Campanha da Fraternidade 2019 é lançada oficialmente na diocese de Limeira
Publicado em: 06/03/2019

A Diocese de Limeira abriu oficialmente a Campanha da Fraternidade (CF) 2019, nesta quarta-feira de cinzas (6/3) em missa presidida por Dom Vilson Dias de Oliveira, DC, bispo diocesano de Limeira, e concelebrada pelo pe. Benedito Tadeu Rosa., cura e pároco da catedral Nossa Senhora das Dores, de Limeira.

Este ano, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) apresenta a Campanha da Fraternidade com o tema Fraternidade e Políticas Públicas e o lema “ Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is 1,27). Com a reflexão deste tema, a Igreja Católica se volta para situações existenciais do povo brasileiro, contribuindo com a sociedade ao evidenciar situações diversas da população.

A Campanha da Fraternidade 2019 pretende estimular a participação em políticas públicas, à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja para fortalecer a cidadania e o bem comum, sinais de fraternidade.

O texto base da Campanha da Fraternidade destaca que as Políticas Públicas são soluções específicas para necessidades e problemas da sociedade, se referindo à presença do Estado nos diversos setores da sociedade. O texto chama a atenção ao dizer que as “Políticas Públicas não são somente ação do governo, mas também a relação entre as instituições e os diversos atores, sejam individuais e coletivos, envolvidos na solução de um determinado problema. A violência por exemplo! ”

O tema da CF vai ao encontro do que diz Papa Francisco: “É necessário que os leigos católicos não permaneçam indiferentes à vida pública, nem fechados nos seus templos, nem sequer esperem as diretrizes e as recomendações eclesiais para lutar a favor da justiça e de formas de vida mais humanas para todos”. (Francisco, 2017).

O gesto concreto da Campanha da Fraternidade acontece no Domingo de Ramos, 14 de abril, dia da Coleta Nacional da Solidariedade.

Assessoria de Comunicação e Imprensa
Diocese de Limeira, SP