estruturada;
  • parte de determinado lugar, anda seguindo um regulamento preciso e dirige-se para meta bem definida;
  • lembra que somos peregrinos, que nossa permanência aqui na terra não é estável, mas transitória (Hebreus 13,14).

A procissão não é algo individualista, mas ato de comunhão. Por ser símbolo aberto, ao qual concede grande liberdade de adaptação e de criatividade, a procissão está incluída entre os símbolos mais expostos aos riscos de manipulação.

Até mais...

Pe. Ocimar Francatto