Paróquia Menino Jesus

Jardim Ipiranga
Limeira/SP - CEP 13.481-311

História

A primeira atividade religiosa no território da atual paróquia Menino Jesus foi na comunidade São João Bosco, no Jardim Ipiranga, no ano de 1978. Foi nela que começaram as primeiras celebrações e orações através dos grupos de rua. Todos os trabalhos estavam ligados à paróquia São Cristóvão, ela é a “paróquia mãe” da paróquia Menino Jesus.
Os terrenos onde está construída a Igreja Menino Jesus foram adquiridos em 1980 com a abertura do Parque Victor D’Andréa I com 539 moradias. A comunidade desde o início era composta por famílias simples, trabalhadoras e, em grande número, migrantes de outros estados do país que vinham em busca de trabalho e melhores condições de vida. Durante toda a década de 80 a comunidade Menino Jesus foi se estruturando, criando grupos pastorais, organizando seus trabalhos e conquistando espaço dentro da cidade. Desde o início a comunidade sempre teve grande atuação social colaborando com os carentes e lutando por melhores condições de salário e vida à todos, animados por grupos de Rua, terços nas casas e pelo movimento da CEB’s (Comunidades Eclesiais de Base) sob orientação dos padres Sebastião, pe. Zanetti, pe. Reginaldo Andrietta, pe. Lázaro entre outros.
Em 1990 chega na comunidade o padre José Carlos Brandão Cabral e a organização dos trabalhos e pastorais cada vez mais vai se aprimorando. Em 25 de março pe. Cabral é nomeado pároco pelo bispo diocesano Dom Ercílio Turco. Em 25 de dezembro do mesmo ano dom Ercílio publica o decreto de criação da Paróquia Menino Jesus. Em 27 de março de 1998, às 19h30, na Igreja Menino Jesus acontece a missa de Instalação da nova Paróquia e posse de seu primeiro pároco, pe. José Carlos Brandão Cabral. A paróquia em sua criação é formada pelas comunidades: São João Bosco, Menino Jesus, N. Sra. das Graças, Santa Eulália, São Mateus com atendimento pastoral ainda na comunidade São Bartolomeu, bairro Bartolomeu Grotta, e no Jardim Ernesto Kuhl.
Ao longo desses anos a comunidade foi colhendo seus frutos exitosos, os bairros foram crescendo, os participantes aumentando cada vez mais. As pastorais organizavam-se e paróquia Menino Jesus como um todo se tornava uma referência em toda a cidade. O trabalho sempre foi apoiado por centenas de leigos e leigas, com o auxílio de irmãs religiosas que muito colaboraram na formação do povo de Deus e das equipes da nova paróquia.
No dia 3 de fevereiro de 2012, após transferência do pe. Cabral, Dom Vilson Dias de Oliveira, bispo diocesano nomeia pe. Eduardo da Silva Luiz para o cargo de pároco da Paróquia Menino Jesus, com missa de posse realizada no dia 23 de fevereiro do mesmo ano, sendo seu 2º pároco. Pe. Eduardo já havia feito estágio pastoral enquanto seminarista na paróquia Menino Jesus, caso que lhe possibilitou uma continuação dos trabalhos já realizados pela paróquia.
Em dezembro de 2016 pe. Eduardo é transferido da paróquia Menino Jesus e, pe. Diego Henrique Miquelotto é nomeado 3º pároco da paróquia Menino Jesus. Em 02 de fevereiro de 2017 pe. Diego realiza sua primeira missa na paróquia, assumindo os trabalhos, sua missa de posse aconteceu no dia 19 de março de 2017 presidida pelo bispo diocesano.
Com o crescimento dos bairros e aumento do trabalho pastoral, para melhor atender o povo de Deus, Dom Vilson Dias de Oliveira, eleva à paróquia a comunidade Santa Eulália no dia 11 de fevereiro de 2018. A nova paróquia é desmembrada das paróquias Menino Jesus e São Cristóvão ficando composta pelas comunidades: Santa Eulália, São Mateus e São Bartolomeu. Com a criação da nova paróquia a paróquia Menino Jesus fica em sua formação com três comunidades: Matriz Menino Jesus, São João Bosco e Nossa Senhora das Graças. Como acontece desde o início de seu surgimento a paróquia Menino Jesus continua com árduo trabalho religioso e social no território de suas comunidades. Composta de muitos leigos e leigas comprometidos com o Evangelho e com o serviço pastoral e busca a cada dia ser presença do Reino de Deus no meio das pessoas.

Paróquia Menino Jesus

Rua Joao Jorge de Oliveira, 211