Assembleia dos Conselhos Missionários de Seminaristas (COMISES) elege nova Comissão Nacional
Publicado em: 19/04/2021

Representantes de todos os regionais do Brasil estiveram reunidos, de 16 a 18 de abril, de forma virtual na 2ª Assembleia Nacional dos Conselhos Missionários de Seminaristas (COMISE), organismo encarregado de animação, formação, articulação e cooperação missionária de seminaristas diocesanos e alunos das casas de formação religiosa. O encontro vai avaliar a planejar a caminhada, buscando definir o Plano Trienal de Animação e Ação dos COMISEs 2021-2023.

Durante a abertura do segundo dia de encontro, foram apresentados os seminaristas que formarão a nova comissão nacional dos COMISEs, constituída pelo coordenador, vice-coordenador, dois secretários, três assessores de comunicação e o secretário nacional da Pontifícia União Missionária. O mandato dos membros da comissão é de três anos, sem direito à reeleição para a mesma função.

A nova comissão nacional é formada pelos seminaristas: Ítalo Lima, coordenador (Arquidiocese de Maceió – Nordeste 2), Leonildo Fiumari, vice-coordenador (Oeste 1), Francisco Victor, primeiro secretário (Prelazia de Tefé – Norte 1), Victor Borba, segundo secretário (Arquidiocese de Niterói – Leste 1), Geneilson Bezerra, assessor de comunicação (Arquidiocese de Teresina – Nordeste 4) e Tiago Cembrani, assessor de comunicação (Diocese de Cachoeira do Sul – Sul 3).

Ítalo Lima, 23 anos, 3º ano de teologia, eleito o coordenador da comissão nacional dos COMISEs, manifesta que com alegria assume a função. “Diante dessa nova missão, quero externar o meu compromisso com todos os coordenadores dos COMISE’s do Brasil, para juntos despertarmos nos corações dos candidatos ao sacerdócio o desejo pela causa da missão. Essa que é a maior de todas causas da Igreja, em comunhão também com as POM, que são uma rede mundial de oração e caridade a serviço do Papa e da Missão da Igreja. Por isso devemos assumir esse compromisso de missão e serviço aos mais vulneráveis. Que os servos de Deus, Frei Damião, o missionário do nordeste, Helder Camara, o pastor da paz, intercedam sempre em nosso favor e nos dêem forças para seguir no caminho missionário, pois Cristo não vale a pena, vale a vida”, destacou o seminarista.

O Diácono Lucas Tadeu, coordenador da comissão nacional dos COMISEs no período de 2018 a 2020, deseja à nova coordenação uma frutuosa articulação. “Faltam menos de dois meses para que eu seja ordenado presbítero, e após quase quatro anos na Comissão Nacional e três anos na coordenação, deixo o COMISE para viver o ministério presbiteral. O COMISE foi uma grande escola! Nele eu pude aprender a amar mais a Cristo, à Igreja e à missão! Tenho certeza que colherei muitos bons frutos deste tempo que foi uma verdadeira primavera na minha vocação! Agradeço muito às Pontifícias Obras Missionárias, na pessoa do Pe. Maurício. Agradeço à IAM e à Obra da Propagação da Fé pela parceria e comunhão. Agradeço de todo o coração ao Pe. Antônio Niemiec pelo grandioso auxílio prestado, que não se tornou uma relação puramente profissional, mas sim uma grande amizade, às qual desejo que continue. Agradeço aos irmãos que comigo puderam estar nesses últimos anos na coordenação nacional: Joni, Bernardo, Filipe e Adevando: vocês foram e continuam sendo grandes irmãos. Que Deus recompense vocês por tudo. Enfim, estarei sempre em comunhão e oração pelo COMISE, desejando que ele possa continuar fazendo discípulos, e mostrando a grande beleza da Missão”, finalizou Lucas.

Pe. Maurício Jardim, diretor das Pontifícias Obras Missionárias (POM), lembra que, desde o Papa, a todos que ocupam funções de coordenação e serviços na Igreja católica, é importante o espírito e a prática da renovação. “Somos cientes que a missão não é nossa, mas de Deus. A missão não começa com nossa chegada e não termina com nossa saída da coordenação. Agradeço a equipe colegiada da coordenação nacional dos COMISEs que exerceu este serviço nos últimos anos e acolho com alegria a nova coordenação para os próximos três anos. Deus os ilumine e conduza”, destacou o diretor.

Com informações das Pontifícias Obras Missionárias (POM)

CNBB