Papa Francisco propõe acusar a si mesmo como caminho de santidade
Publicado em: 30/08/2021

ACI DIGITAL

Vaticano, 30 ago. 21 / 10:30 am (ACI).- O papa Francisco propôs aos fiéis acusar-se a si mesmos como exercício para empreender um caminho de santidade. Durante sua reflexão prévia à oração do Angelus no domingo, 29, o papa afirmou que “com frequência, pensamos que o mal provém sobretudo de fora, do comportamento dos outros, de quem pensa mal de nós, da sociedade”.

“Quantas vezes culpamos os outros, a sociedade, o mundo, por tudo aquilo que nos acontece! É sempre culpa dos outros: das pessoas, de quem governa, do azar, e assim por diante. Parece que os problemas chegam sempre de fora. E passamos tempo distribuindo as culpas, mas passar o tempo culpando os outros é perder tempo”, afirmou.

Francisco encorajou os fiéis a pedir “hoje ao Senhor que nos liberte de culpar os outros. Peçamos na oração a graça de não desperdiçar o tempo poluindo o mundo com reclamações, porque isso não é cristão. Jesus nos convida a olhar a vida e o mundo a partir do nosso coração”.

O papa recomendou que, “se olharmos dentro de nós, encontraremos quase tudo aquilo que detestamos fora. E se com sinceridade pedirmos a Deus para purificar o coração, aí sim, começaremos a tornar o mundo mais limpo. Porque há um modo infalível para vencer o mal: começar a derrotá-lo dentro de nós”.

"Os primeiros Padres da Igreja, os monges, quando se perguntavam: ´qual é o caminho da santidade? Como devo começar? ` O primeiro passo, diziam, é acusar a si mesmo: acuse a si mesmo. A acusação de nós mesmos”.

“Quantos de nós, num momento do dia ou da semana, somos capazes de acusar a si próprios? ´Sim, mas esta pessoa me fez isto, fez aquilo, o outro fez uma barbaridade...` Mas eu. Eu faço o mesmo. É uma sabedoria aprender a acusar a si mesmo. Tentem fazer isto, lhes fará bem. A mim faz bem, quando consigo fazê-lo. Mas a todos fará bem”, concluiu o papa.

ACI DIGITAL