As Procissões Rituais da Celebração Eucarística numa dimensão mistagógica...
Publicado em: 14/02/2019


AS PROCISSÕES RITUAIS DA CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA NUMA DIMENSÃO MISTAGÓGICA – O QUE É UMA PROCISSÃO
ASPECTO BÍBLICO

Olá amigos e amigas!!

Com alegria estamos mais uma vez juntos para a nossa reflexão semanal da Sagrada Liturgia.

Estamos refletindo sobre a MISTAGOGIA NAS PROCISSÕES RITUAIS DA CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA, e dentro disso estamos vendo o CONCEITO DE PROCISSÃO, em seu aspecto antropológico bíblico e litúrgico.

Na semana passada vimos o conceito de procissão no seu aspecto antropológico, hoje vamos ver no aspecto  BÍBLICO.

AS PROCISSÕES NA BÍBLIA

São celebrações que inserem na história da salvação, que dão uma imagem da igreja peregrina e são sinais da sua realidade passada, presente e futura.

1. NO ANTIGO TESTAMENTO (PRIMEIRO TESTAMENTO)

1.1. AS PEREGRINAÇÕES A JERUSALÉM NAS FESTAS RELIGIOSAS

Não fala de um modo claro sobre estas procissões que faziam parte da liturgia do templo, porém os salmos 120 até 130 fazem alusão a estes momentos.

1.2. A CAMINHADA DO ÊXODO (Êxodo 14, 14-31)

Iniciada pela travessia do Mar Vermelho. Em meio às lutas o povo inicia sua caminhada pelo monte Sinai (Êxodo 16-18), onde Deus celebra a Aliança com o povo (Êxodo 19-24) e lhe entrega a Lei (Êxodo 25-40). Uma caminha que durou quarenta anos (Salmo 94, 10). Nos primeiros capítulos do Livro dos Números vemos como Deus organizou, com mínimos detalhes a procissão da saída do Egito.

1.3. A VOLTA DO EXÍLIO (2º ÊXODO)

Imensa peregrinação-procissão em que Iahweh caminha à frente do seu povo (Isaías 40,3; 52,12; Esdras 1, 8-11; Sl 125).

1.4. A TOMADA DE JERICÓ (Josué 6,1-26)

“Os guerreiros marcham à frente dos sacerdotes que tocavam as trombetas e o resto da multidão seguia atrás da arca, ao som das trombetas retumbantes” (Josué 6,9).

1.5. O TRANSPORTE DA ARCA PARA JERUSALÉM (2Samuel 6,12-19; 1Crônicas 15, 25 – 16,3)

 Está ligado, embora distante no tempo, à caminhada do êxodo de que constitui a conclusão. É a mais importante das procissões do Antigo Testamento. Vários salmos fazem referência a isso (Salmo 23; 67; 131; etc).

1.6. A PROCISSÃO DE NEEMIAS (Neemias 12, 27-43)

Ocorreu com a finalidade de fazer a dedicação dos muros reedificados da cidade de Jerusalém. Não é mais procissão de Iahweh (depois da destruição de Jerusalém não se falará mais da arca), mas do seu povo.

1.7. A PROCISSÃO DE JUDITE (Judite 15, 12 – 16,18)

É descrita com categorias inspiradas na cultura popular helenística (influência grega): ramalhetes, louros, coroas... Está fora do tempo e do espaço: percorre uma área de mais de uma centena de quilômetros, num país montanhoso. As danças, toque de instrumentos musicais, hinos e cânticos de agradecimento exprimem a ação de graças a Deus libertador e vencedor das forças do mal.

2.2. NO NOVO TESTAMENTO (SEGUNDO TESTAMENTO)

 A única procissão no Novo Testamento é a entrada de Jesus em Jerusalém (Lucas 19, 28-40) como conclusão do ritual desta peregrinação do sacrifício da cruz.

Até mais...

 

Pe. Ocimar Francatto