Dom Orlando Brandes é apresentado como Administrador Apostólico
Publicado em: 17/05/2019

Na manhã desta sexta-feira, 17, na catedral Nossa Senhora das Dores, em Limeira, Dom Orlando Brandes, Arcebispo de Aparecida, SP, foi apresentado à imprensa como Administrador Apostólico da Diocese de Limeira, SP.

O anúncio do Administrador Apostólico foi feito pelo Vaticano, também nesta manhã, após Papa Francisco aceitar o pedido de renúncia de Dom Vilson Dias de Oliveira, DC, bispo diocesano de Limeira.

Na apresentação, Dom Orlando estava acompanhado do Vigário-Geral da Diocese de Limeira - padre Júlio Barbado, e do cura e pároco da catedral Nossa Senhora das Dores, padre Benedito Tadeu Rosa.

Inicialmente, padre Júlio leu uma mensagem de Dom Vilson direcionada à Comunidade Católica da Diocese de Limeira.

Em sua mensagem, Dom Vilson desatacou que levará consigo os ensinamentos e amizades que fez, na diocese, ao longo dos quase 12 anos de episcopado, e que está à disposição da Igreja. “Levo no meu coração este aprendizado, na confiança e certeza de que a obra é de Deus, e me coloco à disposição da Santa Mãe Igreja para servi-la não importando o lugar e o ministério a mim confiado por Deus daqui para frente”, disse.

Logo após, Dom Orlando fez uma breve explanação e respondeu perguntas da imprensa.

Dom Orlando disse que ficará nessa missão confiada a ele por tempo indeterminado, “administrando a diocese e dando continuidade a vida pastoral, buscando soluções da organização da Igreja e ficando no aguardo da nomeação de um novo bispo”.

O Administrador Apostólico destacou a importância da “unidade para a caminhada evangelizadora da Igreja Particular de Limeira”, e que espera o crescimento da diocese a cada dia na presença de Deus.

Agora, a partir de sua renúncia, Dom Vilson fica como bispo emérito pelo Diocese de Limeira. Deve morar, temporariamente, em sua cidade natal, Guaíra, SP, e posteriormente definir sua residência. Como bispo emérito, Dom Vilson não perde a ordem e pode celebrar missas, crismas, entre outras, caso seja convidado por alguma diocese.

A nomeação de um novo bispo diocesano para a Diocese de Limeira não tem prazo estabelecido.

Diocese de Limeira