Paróquia São Francisco de Assis
Forania NOSSA%20SENHORA%20DO%20BEL%EF%BF%BD%EF%BF%BD%EF%BF%BD%EF%BF%BD%EF%BF%BD%EF%BF%BD%EF%BF%BD%EF%BF%BD%EF%BF%BD%EF%BF%BD%EF%BF%BD%EF%BF%BD%EF%BF%BD%EF%BF%BD%EF%BF%BD%EF%BF%BD%EF%BF%BD%EF%BF%BDM
Pirassununga | SP

Administrador Paroquial: Padre Antonio Carlos de Almeida

Data da Criação da Paróquia: 16/05/2009

Endereço:
Rua Raul Trevisan, 245 - Jardim São Valentim
Pirassununga/SP - CEP 13.635-052

Contatos:
(19) 3562-8533 - Secretaria
E-mail: saofranciscoassis.pirassununga@diocesedelimeira.org.br

Atendimento Paroquial

Segunda-Feira - Fechada ao público.

Terça a Sexta-feira 08h às 12h e das 14h às 18h
Sábado 07h30 às 11h30

Atendimento do Padre
Toda sexta-feira das 14h às 17h30
Todo sábado das 08h às 11h

Atendente Paroquial: Marcos Venício de Oliveira Miranda

Horários de Missa

Missas oficiais na Paróquia São Francisco de Assis
Todas as quartas-feiras 19h30 Santa Missa na Igreja Matriz São Francisco de Assis
Todo sábado às 18h00 – Santa Missa Capela N. Sra. Rosa Mística
Todo domingo Santa Missa às 07h30 – Igreja Matriz São Francisco de Assis
                                               às 18h00 – Igreja Matriz São Francisco de Assis
Toda 4ª terça-feira do mês às 19h30 Missa na Fazenda São Pedro
Toda 4ª quinta-feira do mês às 20h Missa na USP

Missas votivas da Paróquia São Francisco de Assis
Toda 1ª Sexta-feira do mês 9h30 na Igreja Matriz
Todo o dia 13 do mês às 19h30 N. Sra. Rosa Mística

Comunidade Urbana
1 - Nossa Senhora Rosa Mística
Rua João Consentino, 601 - Jardim Laranjeiras
Residencial Rio Verde 1

Comunidades Rurais
1 - São Judas Tadeu
Campus da USP
2 - São Pedro
Fazenda São Pedro

História

A Comunidade São Francisco de Assis, hoje Paróquia, teve início no ano de 1982 quando foram construídas quase quinhentas casas populares. Essas foram construídas na zona rural, pois ficavam entre plantações de algodão, milho, pomares de laranjas e abacates. Deram o nome de “Vila Esperança” à vila recém formada, sem infraestrutura: não havia asfalto, creches, postos de saúde, faltava água. À época, eram muitas as reinvindicações dos moradores.

Muitas famílias se mudaram para a Vila Esperança vindas de diversas regiões da cidade de Pirassununga. Em sua maioria, professavam a fé católica. Então, o senhor Francisco Belloni, que morava em uma chácara, católico praticante e ministro da Palavra e da Eucaristia, deu início à Comunidade, através de reuniões com amigos e incentivando as missas dominicais. As famílias se reuniam no centro comunitário para as celebrações, tendo o sr. Francisco Belloni como presidente.

Em determinado domingo, os membros da nova Comunidade (até então sem um padroeiro eleito) se reuniram após a missa, sob a orientação do Monsenhor Otávio Dorigon, pároco da Igreja Matriz Senhor Bom Jesus dos Aflitos. Foram eleitos os membros do primeiro Conselho Pastoral Comunitário. A seguir, foram levantados nomes de santos para a dedicação da Comunidade: Nossa Senhora da Conceição Aparecida e São José. Entretanto, como já havia uma Capela dedicada a Nossa Senhora da Conceição Aparecida em Cachoeira de Emas e uma Capela dedicada a São José na Vila Santa Fé, houve a necessidade de nova sugestão de patrono. Por aclamação, São Francisco de Assis foi escolhido para o patrocínio da Comunidade, já que o santo italiano tinha um carisma humilde e se assemelhava à realidade vivida pelos membros da Comunidade.

Foram formadas algumas pastorais: Pastoral da Juventude, Pastoral do Batismo e da Catequese, Comunidades Eclesiais de Base. Desde então, a Comunidade São Francisco de Assis lutava por melhorias no bairro, como asfalto, creche, posto médico, terreno para a construção do salão paroquial e muitas outras reinvindicações, sempre através dos meios legais e sob a orientação do Monsenhor Otávio Dorigon.

Com o passar dos anos, a Comunidade construiu o salão paroquial e fora assistida pelos vigários que passaram pela Matriz Senhor Bom Jesus dos Aflitos. Aos 16 de maio de 2009, a então Quase-Paróquia São Francisco de Assis foi elevada a Paróquia São Francisco de Assis, tendo como primeiro pároco o padre Marcos José Theodoro. Passaram a constituir a Paróquia as Comunidades São José Operário (Vila Santa Fé), Nossa Senhora Rosa Mística (Jardim das Laranjeiras) e Nossa Senhora da Conceição Aparecida (Cachoeira de Emas). Os párocos seguintes foram padre Marcelo Fagundes, padre Luís Ferreira Casimiro Júnior, padre Fábio Trajano, padre Edmilson José da Silva, padre Cássio Roberto Rossette, padre Carlos Alberto da Rocha (como administrador paroquial), padre Antônio de Pádua Dias e, atualmente, padre Antônio Carlos de Almeida. Também auxiliaram a paróquia em suas diversas necessidades o diácono permanente Luis Sérgio Teixeira e sua esposa Vera Lúcia, além dos padres Missionários do Sagrado Coração, Girley e Wederson (Pe. Dedé). Em 2019, com a elevação da Comunidade Santa Luzia a Quase-Paróquia, a Paróquia São Francisco de Assis teve duas de suas comunidades desmembradas: São José Operário e Nossa Senhora da Conceição Aparecida.

(Com a colaboração do senhor José Belloni)

Paróquia São Francisco de Assis

Rua Raul Trevisan, 245