Pastoral do Surdo da Diocese de Limeira: Efatá para a Evangelização
Publicado em: 21/03/2019

Tornar a evangelização acessível a todas as pessoas com deficiência tem sido, nos últimos anos, um grande desafio para a Diocese de Limeira. Dessa forma, a busca pela inclusão e pela dignidade humana acaba sendo fundamental na promoção de ações e de propostas que efetivamente surtam efeito no campo social e evangelizador. Entre as propostas, a Diocese de Limeira tem intensificado o seu trabalho realizado pela Pastoral do Surdo, para que cada vez mais um número maior de deficientes auditivos sejam atingidos pelas propostas do movimento.

Na Diocese de Limeira, o trabalho com os surdos teve início há aproximadamente vinte anos nos municípios de Limeira e de Araras. Em Limeira, com o apoio do Padre Paulo Sérgio Lopes, a Paróquia Sagrada Família passou a realizar as primeiras ações visando contemplar deficientes auditivos que participavam da comunidade. Não foi diferente em Araras, na então Paróquia da Matriz Nossa Senhora do Patrocínio de Araras, hoje Basílica, quando também observaram a necessidade de uma acolhida diferenciada e adaptada para que os surdos pudessem participar dos trabalhos da comunidade e, assim, receber uma formação religiosa - ou seja, uma catequese preparatória para a primeira eucaristia.

Na cidade de Limeira, os primeiros grupos de Pastoral do Surdo contavam com a ajuda de um casal de paroquianos, que abraçaram a causa do filho deficiente auditivo. Por meio deles, conseguiram realizar os primeiros cursos sobre o tema na comunidade até o surgimento da Associação de Surdos de Limeira. Outras paróquias do município, incentivadas pelo resultado positivo, também fundaram movimentos que visassem, por exemplo, a interpretação em Libras das celebrações eucarísticas, como as paróquias Santa Terezinha, Nossa Senhora do Rosário e Bom Pastor.

Esse passo embrionário foi fundamental para que também Araras pudesse ampliar o trabalho com os deficientes auditivos. Assim, a oficialização da Pastoral do Surdo ocorreu em 7 de outubro de 2.000, quando o Padre Delci da Conceição, então Coordenador Regional das Pastorais do Surdo, foi até a cidade de Araras, para celebrar a primeira eucaristia desse grupo de deficientes e registrar a Pastoral como grupo Effata.

Desde então, a diocese tem buscado constantemente aperfeiçoar o seu trabalho tendo como meta levar a Pastoral do Surdo para outros municípios e paróquias. Diante de uma Igreja em saída e acolhedora no seu processo de evangelização, a inclusão das pessoas com deficiência tem sido uma preocupação dentro da diversidade existente entre o povo de Deus. Assim como o Papa Francisco declarou no Congresso para Pessoas Deficientes promovido pela Conferência Episcopal Italiana, em junho de 2016, as nossas comunidades cristãs devem "ser casas nas quais qualquer sofrimento encontre compaixão, onde cada família com a sua carga de dor e canseira se possa sentir compreendida e respeitada na sua dignidade".

Nessa mesma dimensão, a Pastoral do Surdo da Diocese de Limeira também vem fortalecendo sua atuação nos últimos anos para que essa atividade possa atingir um número maior de pessoas. Em reunião ocorrida no mês de março deste ano, juntamente com representantes da Regional Sul 1, a pastoral tem fortificado o diálogo com a Equipe da Catequese Inclusiva de movimentos e de pastorais com deficientes para que as ações possam ser integradas dentro do trabalho de evangelização proposto para a realidade atual da Diocese de Limeira.

Portanto, o envolvimento de toda a comunidade tem sido resgatado como um passo importante nesse processo, para que a evangelização aconteça de forma natural e inclusiva, promovendo o respeito e a integração das mais variadas diversidades existentes dentro da comunidade nos dias atuais.

Pastoral do Surdo
Diocese de Limeira