A Procissão do Evangelho (Evangeliário) O que diz a Igreja – Parte I
Publicado em: 09/05/2019

Olá amigos e amigas!

Acolho a todos e a todas que, semanalmente, estamos refletindo sobre a nossa Sagrada Liturgia.

Vimos que a primeira procissão que acontece na Celebração Eucarística é a Procissão Inicial. Vamos, agora, refletir sobre a segunda procissão: A PROCISSÃO DO EVANGELHO (EVANGELIÁRIO), quando o Livro dos Evangelhos é tirado do Altar e levado para o Ambão.

Vamos começar refletindo O QUE A IGREJA DIZ. Parte I.

1. MISSAL ROMANO (MR)

Depois do salmo responsorial, ou da segunda leitura, quando houver, segue-se o Aleluia ou outro canto.

Enquanto isso, o sacerdote, se usar incenso, coloca-o no turíbulo. O diácono que vai proclamar o Evangelho, inclinando-se diante do sacerdote, pede a bênção em voz baixa: “Dá a tua bênção”.

O sacerdote diz em voz baixa: “O Senhor esteja em teu coração e em teus lábios para que possas anunciar dignamente o seu Evangelho: em nome do Pai e do Filho + e do Espírito Santo”.

O diácono responde: “Amém”.

Se não houver diácono, o sacerdote, inclinando-se diante do altar, reza em silêncio: “Ó Deus todo-poderoso, purificai-me o coração e os lábios, para que eu anuncie dignamente o vosso santo Evangelho”.

O diácono ou o sacerdote, dirige-se ao ambão, acompanhado, se for oportuno, pelos ministros com incenso e as velas, e diz: “O Senhor esteja convosco”.

O povo responde: “Ele está no meio de nós”.

O diácono ou o sacerdote, fazendo o sinal da cruz no livro e, depois na fronte, na boca e no peito diz: “Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo N”.

O povo aclama: “Glória a vós, Senhor”.

Então o diácono ou o sacerdote, se for oportuno, incensa o livro e proclama o Evangelho.

Terminando o Evangelho, o diácono ou o sacerdote diz: “Palavra da Salvação”.

O povo aclama: “Glória a vós, Senhor”.

O sacerdote ou o diácono beija o livro, rezando em silêncio: “Pelas palavras do Santo Evangelho sejam perdoados os nossos pecados” (páginas 399-400).

Até mais...

Pe. Ocimar Francatto