Curso de extensão oportuniza espaço de formação em uma Pastoral Afro-brasileira
Publicado em: 19/01/2021

CNBB

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em parceria com a Faculdade Católica de Feira de Santana, na Bahia, oferece o curso de extensão em Pastoral Afro-Brasileira. A iniciativa oportuniza espaço de formação teológico-pastoral de comunidades, movimentos, pastorais e pessoas interessadas em uma “Pastoral Afro-Brasileira” em vista do conhecimento da sua missão, amadurecimento e preparo para o agir nos diferentes setores da Igreja e sociedade.

Direcionado a movimentos sociais, líderes de comunidade, agentes de pastorais, movimentos e organismos eclesiais, além de interessados no assunto, o curso oferece oportunidade para refletir sobre a realidade e história dos negros e das negras no Brasil e no mundo. Também incentiva a leitura, o estudo e o debate a partir dos documentos eclesiais concernentes à missão da pastoral afro-brasileira e reflete sobre as grandes questões teológicas e metodológicas ligadas a missão da Igreja, tendo em vista uma ‘pastoral afro-brasileira’ atual para crescer na fé e testemunhar o ser cristão na sociedade.

Metodologia

O curso é desenvolvido em “modalidade remota” (encontros online) e consta de três eixos: o Eixo Ver, onde será estudado a realidade e a história do ‘Povo Negro’ e da Pastoral Afro-brasileira; o Eixo Iluminar, onde essa realidade será iluminada com a Sagrada Escritura e Documentos da Igreja, lidos na perspectiva da negritude; e o Eixo Agir, onde será lançado perspectiva para ação pastoral tendo em vista uma Pastoral Afro-brasileira na Igreja e na sociedade. Cada componente em todos esses eixos terá uma ‘parte teórica’ (os encontros online) e uma ‘parte prática’ (o estudo e pesquisa extraclasse).

A carga horária é de 110 horas/aulas (Complemento de CH com horas de leitura, pesquisa, aprofundamento e um trabalho).

Inscrições

A inscrição é paga e pode ser feita no site da Faculdade Católica de Feira de Santana (aqui). Ao clicar no link, o interessado deve colocar o CPF, escolher o curso e fazer sua inscrição.

Confira a ementa do curso (aqui).

CNBB