Mensagem do Clero Diocesano de Limeira a Dom José Roberto Fortes Palau
Publicado em: 18/01/2021

“Assumo o bônus e ônus de ser o pastor dessa porção sagrada do povo de Deus [...] Tenho certeza que juntos, como Igreja de Jesus Cristo, povo de Deus, que busca a verdade, que exercita a justiça e pratica a caridade, superaremos as dificuldades” (Homilia inaugural de posse canônica).

Há um ano, essas simples e objetivas palavras ressoavam em nossos ouvidos e acalentavam nossos corações sofridos e dilacerados. Há um ano, Dom José inspirava-nos à uma vida de oração, transparência e responsabilidade.

Hoje, comemorando o primeiro aniversário de vossa posse canônica como nosso sexto bispo diocesano, temos muito a agradecer e a louvar ao Senhor da Messe por ter nos concedido tal pastor que com paciência tem nos guiado.

Com humildade, transparência, serenidade o senhor tem enfrentado às difíceis situações que ainda tem nos atingido e nos revela o segredo disso: a vida de oração e a confiança inabalável no Senhor.

Quanto aprendemos com vossas reflexões, homilias, encontros de espiritualidade nas foranias e nos diversos momentos! De fato, o senhor se tornou o “bispo de todos e não de alguns, próximo de todos”, conforme prometera em vossa homilia inaugural. Tem sido um sinal de unidade e não de ruptura, fomentando o perdão e a caridade, tão necessários em nossa diocese.

Santo Inácio de Antioquia nos ensina que o um bispo sem seu presbitério e seu povo é como um violão sem cordas, mas o senhor pode ficar tranquilo! Queremos contigo ser as cordas e com harmonia juntos compor um perfeito louvor ao Senhor da Vida.

Que Nossa Senhora das Dores, nossa padroeira diocesana, continue intercedendo pela vida do senhor e que São José, neste ano dedicado a ele, continue iluminando e cuidando do senhor para que continue distribuindo com largueza os dons prometidos do Senhor.

Limeira, 18 de janeiro de 2021

Clero Diocesano