Coleta da Solidariedade acontece neste Domingo de Ramos na Diocese de Limeira

A Campanha da Fraternidade nasceu por iniciativa de Dom Eugênio de Araújo Sales, em Nísia Floresta, Arquidiocese de Natal, RN, como expressão da caridade e da solidariedade em favor da dignidade da pessoa humana, dos filhos e filhas de Deus.

Assumida pelas Igrejas Particulares da Igreja no Brasil, a Campanha da Fraternidade tornou-se expressão de comunhão, conversão e partilha. Comunhão na busca de construir uma verdadeira fraternidade; conversão na tentativa de deixar-se transformar pela vida fecundada pelo Evangelho; partilha como visibilização do Reino de Deus que recorda a ação da fé, o esforço do amor, a constância na esperança em Cristo Jesus (Cf. 1Ts 1,3).

A Campanha da Fraternidade tem hoje os seguintes objetivos permanentes:

1 – Despertar o espírito comunitário e cristão no povo de Deus, comprometendo, em particular, os cristãos na busca do bem comum;

2 – Educar para a vida em fraternidade, a partir da justiça e do amor, exigência central do Evangelho;
3 – Renovar a consciência da responsabilidade de todos pela ação da Igreja na evangelização, na promoção humana, em vista de uma sociedade justa e solidária (todos devem evangelizar e todos devem sustentar a ação evangelizadora e libertadora da Igreja).

A coleta da Campanha realizada como um dos gestos concretos de conversão quaresmal tem realizado um bem imenso no cuidado para com os pobres.

Ao percorrermos o itinerário da Campanha que nossos irmãos nos prepararam, possamos continuar seguindo Cristo, caminho, verdade e vida (Cf. Jo 14,6).

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2019

Tema – Fraternidade e Políticas Públicas

Lema – “Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is 1, 27)

OBJETIVO GERAL DA CF 2019

Estimular a participação em Políticas Públicas, à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja para fortalecer a cidadania e o bem comum, sinais de fraternidade.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS DA CF 2019

• Conhecer Políticas Públicas como são formuladas e aplicadas as estabelecidas pelo Estado brasileiro.
  • Exigir ética na formulação e na concretização de Políticas Públicas.
  • Despertar a consciência e incentivar a participação de todo cidadão na construção de Políticas Públicas em âmbito nacional, estadual e municipal.
  • Propor Políticas Públicas que assegurem os direitos sociais aos mais frágeis e vulneráveis.
  • Trabalhar para que as Políticas Públicas eficazes de governo se consolidem como Políticas de Estado.
  • Promover a formação Política dos membros de nossa Igreja, especialmente dos jovens, em vista do exercício da cidadania.
  • Suscitar cristãos católicos comprometidos na política como testemunho concreto da fé.

GESTO CONCRETO

O gesto concreto com o qual os fiéis demonstram seu comprometimento com a evangelização e a promoção da dignidade dos pobres e oprimidos se manifesta na coleta da solidariedade. Essa coleta é realizada anualmente no Domingo de Ramos, que neste ano é dia 14 de abril. Ela acontece em todo o país, nas comunidades católicas e ecumênicas.

PARA ONDE VAI O DINHEIRO?

Fundo Nacional de Solidariedade ou Fundos Diocesanos de Solidariedade:

• 60% dos recursos são utilizados para dar apoio a projetos sociais da própria diocese. Com esses 60% a Cáritas Diocesana ajuda a nossa diocese a administrar esse fundo, apoiando e criando projetos em toda nossa diocese.
  • 40% da verba arrecadada na coleta da solidariedade vai para o Fundo Nacional de Solidariedade. O dinheiro é utilizado para o fortalecimento da solidariedade entre as diferentes regiões do país.

COLETA DA SOLIDARIEDADE:

Já há muitos anos, a nossa DIOCESE DE LIMEIRA em comunhão com a CNBB promove a Coleta da Solidariedade (Gesto Concreto da Campanha da Fraternidade) no Domingo de Ramos exatamente para subsidiar projetos voltados para a superação das graves chagas sociais que tanto afligem nossas famílias e os mais pobres.

Por isso, convido a todos os presbíteros, Diáconos, religiosos/as, seminaristas. Leigos/as do Povo de Deus a participarem nos dias 13 e 14 de abril da coleta de solidariedade nas missas e celebrações como gesto concreto do seu jejum quaresmal.

O resultado desta coleta será encaminhado para a Cúria Diocesana de Limeira, através do boleto pago em banco, com já de praxe em nossa diocese.

Deus abençoe e guarde a todos/as em seu imenso amor.

Dom Vilson Dias de Oliveira, DC
Bispo Diocesano de Limeira, SP