No Santuário Nacional, Sala das Promessas é expressão das graças de Deus pela intercessão de Ap
Publicado em: 11/10/2021


A12


No mês da Padroeira do Brasil, especialmente nos dias que antecedem a solenidade de Nossa Senhora, a Sala das Promessas é um dos espaços do Santuário onde se é possível testemunhar a graça de Deus, através da intercessão da Mãe Aparecida.

Neste ano em que os devotos puderam vir ao Santuário, o movimento na Sala das Promessas ganhou um pouco mais de expressão, visto o bom andamento da vacinação da população, o retorno das atividades e a segurança com os protocolos de saúde que o Santuário tem cumprido com muito respeito a todos que visitam a Basílica e seus pontos turísticos.

Entre os ex-votos mais entregues, estão os objetos de cera que representam partes do corpo humano, fotos e cartas com o testemunho das graças, explicou o líder da Sala das Promessas Cássio Ricardo da Costa.

Cada um desses objetos deixado na Sala das Promessas representam o agradecimento ou súplica por um pedido: como uma situação de risco de vida, saúde, problemas familiares, desemprego e conquistas.

Gustavo Cabral
 

Gustavo Cabral

 

Todos os itens recebidos são encaminhados para o setor pastoral do Santuário, para serem incluídos nas intenções das celebrações de missa. Todos os dias, os missionários redentoristas rezam por intenção dos devotos que deixaram os seus ex-votos na Sala das Promessas.

Ao visitar o espaço, que está localizado no subsolo da Basílica, os devotos encontram diversas peças deixadas por anônimos ou famosos como Ronaldo fenômeno, Ayrton Sena, Marcos Mion, Renato Aragão, Thiaguinho e muitos outros. Mais recentemente o cantor Zé Neto, da Dupla Zé Neto e Cristiano, esteve em peregrinação na Basílica Histórica e deixou uma bandeira da sua romaria e um chapéu.

Para o líder da Sala das Promessas, acolher os devotos no espaço é vivenciar uma experiência de fé.

A gente vê o quão eles confiam na graça de Deus, pela intercessão de Nossa Senhora Aparecida e se lançam confiantes de que Deus e Nossa Senhora os atenderá mediante as suas dificuldades e angústias. Além disso, nós testemunhamos também muitos momentos de fé e de alegria pelas curas e graças alcançadas. Aqui experimentamos muito a misericórdia de Deus na vida do seu povo e também os valores de Deus na vida deles, é muito bonito isso”, relatou Cássio.

Vitrine com relatos de cura da Covid-19

Em tempos de pandemia da Covid-19, não cessam de chegar no Santuário Nacional relatos de devotos agradecidos à intercessão de Nossa Senhora Aparecida, por terem vencido a Covid-19.  Para celebrar estás conquistas, o Santuário de Aparecida dedicou um espaço na Sala das Promessas para destacar estas histórias.

A12
 

A12

 

A vitrine, que também traz testemunhos de pessoas que se recuperam de outras doenças e acidentes graves, destaca fotos, mensagens e máscaras para representar os devotos que diariamente recorrem a intercessão da Padroeira do Brasil e que, para expressar gratidão, deixaram esses ex-votos na Casa da Mãe Aparecida pela superação da Covid-19.

Entrega do ex-voto no Santuário

Para entregar um ex-voto, o devoto deve se dirigir até o balcão de atendimento, localizado no interior da Sala das Promessas ou ainda, deixar na sala localizada na descida da rampa do nicho da Imagem de Aparecida. A outra opção, caso esteja impossibilitado de vir ao Santuário de Aparecida, é enviar pelo correio:

Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida
A/C: Sala das Promessas Av. Dr. Júlio Prestes, s/nº - Ponte Alta - Aparecida (SP)
Caixa posta 71 - CEP: 12570-970

A12